As práticas inovadoras na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Rita de Cassia Soares
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Taynan Alécio da, Souza, Lívia Barbosa Pacheco, Santos, Carlos Alberto Feitosa dos, Zanelato, Eliéte, Oliveira, Hellyegenes de, Silva, Wellynton Rodrigues da, Santo, Marcella Suarez Di, Campos, Rayssa Cristina Veiga, Cardoso, Renata Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38285
Resumo: O estudo tem como principal foco abordar o tema referente as práticas inovadoras e seus benefícios. O objetivo geral é compreender o quanto é fundamental adotar práticas inovadoras na educação. Consequentemente, definiram-se os seguintes objetivos específicos, descrever quais são as práticas inovadoras e seus benefícios na educação. Abordar sobre essa temática justifica-se pela importância que esse tema traz para o campo educacional, e pelas poucas pesquisas direcionadas com exatidão sobre esse assunto. Este consiste em uma revisão bibliográfica, descritiva, de abordagem qualitativa. A revisão da literatura é uma parte fundamental para uma pesquisa bem-sucedida. Assim foi realizado um levantamento na base de dados informatizados Online: Google Acadêmico, SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e Web Of Science. As palavras-chave usadas foram: práticas inovadoras, metodologias ativas, aprendizagem e benefícios. Os critérios de inclusão foram: artigos encontrados sobre o tema. Foram excluídos artigos que não fazem referência à temática pesquisada, com os anos de publicação inferior a 2017, e que não continham as palavras-chave no texto. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa, verificou-se que existe um conjunto de práticas inovadoras. Diante das pesquisas realizadas foi possível concluir que esse tema é complexo e que em muitas literaturas tem sido confundido ou comparado com as metodologias ativas, alguns textos direcionam as literaturas sobre as práticas inovadoras, para o contexto da formação universitária. O que se encontram são matérias em blogs que por sinal bem explicativas mostrando estudo de casos em escolas modelos.
id UNIFEI_220a22e3411dbfd8a836ecf7eac0a732
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38285
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling As práticas inovadoras na educaçãoInnovative practices in educationPráticas inovadoras en educaciónPrácticas innovadorasMetodologías activasAprendizajeBeneficios.Práticas inovadorasMetodologias ativasAprendizagemBenefícios.Innovative practicesActive methodologiesLearningBenefits.O estudo tem como principal foco abordar o tema referente as práticas inovadoras e seus benefícios. O objetivo geral é compreender o quanto é fundamental adotar práticas inovadoras na educação. Consequentemente, definiram-se os seguintes objetivos específicos, descrever quais são as práticas inovadoras e seus benefícios na educação. Abordar sobre essa temática justifica-se pela importância que esse tema traz para o campo educacional, e pelas poucas pesquisas direcionadas com exatidão sobre esse assunto. Este consiste em uma revisão bibliográfica, descritiva, de abordagem qualitativa. A revisão da literatura é uma parte fundamental para uma pesquisa bem-sucedida. Assim foi realizado um levantamento na base de dados informatizados Online: Google Acadêmico, SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e Web Of Science. As palavras-chave usadas foram: práticas inovadoras, metodologias ativas, aprendizagem e benefícios. Os critérios de inclusão foram: artigos encontrados sobre o tema. Foram excluídos artigos que não fazem referência à temática pesquisada, com os anos de publicação inferior a 2017, e que não continham as palavras-chave no texto. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa, verificou-se que existe um conjunto de práticas inovadoras. Diante das pesquisas realizadas foi possível concluir que esse tema é complexo e que em muitas literaturas tem sido confundido ou comparado com as metodologias ativas, alguns textos direcionam as literaturas sobre as práticas inovadoras, para o contexto da formação universitária. O que se encontram são matérias em blogs que por sinal bem explicativas mostrando estudo de casos em escolas modelos.El objetivo principal del estudio es abordar el tema relacionado con las prácticas innovadoras y sus beneficios. El objetivo general es comprender cuán fundamental es adoptar prácticas innovadoras en educación. En consecuencia, se definieron los siguientes objetivos específicos, describiendo cuáles son las prácticas innovadoras y sus beneficios en la educación. Abordar las prácticas innovadoras y sus beneficios se justifica por la importancia que este tema aporta al campo educativo, y por los pocos estudios dirigidos con precisión a este tema.  