Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36383 |
Resumo: | Nos ultimos tempos toda a massa global tem passado por grandes adaptações e readequações em razão da pandemia do novo coronavírus, que além do impacto a vida de todos, trouxe também grandes avanços tecnologicos. No contexto educacional houve uma readequação as novas metodologias de ensino aprendizagem, sendo o ensino remoto a única alternativa para o prosseguimento do ensino. Os profissionais da educação começaram a utilizar ferramentas online nunca antes exploradas, dentre elas a plataforma Google Meet, uma das alternativas para a transmissão de aulas online. Objetivou-se, com o presente trabalho, investigar como plataforma Google Meet auxiliou no ensino de Ciências na modalidade remota emergencial como estratégia adaptativa na visão dos estudantes de uma escola pública na cidade de Parnaíba, Pi. A título de investigação, desenvolveu-se um questionário para coleta de dados, elaborado por intermédio da plataforma do Google Forms, contendo um total de cinco perguntas, onde quatro delas eram de caráter subjetivo e uma objetiva. Os questionamentos aplicados foram desde avaliações da plataforma do meet, até a opiniões dos discentes sobre o processo de ensino/aprendizagem com a sua respectiva utilização. Por meio deste trabalho, foi possível comprovar a importância da utilização de ferramentas digitais como o Google meet, no ensino remoto, confirmando que realmente são alternativas que aproximam professor e aluno, preenchendo a lacuna ocasionada pelo isolamento social. |
id |
UNIFEI_1f7344230c2018bdb66efa6caeae60b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36383 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PIEnseñanza durante la pandemia: el uso de la plataforma Google meet en clases de Ciencias Naturales en una escuela del municipio de Parnaíba-PIEnsino durante a pandemia: A utilização da plataforma Google meet nas aulas de Ciências Naturais em uma escola do Município de Parnaíba-PIEnsino remoto emergencialEnsino aprendizagemPandemia e ferramentas didático-pedagógicas.Enseñanza remota de emergenciaEnseñanza aprendizajePandemia y herramientas didáctico-pedagógicas.Emergency remote teachingTeaching learningPandemic and didactic-pedagogical tools.Nos ultimos tempos toda a massa global tem passado por grandes adaptações e readequações em razão da pandemia do novo coronavírus, que além do impacto a vida de todos, trouxe também grandes avanços tecnologicos. No contexto educacional houve uma readequação as novas metodologias de ensino aprendizagem, sendo o ensino remoto a única alternativa para o prosseguimento do ensino. Os profissionais da educação começaram a utilizar ferramentas online nunca antes exploradas, dentre elas a plataforma Google Meet, uma das alternativas para a transmissão de aulas online. Objetivou-se, com o presente trabalho, investigar como plataforma Google Meet auxiliou no ensino de Ciências na modalidade remota emergencial como estratégia adaptativa na visão dos estudantes de uma escola pública na cidade de Parnaíba, Pi. A título de investigação, desenvolveu-se um questionário para coleta de dados, elaborado por intermédio da plataforma do Google Forms, contendo um total de cinco perguntas, onde quatro delas eram de caráter subjetivo e uma objetiva. Os questionamentos aplicados foram desde avaliações da plataforma do meet, até a opiniões dos discentes sobre o processo de ensino/aprendizagem com a sua respectiva utilização. Por meio deste trabalho, foi possível comprovar a importância da utilização de ferramentas digitais como o Google meet, no ensino remoto, confirmando que realmente são alternativas que aproximam professor e aluno, preenchendo a lacuna ocasionada pelo isolamento social.In recent times, the entire global mass has undergone major adaptations and readjustments due to the pandemic of the new coronavirus, which in addition to impacting everyone's lives, has also brought great technological advances. In the educational context, there was a readjustment to the new teaching-learning methodologies, with remote teaching being the only alternative for the continuation of teaching. Education professionals began to use online tools never before explored, including the Google Meet platform, one of the alternatives for the transmission of online classes. The objective of the present work was to investigate how the Google Meet platform helped in the teaching of Science in the emergency remote modality as an adaptive strategy in the view of students of a public school in the city of Parnaíba, Pi. As an investigation, a questionnaire was developed for data collection, prepared through the Google Forms platform, containing a total of five questions, four of which were subjective and one was objective. The questions applied ranged from evaluations of the meet platform, to the students' opinions about the teaching/learning process with its respective use. Through this work, it was possible to prove the importance of using digital tools such as Google meet, in remote teaching, confirming that they really are alternatives that bring teacher and student closer, filling the gap caused by social isolation.En los últimos tiempos, toda la masa mundial ha sufrido importantes adaptaciones y reajustes debido a la pandemia del nuevo coronavirus, que además de impactar en la vida de todos, también ha traído grandes avances tecnológicos. En el contexto educativo, hubo un reajuste a las nuevas metodologías de enseñanza-aprendizaje, siendo la enseñanza a distancia la única alternativa para la continuación de la docencia. Los profesionales de la educación comenzaron a utilizar herramientas en línea nunca antes exploradas, entre ellas la plataforma Google Meet, una de las alternativas para la transmisión de clases en línea. El objetivo del presente trabajo fue investigar cómo la plataforma Google Meet ayudó en la enseñanza de Ciencias en la modalidad a distancia de emergencia como estrategia adaptativa en la visión de los estudiantes de una escuela pública en la ciudad de Parnaíba, Pi. Como investigación se elaboró un cuestionario para la recolección de datos, elaborado a través de la plataforma Google Forms, que contiene un total de cinco preguntas, cuatro de las cuales son subjetivas y una