Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Jéssica Maria Torres de Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Vera Lucia Rocha da, Lima, Cleiane Dias, Silva, Katriane Carvalho da, Mota, Marcelo da Costa, Pires, Camila Jorge, Lima, José Renato Oliveira, Sousa, Janyeid Karla Castro, Passos, Ionara Nayana Gomes, Bastos, Ruan Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36383
Resumo: Nos ultimos tempos toda a massa global tem passado por grandes adaptações e readequações em razão da pandemia do novo coronavírus, que além do impacto a vida de todos, trouxe também grandes avanços tecnologicos. No contexto educacional houve uma readequação as novas metodologias de ensino aprendizagem, sendo o ensino remoto a única alternativa para o prosseguimento do ensino. Os profissionais da educação começaram a utilizar ferramentas online nunca antes exploradas, dentre elas a plataforma Google Meet, uma das alternativas para a transmissão de aulas online. Objetivou-se, com o presente trabalho, investigar como plataforma Google Meet auxiliou no ensino de Ciências na modalidade remota emergencial como estratégia adaptativa na visão dos estudantes de uma escola pública na cidade de Parnaíba, Pi. A título de investigação, desenvolveu-se um questionário  para  coleta de dados, elaborado por intermédio da plataforma do Google Forms, contendo um total de cinco perguntas, onde quatro delas eram de caráter subjetivo e uma objetiva. Os questionamentos aplicados foram desde avaliações da plataforma do meet, até a opiniões dos discentes sobre o processo de ensino/aprendizagem com a sua respectiva utilização. Por meio deste trabalho, foi possível comprovar a importância da utilização de ferramentas digitais como o Google meet, no ensino remoto, confirmando que realmente são alternativas que aproximam professor e aluno, preenchendo a lacuna ocasionada pelo isolamento social.
id UNIFEI_1f7344230c2018bdb66efa6caeae60b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36383
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PIEnseñanza durante la pandemia: el uso de la plataforma Google meet en clases de Ciencias Naturales en una escuela del municipio de Parnaíba-PIEnsino durante a pandemia: A utilização da plataforma Google meet nas aulas de Ciências Naturais em uma escola do Município de Parnaíba-PIEnsino remoto emergencialEnsino aprendizagemPandemia e ferramentas didático-pedagógicas.Enseñanza remota de emergenciaEnseñanza aprendizajePandemia y herramientas didáctico-pedagógicas.Emergency remote teachingTeaching learningPandemic and didactic-pedagogical tools.Nos ultimos tempos toda a massa global tem passado por grandes adaptações e readequações em razão da pandemia do novo coronavírus, que além do impacto a vida de todos, trouxe também grandes avanços tecnologicos. No contexto educacional houve uma readequação as novas metodologias de ensino aprendizagem, sendo o ensino remoto a única alternativa para o prosseguimento do ensino. Os profissionais da educação começaram a utilizar ferramentas online nunca antes exploradas, dentre elas a plataforma Google Meet, uma das alternativas para a transmissão de aulas online. Objetivou-se, com o presente trabalho, investigar como plataforma Google Meet auxiliou no ensino de Ciências na modalidade remota emergencial como estratégia adaptativa na visão dos estudantes de uma escola pública na cidade de Parnaíba, Pi. A título de investigação, desenvolveu-se um questionário  para  coleta de dados, elaborado por intermédio da plataforma do Google Forms, contendo um total de cinco perguntas, onde quatro delas eram de caráter subjetivo e uma objetiva. Os questionamentos aplicados foram desde avaliações da plataforma do meet, até a opiniões dos discentes sobre o processo de ensino/aprendizagem com a sua respectiva utilização. Por meio deste trabalho, foi possível comprovar a importância da utilização de ferramentas digitais como o Google meet, no ensino remoto, confirmando que realmente são alternativas que aproximam professor e aluno, preenchendo a lacuna ocasionada pelo isolamento social.In recent times, the entire global mass has undergone major adaptations and readjustments due to the pandemic of the new coronavirus, which in addition to impacting everyone's lives, has also brought great technological advances. In the educational context, there was a readjustment to the new teaching-learning methodologies, with remote teaching being the only alternative for the continuation of teaching. Education professionals began to use online tools never before explored, including the Google Meet platform, one of the alternatives for the transmission of online classes. The objective of the present work was to investigate how the Google Meet platform helped in the teaching of Science in the emergency remote modality as an adaptive strategy in the view of students of a public school in the city of Parnaíba, Pi. As an investigation, a questionnaire was developed for data collection, prepared through the Google Forms platform, containing a total of five questions, four of which were subjective and one was objective. The questions applied ranged from evaluations of the meet platform, to the students' opinions about the teaching/learning process with its respective use. Through this work, it was possible to prove the importance of using digital tools such as Google meet, in remote teaching, confirming that they really are alternatives that bring teacher and student closer, filling the gap caused by social isolation.En los últimos tiempos, toda la masa mundial ha sufrido importantes adaptaciones y reajustes debido a la pandemia del nuevo coronavirus, que además de impactar en la vida de todos, también ha traído grandes avances tecnológicos. En el contexto educativo, hubo un reajuste a las nuevas metodologías de enseñanza-aprendizaje, siendo la enseñanza a distancia la única alternativa para la continuación de la docencia. Los profesionales de la educación comenzaron a utilizar herramientas en línea nunca antes exploradas, entre ellas la plataforma Google Meet, una de las alternativas para la transmisión de clases en línea. El objetivo del presente trabajo fue investigar cómo la plataforma Google Meet ayudó en la enseñanza de Ciencias en la modalidad a distancia de emergencia como estrategia adaptativa en la visión de los estudiantes de una escuela pública en