Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Jeanne Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Paulo Tadeu Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37169
Resumo: Na contemporaneidade observa-se a presença das tecnologias digitais em praticamente todos os setores da sociedade, e essas tecnologias tornaram-se parte da educação diária, uma necessidade nas relações humanas e no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos professores do Colégio Militar da Polícia Militar II em Manaus acerca da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como uma possibilidade de inserção, no processo de ensino e aprendizagem em Ciências. Estudo misto de caráter descritivo-exploratório e corte transversal. A população foi constituída por seis professores de Ciências, do ensino fundamental II da referida instituição. Foram aplicados questionários para levantar o perfil sociodemográfico dos participantes e para diagnosticar o uso das TDIC na prática pedagógica. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e por análise de conteúdo, com base em Bardin. As percepções dos professores foram que as TDIC mais utilizadas são data show, computador e caixa de som; apesar de alguns avaliarem a utilização das TDIC como razoável, a maioria não percebe isso, relatando, entre outros, falta de estrutura e de incentivo; passar imagens e vídeos é o que mais contribui na prática de ensino, melhorando o aprendizado visual; com a utilização das TDIC, os alunos mostram mais interesse e entendem melhor o conteúdo, melhorando sua assimilação; entre os desafios apresentados para a implementação das tecnologias em sala de aula, os mais significativos foram problemas estruturais, falta de suporte técnico e equipamentos que não funcionam, caracterizando falta de estrutura, falta de internet e não disponibilização de recursos; os docentes têm vontade de aprender diferentes tecnologias digitais, para facilitar o conteúdo, melhorar o processo de ensino e aprendizagem e pela praticidade, salientando a programação; nem todos utilizam as TDIC, ou utilizam de maneira esporádica ou insuficiente. Conclui-se que os professores consideram importante a inserção das TDIC mas existem obstáculos que precisam ser superados.
id UNIFEI_2220bb239ee37a52fbf3ffda4e35ac68
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37169
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em ManausTeaching Science in Basic Education with the use of Digital Information and Communication Technologies - teachers' perception in ManausEnseñanza de Ciencias en la Educación Básica con el uso de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación - percepción de profesores en ManausTecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC)Enseñando y aprendiendoEnseñanza de las cienciasPercepción de los profesores.Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)Ensino e aprendizagemEnsino de ciênciasPercepção dos professores.Digital information and communication technologies (ICTs)Teaching and learningScience teachingTeachers' perception.Na contemporaneidade observa-se a presença das tecnologias digitais em praticamente todos os setores da sociedade, e essas tecnologias tornaram-se parte da educação diária, uma necessidade nas relações humanas e no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos professores do Colégio Militar da Polícia Militar II em Manaus acerca da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como uma possibilidade de inserção, no processo de ensino e aprendizagem em Ciências. Estudo misto de caráter descritivo-exploratório e corte transversal. A população foi constituída por seis professores de Ciências, do ensino fundamental II da referida instituição. Foram aplicados questionários para levantar o perfil sociodemográfico dos participantes e para diagnosticar o uso das TDIC na prática pedagógica. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e por análise de conteúdo, com base em Bardin. As percepções dos professores foram que as TDIC mais utilizadas são data show, computador e caixa de som; apesar de alguns avaliarem a utilização das TDIC como razoável, a maioria não percebe isso, relatando, entre outros, falta de estrutura e de incentivo; passar imagens e vídeos é o que mais contribui na prática de ensino, melhorando o aprendizado visual; com a utilização das TDIC, os alunos mostram mais interesse e entendem melhor o conteúdo, melhorando sua assimilação; entre os desafios apresentados para a implementação das tecnologias em sala de aula, os mais significativos foram problemas estruturais, falta de suporte técnico e equipamentos que não funcionam, caracterizando falta de estrutura, falta de internet e não disponibilização de recursos; os docentes têm vontade de aprender diferentes tecnologias digitais, para facilitar o conteúdo, melhorar o processo de ensino e aprendizagem e pela praticidade, salientando a programação; nem todos utilizam as TDIC, ou utilizam de maneira esporádica ou insuficiente. Conclui-se que os professores consideram importante a inserção das TDIC mas existem obstáculos que precisam ser superados.In contemporary times, the presence of digital technologies is observed in practically all sectors of society, and these technologies have become part of daily education, a necessity in human relationships and in the teaching and learning process. The objective of this study was to analyze the perception of teachers at Colégio Militar da Polícia Militar II in Manaus about the use of Digital Information and Communication Technologies (ICTs), as a possibility of insertion in the teaching and learning process in Science. A mixed descriptive-exploratory and cross-sectional study. The population consisted of six Science teachers, from Elementary School II of the aforementioned institution. Questionnaires were applied to survey the sociodemographic profile of the participants and to diagnose the use of ICTs in pedagogical practice. The data obtained were analyzed by descriptive statistics and by content analysis, based on Bardin. The teachers' perceptions were that the most used ICTs are data show, computer and sound box; although some assess the use of ICTs as reasonable, most do not perceive it, reporting, among others, lack of structure and lack of incentive; passing images and videos is what contributes most in teaching practice, improving visual learning; with the use of ICTs, students show more interest and better understand the content, improving its assimilation; among the challenges presented for the implementation of technologies in the classroom, the most significant were structural problems, lack of technical support and equipment that does not work, characterizing lack of structure, lack of internet and non-availability of resources; teachers are willing to learn different digital technologies, to facilitate content, improve the teaching and learning process and for practicality, emphasizing programming; not all of them use ICTs, or use them sporadically or insufficiently. It is concluded that teachers consider the insertion of ICTs important, but there are obstacles that need to be overcome.En la contemporaneidad se observa la presencia de las tecnologías digitales en prácticamente todos los sectores de la sociedad, y estas tecnologías se han convertido en parte de la educación cotidiana, una necesidad en las relaciones humanas y en el