objetiva. Las preguntas aplicadas abarcaron desde valoraciones de la plataforma meet, hasta opiniones de los estudiantes sobre el proceso de enseñanza/aprendizaje con su respectivo uso. A través de este trabajo se pudo comprobar la importancia del uso de herramientas digitales como Google meet, en la enseñanza a distancia, confirmando que realmente son alternativas que acercan a docente y alumno, llenando el vacío que genera el aislamiento social.Research, Society and Development2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3638310.33448/rsd-v11i14.36383Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e221111436383Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e221111436383Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e2211114363832525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36383/30304Copyright (c) 2022 Jéssica Maria Torres de Sousa Nascimento; Vera Lucia Rocha da Silva; Cleiane Dias Lima; Katriane Carvalho da Silva; Marcelo da Costa Mota; Camila Jorge Pires; José Renato Oliveira Lima; Janyeid Karla Castro Sousa; Ionara Nayana Gomes Passos; Ruan Sousa Bastoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Jéssica Maria Torres de SousaSilva, Vera Lucia Rocha da Lima, Cleiane DiasSilva, Katriane Carvalho daMota, Marcelo da CostaPires, Camila JorgeLima, José Renato OliveiraSousa, Janyeid Karla Castro Passos, Ionara Nayana GomesBastos, Ruan Sousa2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36383Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:58.087148Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI Enseñanza durante la pandemia: el uso de la plataforma Google meet en clases de Ciencias Naturales en una escuela del municipio de Parnaíba-PI Ensino durante a pandemia: A utilização da plataforma Google meet nas aulas de Ciências Naturais em uma escola do Município de Parnaíba-PI |
title |
Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI |
spellingShingle |
Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI Nascimento, Jéssica Maria Torres de Sousa Ensino remoto emergencial Ensino aprendizagem Pandemia e ferramentas didático-pedagógicas. Enseñanza remota de emergencia Enseñanza aprendizaje Pandemia y herramientas didáctico-pedagógicas. Emergency remote teaching Teaching learning Pandemic and didactic-pedagogical tools. |
title_short |
Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI |
title_full |
Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI |
title_fullStr |
Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI |
title_full_unstemmed |
Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI |
title_sort |
Teaching during the pandemic: The use of the Google meet platform in Natural Science classes in a school in the County of Parnaíba-PI |
author |
Nascimento, Jéssica Maria Torres de Sousa |
author_facet |
Nascimento, Jéssica Maria Torres de Sousa Silva, Vera Lucia Rocha da Lima, Cleiane Dias Silva, Katriane Carvalho da Mota, Marcelo da Costa Pires, Camila Jorge Lima, José Renato Oliveira Sousa, Janyeid Karla Castro Passos, Ionara Nayana Gomes Bastos, Ruan Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vera Lucia Rocha da Lima, Cleiane Dias Silva, Katriane Carvalho da Mota, Marcelo da Costa Pires, Camila Jorge Lima, José Renato Oliveira Sousa, Janyeid Karla Castro Passos, Ionara Nayana Gomes Bastos, Ruan Sousa |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Jéssica Maria Torres de Sousa Silva, Vera Lucia Rocha da Lima, Cleiane Dias Silva, Katriane Carvalho da Mota, Marcelo da Costa Pires, Camila Jorge Lima, José Renato Oliveira Sousa, Janyeid Karla Castro Passos, Ionara Nayana Gomes Bastos, Ruan Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto emergencial Ensino aprendizagem Pandemia e ferramentas didático-pedagógicas. Enseñanza remota de emergencia Enseñanza aprendizaje Pandemia y herramientas didáctico-pedagógicas. Emergency remote teaching Teaching learning Pandemic and didactic-pedagogical tools. |
topic |
Ensino remoto emergencial Ensino aprendizagem Pandemia e ferramentas didático-pedagógicas. Enseñanza remota de emergencia Enseñanza aprendizaje Pandemia y herramientas didáctico-pedagógicas. Emergency remote teaching Teaching learning Pandemic and didactic-pedagogical tools. |
description |
Nos ultimos tempos toda a massa global tem passado por grandes adaptações e readequações em razão da pandemia do novo coronavírus, que além do impacto a vida de todos, trouxe também grandes avanços tecnologicos. No contexto educacional houve uma readequação as novas metodologias de ensino aprendizagem, sendo o ensino remoto a única alternativa para o prosseguimento do ensino. Os profissionais da educação começaram a utilizar ferramentas online nunca antes exploradas, dentre elas a plataforma Google Meet, uma das alternativas para a transmissão de aulas online. Objetivou-se, com o presente trabalho, investigar como plataforma Google Meet auxiliou no ensino de Ciências na modalidade remota emergencial como estratégia adaptativa na visão dos estudantes de uma escola pública na cidade de Parnaíba, Pi. A título de investigação, desenvolveu-se um questionário para coleta de dados, elaborado por intermédio da plataforma do Google Forms, contendo um total de cinco perguntas, onde quatro delas eram de caráter subjetivo e uma objetiva. Os questionamentos aplicados foram desde avaliações da plataforma do meet, até a opiniões dos discentes sobre o processo de ensino/aprendizagem com a sua respectiva utilização. Por meio deste trabalho, foi possível comprovar a importância da utilização de ferramentas digitais como o Google meet, no ensino remoto, confirmando que realmente são alternativas que aproximam professor e aluno, preenchendo a lacuna ocasionada pelo isolamento social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36383 10.33448/rsd-v11i14.36383 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36383 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.36383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36383/30304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e221111436383 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e221111436383 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e221111436383 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052727163879424 |