la ciudad de Parnaíba, Pi. Como investigación se elaboró ​​un cuestionario para la recolección de datos, elaborado a través de la plataforma Google Forms, que contiene un total de cinco preguntas, cuatro de las cuales son subjetivas y una objetiva. Las preguntas aplicadas abarcaron desde valoraciones de la plataforma meet, hasta opiniones de los estudiantes sobre el proceso de enseñanza/aprendizaje con su respectivo uso. A través de este trabajo se pudo comprobar la importancia del uso de herramientas digitales como Google meet, en la enseñanza a distancia, confirmando que realmente son alternativas que acercan a docente y alumno, llenando el vacío que genera el aislamiento social.Research, Society and Development2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3638310.33448/rsd-v11i14.36383Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e221111436383Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e221111436383Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e2211114363832525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36383/30304Copyright (c) 2022 Jéssica Maria Torres de Sousa Nascimento; Vera Lucia Rocha da Silva; Cleiane Dias Lima; Katriane Carvalho da Silva; Marcelo da Costa Mota; Camila Jorge Pires; José Renato Oliveira Lima; Janyeid Karla Castro Sousa; Ionara Nayana Gomes Passos; Ruan Sousa Bastoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Jéssica Maria Torres de SousaSilva, Vera Lucia Rocha da Lima, Cleiane DiasSilva, Katriane Carvalho daMota, Marcelo da CostaPires, Camila JorgeLima, José Renato OliveiraSousa, Janyeid Karla Castro Passos, Ionara Nayana GomesBastos, Ruan Sousa2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36383Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:58.087148Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI
Enseñanza durante la pandemia: el uso de la plataforma Google meet en clases de Ciencias Naturales en una escuela del municipio de Parnaíba-PI
Ensino durante a pandemia: A utilização da plataforma Google meet nas aulas de Ciências Naturais em uma escola do Município de Parnaíba-PI
title Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI
spellingShingle Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI
Nascimento, Jéssica Maria Torres de Sousa
Ensino remoto emergencial
Ensino aprendizagem
Pandemia e ferramentas didático-pedagógicas.
Enseñanza remota de emergencia
Enseñanza aprendizaje
Pandemia y herramientas didáctico-pedagógicas.
Emergency remote teaching
Teaching learning
Pandemic and didactic-pedagogical tools.
title_short Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI
title_full Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI
title_fullStr Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI
title_full_unstemmed Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI
title_sort Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI
author Nascimento, Jéssica Maria Torres de Sousa
author_facet Nascimento, Jéssica Maria Torres de Sousa
Silva, Vera Lucia Rocha da
Lima, Cleiane Dias
Silva, Katriane Carvalho da
Mota, Marcelo da Costa
Pires, Camila Jorge
Lima, José Renato Oliveira
Sousa, Janyeid Karla Castro
Passos, Ionara Nayana Gomes
Bastos, Ruan Sousa
author_role author
author2 Silva, Vera Lucia Rocha da
Lima, Cleiane Dias
Silva, Katriane Carvalho da
Mota, Marcelo da Costa
Pires, Camila Jorge
Lima, José Renato Oliveira
Sousa, Janyeid Karla Castro
Passos, Ionara Nayana Gomes
Bastos, Ruan Sousa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Jéssica Maria Torres de Sousa
Silva, Vera Lucia Rocha da
Lima, Cleiane Dias
Silva, Katriane Carvalho da
Mota, Marcelo da Costa
Pires, Camila Jorge
Lima, José Renato Oliveira
Sousa, Janyeid Karla Castro
Passos, Ionara Nayana Gomes
Bastos, Ruan Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto emergencial
Ensino aprendizagem
Pandemia e ferramentas didático-pedagógicas.
Enseñanza remota de emergencia
Enseñanza aprendizaje
Pandemia y herramientas didáctico-pedagógicas.
Emergency remote teaching
Teaching learning
Pandemic and didactic-pedagogical tools.
topic Ensino remoto emergencial
Ensino aprendizagem
Pandemia e ferramentas didático-pedagógicas.
Enseñanza remota de emergencia
Enseñanza aprendizaje
Pandemia y herramientas didáctico-pedagógicas.
Emergency remote teaching
Teaching learning
Pandemic and didactic-pedagogical tools.
description Nos ultimos tempos toda a massa global tem passado por grandes adaptações e readequações em razão da pandemia do novo coronavírus, que além do impacto a vida de todos, trouxe também grandes avanços tecnologicos. No contexto educacional houve uma readequação as novas metodologias de ensino aprendizagem, sendo o ensino remoto a única alternativa para o prosseguimento do ensino. Os profissionais da educação começaram a utilizar ferramentas online nunca antes exploradas, dentre elas a plataforma Google Meet, uma das alternativas para a transmissão de aulas online. Objetivou-se, com o presente trabalho, investigar como plataforma Google Meet auxiliou no ensino de Ciências na modalidade remota emergencial como estratégia adaptativa na visão dos estudantes de uma escola pública na cidade de Parnaíba, Pi. A título de investigação, desenvolveu-se um questionário  para  coleta de dados, elaborado por intermédio da plataforma do Google Forms, contendo um total de cinco perguntas, onde quatro delas eram de caráter subjetivo e uma objetiva. Os questionamentos aplicados foram desde avaliações da plataforma do meet, até a opiniões dos discentes sobre o processo de ensino/aprendizagem com a sua respectiva utilização. Por meio deste trabalho, foi possível comprovar a importância da utilização de ferramentas digitais como o Google meet, no ensino remoto, confirmando que realmente são alternativas que aproximam professor e aluno, preenchendo a lacuna ocasionada pelo isolamento social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36383
10.33448/rsd-v11i14.36383
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36383
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.36383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36383/30304
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e221111436383
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e221111436383
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e221111436383
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052727163879424