Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37371 |
Resumo: | Ao longo da história da humanidade o ensino da matemática foi cercado por inúmeros medos e misticismos. Os estudantes, por vezes, apresentam receio frente aos aprendizados desta matéria. Para que este panorama começasse a se modificar, pesquisas começaram a ser realizadas para o ensino da Matemática, entre elas, destaca-se a Metodologia de Resolução de Problemas. Esta ferramenta busca possibilitar que o aluno consiga mobilizar conhecimentos e posteriormente desenvolver habilidades de gerenciar e processar conhecimentos para que as informações sejam melhor absorvidas. O presente trabalho teve como objetivo compreender a definição da Resolução de Problemas no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Foi realizada uma revisão de literatura, para compreender de que forma os conceitos correlatos ao presente artigo são percebidos. Concluiu-se com o estudo que a Metodologia de Resolução de Problemas apresenta-se como importante ferramenta no processo de aprendizagem no ensino de matemática. |
id |
UNIFEI_2016719b44197ef29c74d13e35e80c58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37371 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do FundamentalProblem solving: a diagnosis of Mathematics teaching in the Final Grades of ElementaryResolución de problemas: un diagnóstico de la enseñanza de las Matemáticas en los Grados Finales de la Enseñanza FundamentalMath teachingElementary SchoolFinal SeriesProblem-solving.Enseñanza de las matemáticasEnseñanza fundamentalSerie finalSolución de problemas.Ensino matemáticaEnsino fundamentalSéries finaisResolução de problemas.Ao longo da história da humanidade o ensino da matemática foi cercado por inúmeros medos e misticismos. Os estudantes, por vezes, apresentam receio frente aos aprendizados desta matéria. Para que este panorama começasse a se modificar, pesquisas começaram a ser realizadas para o ensino da Matemática, entre elas, destaca-se a Metodologia de Resolução de Problemas. Esta ferramenta busca possibilitar que o aluno consiga mobilizar conhecimentos e posteriormente desenvolver habilidades de gerenciar e processar conhecimentos para que as informações sejam melhor absorvidas. O presente trabalho teve como objetivo compreender a definição da Resolução de Problemas no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Foi realizada uma revisão de literatura, para compreender de que forma os conceitos correlatos ao presente artigo são percebidos. Concluiu-se com o estudo que a Metodologia de Resolução de Problemas apresenta-se como importante ferramenta no processo de aprendizagem no ensino de matemática.Throughout human history, the teaching of mathematics was surrounded by countless fears and mysticisms around the discipline. Students are sometimes afraid of learning about this subject. For this scenario starts to change, researches are being developed about the teaching of Mathematics, among them, the Problem-Solving Methodology stands out. This tool seeks to enable the student to mobilize knowledge and later develop skills to manage and process knowledge so that information can be better absorbed. The present work aimed to understand the definition of Problem Solving in the teaching of mathematics in the final years of elementary school. A literature review was carried out to understand how the concepts related to this article are perceived. It was concluded with the study that the Problem-Solving Methodology presents itself as an important tool in the learning process in mathematics teaching.A lo largo de la historia de la humanidad, la enseñanza de las matemáticas ha estado rodeada de innumerables miedos y misticismo. Los estudiantes a veces tienen miedo de aprender sobre este tema. Para que este escenario comenzara a cambiar, se comenzaron a realizar investigaciones para la enseñanza de las Matemáticas, entre ellas se destaca la Metodología de Resolución de Problemas. Esta herramienta busca que el estudiante movilice el conocimiento y luego desarrolle habilidades para gestionar y procesar el conocimiento para que la información sea mejor absorbida. El presente trabajo tuvo como objetivo comprender la definición de Resolución de Problemas en la enseñanza de las matemáticas en los últimos años de la escuela primaria. Se realizó una revisión bibliográfica para comprender cómo se perciben los conceptos relacionados con este artículo. Se concluyó con el estudio que la Metodología de Resolución de Problemas se presenta como una herramienta importante en el proceso de aprendizaje en la enseñanza de las matemáticas.Research, Society and Development2022-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3737110.33448/rsd-v11i15.37371Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e348111537371Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e348111537371Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e3481115373712525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37371/31078Copyright (c) 2022 Gilson Alves Ribeiro; Marcos Penha Queiroga; Dandara Lorrayne do Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Gilson AlvesQueiroga, Marcos Penha Nascimento, Dandara Lorrayne do 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37371Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:34.308931Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental Problem solving: a diagnosis of Mathematics teaching in the Final Grades of Elementary Resolución de problemas: un diagnóstico de la enseñanza de las Matemáticas en los Grados Finales de la Enseñanza Fundamental |
title |
Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental |
spellingShingle |
Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental Ribeiro, Gilson Alves Math teaching Elementary School Final Series Problem-solving. Enseñanza de las matemáticas Enseñanza fundamental Serie final Solución de problemas. Ensino matemática Ensino fundamental Séries finais Resolução de problemas. |
title_short |
Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental |
title_full |
Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental |
title_fullStr |
Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental |
title_sort |
Resolução de problemas: um diagnóstico do ensino de Matemática nas Séries Finais do Fundamental |
author |
Ribeiro, Gilson Alves |
author_facet |
Ribeiro, Gilson Alves Queiroga, Marcos Penha Nascimento, Dandara Lorrayne do |
author_role |
author |
author2 |
Queiroga, Marcos Penha Nascimento, Dandara Lorrayne do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Gilson Alves Queiroga, Marcos Penha Nascimento, Dandara Lorrayne do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Math teaching Elementary School Final Series Problem-solving. Enseñanza de las matemáticas Enseñanza fundamental Serie final Solución de problemas. Ensino matemática Ensino fundamental Séries finais Resolução de problemas. |
topic |
Math teaching Elementary School Final Series Problem-solving. Enseñanza de las matemáticas Enseñanza fundamental Serie final Solución de problemas. Ensino matemática Ensino fundamental Séries finais Resolução de problemas. |
description |
Ao longo da história da humanidade o ensino da matemática foi cercado por inúmeros medos e misticismos. Os estudantes, por vezes, apresentam receio frente aos aprendizados desta matéria. Para que este panorama começasse a se modificar, pesquisas começaram a ser realizadas para o ensino da Matemática, entre elas, destaca-se a Metodologia de Resolução de Problemas. Esta ferramenta busca possibilitar que o aluno consiga mobilizar conhecimentos e posteriormente desenvolver habilidades de gerenciar e processar conhecimentos para que as informações sejam melhor absorvidas. O presente trabalho teve como objetivo compreender a definição da Resolução de Problemas no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental. Foi realizada uma revisão de literatura, para compreender de que forma os conceitos correlatos ao presente artigo são percebidos. Concluiu-se com o estudo que a Metodologia de Resolução de Problemas apresenta-se como importante ferramenta no processo de aprendizagem no ensino de matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37371 10.33448/rsd-v11i15.37371 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37371 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37371/31078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Gilson Alves Ribeiro; Marcos Penha Queiroga; Dandara Lorrayne do Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Gilson Alves Ribeiro; Marcos Penha Queiroga; Dandara Lorrayne do Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e348111537371 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e348111537371 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e348111537371 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052799743164416 |