Educação em saúde para promoção do autocuidado para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marcos Daniel Borges
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Nádia Vicência do Nascimento, Souza, Juarez de, Freitas, Aleixa Nogueira de, Picanço Júnior, Francisco Ribeiro, Pereira, Bruna Gabrielle Rego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36682
Resumo: Introdução: Ao cometer um ato infracional, o menor recebe punições na forma de medidas socioeducativas. Tais medidas têm como objetivo reinserir o jovem na sociedade. Assim, a educação em saúde tem papel fundamental para levar conhecimento de bons hábitos para uma melhor qualidade de vida aos socioeducandos. Objetivo: Evidenciar o impacto das intervenções em saúde relacionadas ao autocuidado entre adolescentes que se encontram sob medidas socioeducativas. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, cujos resultados foram obtidos por meio de um questionário auto aplicado, antes e após apresentação de um vídeo educativo sobre 3 temáticas: Infecções Sexualmente Transmissíveis, higiene pessoal e uso de drogas. Resultados: Os resultados obtidos demonstram um conhecimento básico já existente sobre as temáticas. Com a educação em saúde, alguns conceitos foram melhor consolidados, como o entendimento dos adolescentes acerca da funcionalidade da pílula anticoncepcional. Quanto ao uso de drogas, grande parte dos adolescentes demonstrou preocupação com sua saúde e com sua família ao falar sobre o assunto. Ao serem abordados quanto a higiene pessoal, os socioeducandos demonstram uma ideia consolidada acerca do conceito do assunto de forma geral. Entretanto, verificou-se que, apesar de serem temas do cotidiano, alguns pontos importantes não foram bem entendidos pelos participantes. Conclusões: A abordagem de temas do cotidiano trouxe resultados positivos para os adolescentes assim como para a instituição, uma vez que a pesquisa evidenciou a necessidade de implementação de atividades de educação em saúde de forma programática, o que favorecerá acesso ao conhecimento e consequentemente a promoção do autocuidado.
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spelling Educação em saúde para promoção do autocuidado para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativasHealth education to promote self-care for adolescents in compliance with socio-educational measuresEducación en salud para promover el autocuidado de los adolescentes en el cumplimiento de las medidas socioeducativasSelf-careHealth educationAdolescent health.AutocuidadoEducación en saludSalud del adolescente.Educação em saúdeAutocuidadoSaúde do adolescente.Introdução: Ao cometer um ato infracional, o menor recebe punições na forma de medidas socioeducativas. Tais medidas têm como objetivo reinserir o jovem na sociedade. Assim, a educação em saúde tem papel fundamental para levar conhecimento de bons hábitos para uma melhor qualidade de vida aos socioeducandos. Objetivo: Evidenciar o impacto das intervenções em saúde relacionadas ao autocuidado entre adolescentes que se encontram sob medidas socioeducativas. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, cujos resultados foram obtidos por meio de um questionário auto aplicado, antes e após apresentação de um vídeo educativo sobre 3 temáticas: Infecções Sexualmente Transmissíveis, higiene pessoal e uso de drogas. Resultados: Os resultados obtidos demonstram um conhecimento básico já existente sobre as temáticas. Com a educação em saúde, alguns conceitos foram melhor consolidados, como o entendimento dos adolescentes acerca da funcionalidade da pílula anticoncepcional. Quanto ao uso de drogas, grande parte dos adolescentes demonstrou preocupação com sua saúde e com sua família ao falar sobre o assunto. Ao serem abordados quanto a higiene pessoal, os socioeducandos demonstram uma ideia consolidada acerca do conceito do assunto de forma geral. Entretanto, verificou-se que, apesar de serem temas do cotidiano, alguns pontos importantes não foram bem entendidos pelos participantes. Conclusões: A abordagem de temas do cotidiano trouxe resultados positivos para os adolescentes assim como para a instituição, uma vez que a pesquisa evidenciou a necessidade de implementação de atividades de educação em saúde de forma programática, o que favorecerá acesso ao conhecimento e consequentemente a promoção do autocuidado.Introduction: When an offense is committed, the underage receives punishment with socio-educational measures. These measures have the objective to reinsert the young in the society. So, the health education has a primary roll to give knowledge about good habits for a better quality of life to the socioeducacional teenagers. AIMS: To highlight the impact of health interventions related to self-care among adolescents who are under socio-educational measures. Method: This is field research, whose results were obtained through a self-administered questionnaire, before and after the presentation of an educational video on 3 themes: Sexually Transmitted Infections, personal hygiene and drug use. Results: The results obtained demonstrate a basic knowledge that already exists on the themes. With health education, some concepts were better consolidated, such as the understanding of adolescents about the functionality of the contraceptive pill. As for drug use, most adolescents showed concern about their health and their family when talking about the subject. Related to personal hygiene, the socio-students demonstrate a consolidated idea about the concept of the subject in general. However, it was found that, despite being everyday topics, some important points were not well understood by the participants. Conclusions: The approach to everyday topics brought positive results for adolescents as well as for the institution, since the research evidenced the need to implement health education activities in a programmatic way, which will favor access to knowledge and consequently the promotion of self-care.Introducción: Al cometer una infracción, el menor recibe una sanción en forma de medidas socioeducativas. Tales medidas tienen como objetivo la reinserción de los jóvenes en la sociedad. Así, la educación en salud juega un papel fundamental para acercar el conocimiento de buenos hábitos a una mejor calidad de vida del alumnado socioeducativo. Objetivo: Destacar el impacto de las intervenciones de salud relacionadas con el autocuidado entre adolescentes que se encuentran bajo medidas socioeducativas. Método: Una investigación de campo, cuyos resultados se obtuvieron a través de un cuestionario autoadministrado, antes y después de la presentación de un video educativo sobre 3 temas: Infecciones de Transmisión Sexual, higiene personal y consumo de drogas. Resultados: Los resultados obtenidos demuestran un conocimiento básico que ya existe sobre los temas. Con la educación en salud se consolidaron mejor algunos conceptos, como la comprensión de los adolescentes sobre la funcionalidad de la píldora anticonceptiva. En cuanto al consumo de drogas, la mayoría de los adolescentes mostró preocupación por su salud y la de su familia al hablar del tema. Al ser abordados sobre higiene personal, los estudiantes socioeducativos demuestran una idea consolidada sobre el concepto de la asignatura en general. Sin embargo, se constató que, a pesar de ser temas cotidianos, algunos puntos importantes no fueron bien entendidos por los participantes. Conclusiones: El abordaje de temas cotidianos trajo resultados positivos tanto para los adolescentes como para la institución, ya que la investigación evidenció la necesidad de implementar actividades de educación en salud de forma programática, lo que favorecerá el acceso al conocimiento y consecuentemente la promoción del autocuidado.Research, Society and Development2022-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3668210.33448/rsd-v11i14.36682Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e561111436682Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e561111436682Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e5611114366822525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36682/30656Copyright (c) 2022 Marcos Daniel Borges Melo; Nádia Vicência do Nascimento Martins; Juarez de Souza; Aleixa Nogueira de Freitas; Francisco Ribeiro Picanço Júnior; Bruna Gabrielle Rego Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Marcos Daniel BorgesMartins, Nádia Vicência do NascimentoSouza, Juarez de Freitas, Aleixa Nogueira de Picanço Júnior, Francisco Ribeiro Pereira, Bruna Gabrielle Rego 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36682Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:08.652747Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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