Consiste en una revisión bibliográfica descriptiva de enfoque cualitativo.  La revisión de la literatura es una parte clave de la investigación exitosa. Así, se realizó una encuesta de datos en la base de datos computarizada en línea: Google Scholar, Scielo, Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) y Web of Science. Las palabras clave utilizadas fueron: prácticas innovadoras, metodologías activas, aprendizaje y beneficios. Los criterios de inclusión fueron: artículos encontrados sobre el tema. Se excluyeron los artículos que no se refieren al tema investigado, con años de publicación inferiores a 2017, y que no contenían las palabras clave en el texto. Con la encuesta de información a lo largo de la investigación, se encontró que existe un conjunto de prácticas innovadoras, entre ellas: el uso de aplicaciones, gamificación, estudiante protagonista, aula invertida, entre otras. En conclusión, fue difícil encontrar en la literatura sobre estas prácticas innovadoras, el contexto se centra en la educación universitaria. Lo que se encuentra son artículos en blogs que por cierto bien explicativos muestran casos de estudio en escuelas modelo.El objetivo principal del estudio es abordar el tema relacionado con las prácticas innovadoras y sus beneficios. El objetivo general es comprender cuán fundamental es adoptar prácticas innovadoras en educación. En consecuencia, se definieron los siguientes objetivos específicos, describiendo cuáles son las prácticas innovadoras y sus beneficios en la educación. Abordar las prácticas innovadoras y sus beneficios se justifica por la importancia que este tema aporta al campo educativo, y por los pocos estudios dirigidos con precisión a este tema.   Consiste en una revisión bibliográfica descriptiva de enfoque cualitativo.  La revisión de la literatura es una parte clave de la investigación exitosa. Así, se realizó una encuesta de datos en la base de datos computarizada en línea: Google Scholar, SciELO, Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) y Web Of Science. Las palabras clave utilizadas fueron: prácticas innovadoras, metodologías activas, aprendizaje y beneficios. Los criterios de inclusión fueron: artículos encontrados sobre el tema. Se excluyeron los artículos que no se refieren al tema investigado, con años de publicación inferiores a 2017, y que no contenían las palabras clave en el texto. Con la encuesta de información a lo largo de la investigación, se encontró que existe un conjunto de prácticas innovadoras, entre ellas: el uso de aplicaciones, gamificación, estudiante protagonista, aula invertida, entre otras. En conclusión, fue difícil encontrar en la literatura sobre estas prácticas innovadoras, el contexto se centra en la educación universitaria. Lo que se encuentra son artículos en blogs que por cierto bien explicativos muestran casos de estudio en escuelas modelo.Research, Society and Development2022-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3828510.33448/rsd-v11i17.38285Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e03111738285Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e03111738285Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e031117382852525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38285/32201Copyright (c) 2022 Rita de Cassia Soares Duque; Taynan Alécio da Silva; Lívia Barbosa Pacheco Souza; Carlos Alberto Feitosa dos Santos; Eliéte Zanelato; Hellyegenes de Oliveira; Wellynton Rodrigues da Silva; Marcella Suarez Di Santo; Rayssa Cristina Veiga Campos; Renata Rocha Cardosohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuque, Rita de Cassia Soares Silva, Taynan Alécio daSouza, Lívia Barbosa Pacheco Santos, Carlos Alberto Feitosa dosZanelato, Eliéte Oliveira, Hellyegenes deSilva, Wellynton Rodrigues da Santo, Marcella Suarez DiCampos, Rayssa Cristina Veiga Cardoso, Renata Rocha 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38285Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:04.901862Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas inovadoras na educação
Innovative practices in education
Práticas inovadoras en educación
title As práticas inovadoras na educação
spellingShingle As práticas inovadoras na educação
Duque, Rita de Cassia Soares
Prácticas innovadoras
Metodologías activas
Aprendizaje
Beneficios.
