Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gilson Alves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Queiroga, Marcos Penha, Nascimento, Dandara Lorrayne do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37371
Resumo: Ao longo da história da humanidade o ensino da matemática foi cercado por inúmeros medos e misticismos. Os estudantes, por vezes, apresentam receio frente aos aprendizados desta matéria. Para que este panorama começasse a se modificar, pesquisas começaram a ser realizadas para o ensino da Matemática, entre elas, destaca-se a Metodologia de Resolução de Problemas. Esta ferramenta busca possibilitar que o aluno consiga mobilizar conhecimentos e posteriormente desenvolver habilidades de gerenciar e processar conhecimentos para que as informações sejam melhor absorvidas. O presente trabalho teve como objetivo compreender a definição da Resolução de Problemas no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Foi realizada uma revisão de literatura, para compreender de que forma os conceitos correlatos ao presente artigo são percebidos. Concluiu-se com o estudo que a Metodologia de Resolução de Problemas apresenta-se como importante ferramenta no processo de aprendizagem no ensino de matemática.
id UNIFEI_2016719b44197ef29c74d13e35e80c58
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37371
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do FundamentalProblem solving: a diagnosis of Mathematics teaching in the Final Grades of ElementaryResolución de problemas: un diagnóstico de la enseñanza de las Matemáticas en los Grados Finales de la Enseñanza FundamentalMath teachingElementary SchoolFinal SeriesProblem-solving.Enseñanza de las matemáticasEnseñanza fundamentalSerie finalSolución de problemas.Ensino matemáticaEnsino fundamentalSéries finaisResolução de problemas.Ao longo da história da humanidade o ensino da matemática foi cercado por inúmeros medos e misticismos. Os estudantes, por vezes, apresentam receio frente aos aprendizados desta matéria. Para que este panorama começasse a se modificar, pesquisas começaram a ser realizadas para o ensino da Matemática, entre elas, destaca-se a Metodologia de Resolução de Problemas. Esta ferramenta busca possibilitar que o aluno consiga mobilizar conhecimentos e posteriormente desenvolver habilidades de gerenciar e processar conhecimentos para que as informações sejam melhor absorvidas. O presente trabalho teve como objetivo compreender a definição da Resolução de Problemas no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Foi realizada uma revisão de literatura, para compreender de que forma os conceitos correlatos ao presente artigo são percebidos. Concluiu-se com o estudo que a Metodologia de Resolução de Problemas apresenta-se como importante ferramenta no processo de aprendizagem no ensino de matemática.Throughout human history, the teaching of mathematics was surrounded by countless fears and mysticisms around the discipline. Students are sometimes afraid of learning about this subject. For this scenario starts to change, researches are being developed about the teaching of Mathematics, among them, the Problem-Solving Methodology stands out. This tool seeks to enable the student to mobilize knowledge and later develop skills to manage and process knowledge so that information can be better absorbed. The present work aimed to understand the definition of Problem Solving in the teaching of mathematics in the final years of elementary school. A literature review was carried out to understand how the concepts related to this article are perceived. It was concluded with the study that the Problem-Solving Methodology presents itself as an important tool in the learning process in mathematics teaching.A lo largo de la historia de la humanidad, la enseñanza de las matemáticas ha estado rodeada de innumerables miedos y misticismo. Los estudiantes a veces tienen miedo de aprender sobre este tema. Para que este escenario comenzara a cambiar, se comenzaron a realizar investigaciones para la enseñanza de las Matemáticas, entre ellas se destaca la Metodología de Resolución de Problemas. Esta herramienta busca que el estudiante movilice el conocimiento y luego desarrolle habilidades para gestionar y procesar el conocimiento para que la información sea mejor absorbida. El presente trabajo tuvo como objetivo comprender la definición de Resolución de Problemas en la enseñanza de las matemáticas en los últimos años de la escuela primaria. Se realizó una revisión bibliográfica para comprender cómo se perciben los conceptos relacionados con este artículo. Se concluyó con el estudio que la Metodología de Resolución de Problemas se presenta como una herramienta importante en el proceso de aprendizaje en la enseñanza de las matemáticas.Research, Society and Development2022-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3737110.33448/rsd-v11i15.37371Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e348111537371Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e348111537371Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e3481115373712525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37371/31078Copyright (c) 2022 Gilson Alves Ribeiro; Marcos Penha Queiroga; Dandara Lorrayne do Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Gilson AlvesQueiroga, Marcos Penha Nascimento, Dandara Lorrayne do 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37371Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:34.308931Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental
Problem solving: a diagnosis of Mathematics teaching in the Final Grades of Elementary
Resolución de problemas: un diagnóstico de la enseñanza de las Matemáticas en los Grados Finales de la Enseñanza Fundamental
title Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental
spellingShingle Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental
Ribeiro, Gilson Alves
Math teaching
Elementary School
Final Series
Problem-solving.
Enseñanza de las matemáticas
Enseñanza fundamental
Serie final
Solución de problemas.
Ensino matemática
Ensino fundamental
Séries finais
Resolução de problemas.
title_short Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental
title_full Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental
title_fullStr Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental
title_full_unstemmed Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental
title_sort Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental
author Ribeiro, Gilson Alves
author_facet Ribeiro, Gilson Alves
Queiroga, Marcos Penha
Nascimento, Dandara Lorrayne do
author_role author
author2 Queiroga, Marcos Penha
Nascimento, Dandara Lorrayne do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gilson Alves
Queiroga, Marcos Penha
Nascimento, Dandara Lorrayne do
dc.subject.por.fl_str_mv Math teaching
Elementary School
Final Series
Problem-solving.
Enseñanza de las matemáticas
Enseñanza fundamental
Serie final
Solución de problemas.
Ensino matemática
Ensino fundamental
Séries finais
Resolução de problemas.
topic Math teaching
Elementary School
Final Series
Problem-solving.
Enseñanza de las matemáticas
Enseñanza fundamental
Serie final
Solución de problemas.
Ensino matemática
Ensino fundamental
Séries finais
Resolução de problemas.
description Ao longo da história da humanidade o ensino da matemática foi cercado por inúmeros medos e misticismos. Os estudantes, por vezes, apresentam receio frente aos aprendizados desta matéria. Para que este panorama começasse a se modificar, pesquisas começaram a ser realizadas para o ensino da Matemática, entre elas, destaca-se a Metodologia de Resolução de Problemas. Esta ferramenta busca possibilitar que o aluno consiga mobilizar conhecimentos e posteriormente desenvolver habilidades de gerenciar e processar conhecimentos para que as informações sejam melhor absorvidas. O presente trabalho teve como objetivo compreender a definição da Resolução de Problemas no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Foi realizada uma revisão de literatura, para compreender de que forma os conceitos correlatos ao presente artigo são percebidos. Concluiu-se com o estudo que a Metodologia de Resolução de Problemas apresenta-se como importante ferramenta no processo de aprendizagem no ensino de matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37371
10.33448/rsd-v11i15.37371
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37371
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37371/31078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Gilson Alves Ribeiro; Marcos Penha Queiroga; Dandara Lorrayne do Nascimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Gilson Alves Ribeiro; Marcos Penha Queiroga; Dandara Lorrayne do Nascimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e348111537371
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e348111537371
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e348111537371
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052799743164416