Um estudo sobre o processo de alfabetização e letramento, junto aos alunos do 6º ano do ensino fundamental II em uma escola estadual de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Iraci de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Michelle Katula Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35933
Resumo: Aprender a grafia das letras exige da criança a capacidade e a prontidão para decifrar fonemas isolados a partir das palavras que ela conhece como todo, ou seja, fragmentos da palavra. Assim, objetivo geral da pesquisa é caracterizar os principais obstáculos presente no processo de alfabetização e letramento dos alunos do Ensino Fundamental II. A realização desta pesquisa foi feita no turno matutino, durante o período de estágio supervisionado, com os professores, pais e alunos do Ensino Fundamental I. Na realização do estudo, também foi observado dentro da sala de aula que continham 21 alunos sendo um autista, a professora trabalhava sozinha sem auxílio nenhum. A análise dos dados sob o enfoque qualitativo foi apresentada de maneira descritiva enfocando o ponto de vista dos entrevistados. O trabalho de coleta de informação, e a consequente análise de dados. Sendo assim cada criança, ao ingressar no universo escolar no intuito de aprender a ler e a escrever, traz consigo toda uma trajetória de contatos com a linguagem escrita que a escola dada a sua necessidade de controle do ensino, acaba por não levar em conta, o que pode ser prejudicial durante o processo de produção literária. Com base nesse pensamento assinala-se que na atualidade, é no ensino fundamental que o professor se depara com crianças e adolescentes que tem em seu desenvolvimento interesses próprios, que já caracterizam seus aspectos físicos, emocional, social e cognitivo, justamente pela interação com os que os cercam em sua vida desde o nascimento e isso reflete no trabalho docente.
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spelling Um estudo sobre o processo de alfabetização e letramento, junto aos alunos do 6º ano do ensino fundamental II em uma escola estadual de ManausA study on the process of literacy and literacy, together with the students of the 6th grade of elementary school II in a state school of ManausUn estudio sobre el proceso de alfabetización y alfabetización, junto con los estudiantes del 6º grado de la escuela primaria II en una escuela estatal de ManausPedagogical Political ProjectCurriculum PlanningLiteracy and literacy.Proyecto Político Pedagógico.Planificación curricularAlfabetización y alfabetización.PProjeto Político PedagógicoPlanejamento CurricularAlfabetização e letramento.Aprender a grafia das letras exige da criança a capacidade e a prontidão para decifrar fonemas isolados a partir das palavras que ela conhece como todo, ou seja, fragmentos da palavra. Assim, objetivo geral da pesquisa é caracterizar os principais obstáculos presente no processo de alfabetização e letramento dos alunos do Ensino Fundamental II. A realização desta pesquisa foi feita no turno matutino, durante o período de estágio supervisionado, com os professores, pais e alunos do Ensino Fundamental I. Na realização do estudo, também foi observado dentro da sala de aula que continham 21 alunos sendo um autista, a professora trabalhava sozinha sem auxílio nenhum. A análise dos dados sob o enfoque qualitativo foi apresentada de maneira descritiva enfocando o ponto de vista dos entrevistados. O trabalho de coleta de informação, e a consequente análise de dados. Sendo assim cada criança, ao ingressar no universo escolar no intuito de aprender a ler e a escrever, traz consigo toda uma trajetória de contatos com a linguagem escrita que a escola dada a sua necessidade de controle do ensino, acaba por não levar em conta, o que pode ser prejudicial durante o processo de produção literária. Com base nesse pensamento assinala-se que na atualidade, é no ensino fundamental que o professor se depara com crianças e adolescentes que tem em seu desenvolvimento interesses próprios, que já caracterizam seus aspectos físicos, emocional, social e cognitivo, justamente pela interação com os que os cercam em sua vida desde o nascimento e isso reflete no trabalho docente.Learning the spelling of letters requires the child the ability and readiness to decipher isolated phonemes from the words he knows as a whole, that is, fragments of the word. Thus, the general objective of the research is to characterize the main obstacles present in the process of literacy and literacy of elementary school II students.  This research was carried out in the morning shift, during the supervised internship period, with teachers, parents and elementary school students.  In the study, it was also observed inside the classroom that contained 21 students being autistic, the teacher worked alone without any help. Data analysis under the qualitative approach was presented descriptively focusing on the interviewees' point of view. The work of information collection, and the consequent analysis of data.  Thus, each child, when entering the school universe in order to learn to read and write, brings with him a whole trajectory of contacts with written language that the school given its need for control of teaching, ends up not taking into account, which can be harmful during the process of literary production. Based on this thought, it is pointed out that nowadays, it is in elementary school that the teacher is compared to children and adolescents who have their own interests in their development, which already characterize their physical, emotional, social and cognitive aspects, precisely by the interaction with those who surround them in their life from birth and this reflects in the teaching work.Aprender la ortografía de las letras requiere que el niño tenga la capacidad y la disposición para descifrar fonemas aislados de las palabras que conoce en su conjunto, es decir, fragmentos de la palabra. Así, el objetivo general de la investigación es caracterizar los principales obstáculos presentes en el proceso de alfabetización y alfabetización de los estudiantes de primaria II.  Esta investigación se realizó en el turno de mañana, durante el período de pasantías supervisadas, con maestros, padres de familia y estudiantes de primaria.  En el estudio, también se observó dentro del aula que contenía 21 estudiantes autistas, el maestro trabajaba solo sin ninguna ayuda. El análisis de los datos bajo el enfoque cualitativo se presentó descriptivamente centrándose en el punto de vista de los entrevistados. El trabajo de recolección de información, y el consiguiente análisis de datos.  Así, cada niño, al entrar en el universo escolar con el fin de aprender a leer y escribir, trae consigo toda una trayectoria de contactos con el lenguaje escrito que la escuela dada su necesidad de control de la enseñanza, termina por no tener en cuenta, lo que puede resultar perjudicial durante el proceso de producción literaria. A partir de este pensamiento, se señala que hoy en día, es en la escuela primaria donde se compara al maestro con niños y adolescentes que tienen sus propios intereses en su desarrollo, los cuales ya caracterizan sus aspectos físicos, emocionales, sociales y cognitivos, precisamente por la interacción con quienes los rodean en su vida desde su nacimiento y esto se refleja en el trabajo docente.Research, Society and Development2022-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3593310.33448/rsd-v11i13.35933Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e565111335933Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e565111335933Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e5651113359332525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35933/29972Copyright (c) 2022 Iraci de Souza Lima; Michelle Katula Siqueira Ribeirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Iraci de Souza Ribeiro, Michelle Katula Siqueira 2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35933Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:39.912471Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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