Práticas inovadoras
Metodologias ativas
Aprendizagem
Benefícios.
Innovative practices
Active methodologies
Learning
Benefits.
title_short As práticas inovadoras na educação
title_full As práticas inovadoras na educação
title_fullStr As práticas inovadoras na educação
title_full_unstemmed As práticas inovadoras na educação
title_sort As práticas inovadoras na educação
author Duque, Rita de Cassia Soares
author_facet Duque, Rita de Cassia Soares
Silva, Taynan Alécio da
Souza, Lívia Barbosa Pacheco
Santos, Carlos Alberto Feitosa dos
Zanelato, Eliéte
Oliveira, Hellyegenes de
Silva, Wellynton Rodrigues da
Santo, Marcella Suarez Di
Campos, Rayssa Cristina Veiga
Cardoso, Renata Rocha
author_role author
author2 Silva, Taynan Alécio da
Souza, Lívia Barbosa Pacheco
Santos, Carlos Alberto Feitosa dos
Zanelato, Eliéte
Oliveira, Hellyegenes de
Silva, Wellynton Rodrigues da
Santo, Marcella Suarez Di
Campos, Rayssa Cristina Veiga
Cardoso, Renata Rocha
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Rita de Cassia Soares
Silva, Taynan Alécio da
Souza, Lívia Barbosa Pacheco
Santos, Carlos Alberto Feitosa dos
Zanelato, Eliéte
Oliveira, Hellyegenes de
Silva, Wellynton Rodrigues da
Santo, Marcella Suarez Di
Campos, Rayssa Cristina Veiga
Cardoso, Renata Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Prácticas innovadoras
Metodologías activas
Aprendizaje
Beneficios.
Práticas inovadoras
Metodologias ativas
Aprendizagem
Benefícios.
Innovative practices
Active methodologies
Learning
Benefits.
topic Prácticas innovadoras
Metodologías activas
Aprendizaje
Beneficios.
Práticas inovadoras
Metodologias ativas
Aprendizagem
Benefícios.
Innovative practices
Active methodologies
Learning
Benefits.
description O estudo tem como principal foco abordar o tema referente as práticas inovadoras e seus benefícios. O objetivo geral é compreender o quanto é fundamental adotar práticas inovadoras na educação. Consequentemente, definiram-se os seguintes objetivos específicos, descrever quais são as práticas inovadoras e seus benefícios na educação. Abordar sobre essa temática justifica-se pela importância que esse tema traz para o campo educacional, e pelas poucas pesquisas direcionadas com exatidão sobre esse assunto. Este consiste em uma revisão bibliográfica, descritiva, de abordagem qualitativa. A revisão da literatura é uma parte fundamental para uma pesquisa bem-sucedida. Assim foi realizado um levantamento na base de dados informatizados Online: Google Acadêmico, SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e Web Of Science. As palavras-chave usadas foram: práticas inovadoras, metodologias ativas, aprendizagem e benefícios. Os critérios de inclusão foram: artigos encontrados sobre o tema. Foram excluídos artigos que não fazem referência à temática pesquisada, com os anos de publicação inferior a 2017, e que não continham as palavras-chave no texto. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa, verificou-se que existe um conjunto de práticas inovadoras. Diante das pesquisas realizadas foi possível concluir que esse tema é complexo e que em muitas literaturas tem sido confundido ou comparado com as metodologias ativas, alguns textos direcionam as literaturas sobre as práticas inovadoras, para o contexto da formação universitária. O que se encontram são matérias em blogs que por sinal bem explicativas mostrando estudo de casos em escolas modelos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38285
10.33448/rsd-v11i17.38285
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38285
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i17.38285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38285/32201
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e03111738285
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e03111738285
Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e03111738285
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052801089536000