proceso de enseñanza y aprendizaje. El objetivo de este estudio fue analizar la percepción de los profesores del Colégio Militar da Polícia Militar II de Manaus sobre el uso de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC), como posibilidad de inserción en el proceso de enseñanza y aprendizaje en Ciencias. Estudio mixto descriptivo-exploratorio y transversal. La población estuvo conformada por seis docentes de Ciencias, de la Escuela Primaria II de la mencionada institución. Se aplicaron cuestionarios para relevar el perfil sociodemográfico de los participantes y diagnosticar el uso de TDIC en la práctica pedagógica. Los datos obtenidos fueron analizados por estadística descriptiva y por análisis de contenido, con base en Bardin. Las percepciones de los docentes fueron que las TDIC más utilizadas son data show, computadora y caja de sonido; aunque algunos valoran como razonable el uso de TDIC, la mayoría no lo percibe, denunciando, entre otros, falta de estructura y falta de incentivos; pasar imágenes y videos es lo que más aporta en la práctica docente, mejorando el aprendizaje visual; con el uso de TDIC, los estudiantes muestran más interés y comprenden mejor el contenido, mejorando su asimilación; entre los desafíos presentados para la implementación de tecnologías en el aula, los más significativos fueron problemas estructurales, falta de soporte técnico y equipos que no funcionan, caracterizando falta de estructura, falta de internet y no disponibilidad de recursos; los docentes están dispuestos a aprender diferentes tecnologías digitales, para facilitar contenidos, mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje y por practicidad, enfatizando la programación; no todos utilizan TDIC, o lo hacen de forma esporádica o insuficiente. Se concluye que los docentes consideran importante la inserción de las TDIC, pero existen obstáculos que es necesario superar.Research, Society and Development2023-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3716910.33448/rsd-v12i5.37169Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e15612537169Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e15612537169Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e156125371692525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37169/33802Copyright (c) 2023 Jeanne Alves Mendes; Paulo Tadeu Campos Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Jeanne AlvesLopes, Paulo Tadeu Campos 2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37169Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em Manaus
Teaching Science in Basic Education with the use of Digital Information and Communication Technologies - teachers' perception in Manaus
Enseñanza de Ciencias en la Educación Básica con el uso de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación - percepción de profesores en Manaus
title Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em Manaus
spellingShingle Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em Manaus
Mendes, Jeanne Alves
Tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC)
Enseñando y aprendiendo
Enseñanza de las ciencias
Percepción de los profesores.
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
Percepção dos professores.
Digital information and communication technologies (ICTs)
Teaching and learning
Science teaching
Teachers' perception.
title_short Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em Manaus
title_full Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em Manaus
title_fullStr Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em Manaus
title_full_unstemmed Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em Manaus
title_sort Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em Manaus
author Mendes, Jeanne Alves
author_facet Mendes, Jeanne Alves
Lopes, Paulo Tadeu Campos
author_role author
author2 Lopes, Paulo Tadeu Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Jeanne Alves
Lopes, Paulo Tadeu Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC)
Enseñando y aprendiendo
Enseñanza de las ciencias
Percepción de los profesores.
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
Percepção dos professores.
Digital information and communication technologies (ICTs)
Teaching and learning
Science teaching
Teachers' perception.
topic Tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC)
Enseñando y aprendiendo
Enseñanza de las ciencias
Percepción de los profesores.
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
Percepção dos professores.
Digital information and communication technologies (ICTs)
Teaching and learning
Science teaching
Teachers' perception.
description Na contemporaneidade observa-se a presença das tecnologias digitais em praticamente todos os setores da sociedade, e essas tecnologias tornaram-se parte da educação diária, uma necessidade nas relações humanas e no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos professores do Colégio Militar da Polícia Militar II em Manaus acerca da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como uma possibilidade de inserção, no processo de ensino e aprendizagem em Ciências. Estudo misto de caráter descritivo-exploratório e corte transversal. A população foi constituída por seis professores de Ciências, do ensino fundamental II da referida instituição. Foram aplicados questionários para levantar o perfil sociodemográfico dos participantes e para diagnosticar o uso das TDIC na prática pedagógica. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e por análise de conteúdo, com base em Bardin. As percepções dos professores foram que as TDIC mais utilizadas são data show, computador e caixa de som; apesar de alguns avaliarem a utilização das TDIC como razoável, a maioria não percebe isso, relatando, entre outros, falta de estrutura e de incentivo; passar imagens e vídeos é o que mais contribui na prática de ensino, melhorando o aprendizado visual; com a utilização das TDIC, os alunos mostram mais interesse e entendem melhor o conteúdo, melhorando sua assimilação; entre os desafios apresentados para a implementação das tecnologias em sala de aula, os mais significativos foram problemas estruturais, falta de suporte técnico e equipamentos que não funcionam, caracterizando falta de estrutura, falta de internet e não disponibilização de recursos; os docentes têm vontade de aprender diferentes tecnologias digitais, para facilitar o conteúdo, melhorar o processo de ensino e aprendizagem e pela praticidade, salientando a programação; nem todos utilizam as TDIC, ou utilizam de maneira esporádica ou insuficiente. Conclui-se que os professores consideram importante a inserção das TDIC mas existem obstáculos que precisam ser superados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37169
10.33448/rsd-v12i5.37169
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37169
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i5.37169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37169/33802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Jeanne Alves Mendes; Paulo Tadeu Campos Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Jeanne Alves Mendes; Paulo Tadeu Campos Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e15612537169
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e15612537169
Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e15612537169
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052613693276160