Impactos da nova lei de improbidade na administração pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Karl Marx Martins
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Porto, Esley, Nogueira, Virgínia de Fátima Bezerra, Dantas, Jussara Silva, Leite, Michael Douglas Sousa, Gomes, Rayanna Cândido, Santos, Kaio Luís de Azevêdo, França, Vinícius Campos de, Pereira, Leydomar Nunes, Marques, Agilio Tomaz, Araújo, Weslley Alves de, Almeida, Maria das Graças Moreira de, Gonçalves, Samara Nóbrega de Oliveira, Silva Filho, Valdeir Gonçalves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40343
Resumo: Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre os impactos da nova lei de improbidade (Lei nº 14.230, de 2021) na administração pública. Para tanto, trata-se de um Estudo do tipo Revisão Integrativa da Literatura. Algumas das mudanças trazidas pela recente reforma na legislação de improbidade administrativa incluem a exigência de comprovação do dolo para punição, o sancionamento de entidades privadas que tenham recebido benefícios estatais, a eliminação da perda de cargo/mandato em algumas infrações, a restrição do sancionamento de terceiros e a criação de uma ação judicial específica para casos de improbidade, em vez da aplicação da ação civil pública. Além disso, o Ministério Público ganha a legitimidade ativa privativa para ajuizar ações de improbidade e os requisitos para ajuizamento da ação se tornam mais rigorosos, com a necessidade de qualificação dos fatos. No entanto, é importante observar que essas mudanças podem resultar em enfraquecimento do poder punitivo do Estado, o que pode ter reflexos prejudiciais para a sociedade. Conclui-se que o legislador mostrou, na elaboração dessa alteração legislativa, que está pouco interessado no anseio social e não está preocupado com o interesse público, pois os impactos negativos para a sociedade poderão ser imensos, pois o fomento ao desvio da moralidade pública ganhou novo lugar na legislação.
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Algumas das mudanças trazidas pela recente reforma na legislação de improbidade administrativa incluem a exigência de comprovação do dolo para punição, o sancionamento de entidades privadas que tenham recebido benefícios estatais, a eliminação da perda de cargo/mandato em algumas infrações, a restrição do sancionamento de terceiros e a criação de uma ação judicial específica para casos de improbidade, em vez da aplicação da ação civil pública. Além disso, o Ministério Público ganha a legitimidade ativa privativa para ajuizar ações de improbidade e os requisitos para ajuizamento da ação se tornam mais rigorosos, com a necessidade de qualificação dos fatos. No entanto, é importante observar que essas mudanças podem resultar em enfraquecimento do poder punitivo do Estado, o que pode ter reflexos prejudiciais para a sociedade. Conclui-se que o legislador mostrou, na elaboração dessa alteração legislativa, que está pouco interessado no anseio social e não está preocupado com o interesse público, pois os impactos negativos para a sociedade poderão ser imensos, pois o fomento ao desvio da moralidade pública ganhou novo lugar na legislação.This article aims to carry out a literature review on the impacts of the new improbity law (Law No. 14,230 of 2021) on public administration. Therefore, it is a study of the type Integrative Literature Review. Some of the changes brought about by the recent reform in the administrative impropriety legislation include the requirement of proof of intent for punishment, the sanctioning of private entities that have received state benefits, the elimination of the loss of office/mandate in some infractions, the restriction of the sanctioning of third parties and the creation of a specific legal action for cases of impropriety, instead of applying the public civil action. In addition, the Public Prosecutor's Office gains private standing to file actions of impropriety and the requirements for filing the action become more rigorous, with the need to qualify the facts. However, it is important to note that these changes may result in a weakening of the State's punitive power, which may have harmful consequences for society. It is concluded that the legislator showed, in the elaboration of this legislative alteration, that he is little interested in the social desire and is not concerned with the public interest, since the negative impacts on society could be immense, since the promotion of deviation from public morality gained new place in the legislation.Este artículo tiene como objetivo realizar una revisión bibliográfica sobre los impactos de la nueva ley de improbidad (Ley N° 14.230 de 2021) en la gestión pública. Por tanto, se trata de un estudio del tipo Revisión Integrativa de la Literatura. Algunos de los cambios introducidos por la reciente reforma en la legislación de impropiedad administrativa incluyen el requisito de prueba de dolo para la sanción, la sanción de las entidades privadas que hayan recibido beneficios estatales, la eliminación de la pérdida del cargo/mandato en algunas infracciones, la restricción de la sanción de terceros y la creación de una acción judicial específica para los casos de impropiedad, en lugar de aplicar la acción civil pública. Además, el Ministerio Público gana legitimación privada para interponer acciones de impropiedad y se hacen más rigurosos los requisitos para interponer la acción, con la necesidad de calificar los hechos. Sin embargo, es importante señalar que estos cambios pueden resultar en un debilitamiento del poder punitivo del Estado, lo que puede tener consecuencias nefastas para la sociedad. Se concluye que el legislador mostró, en la elaboración de esta reforma legislativa, que está poco interesado en el deseo social y no se preocupa por el interés público, ya que los impactos negativos en la sociedad podrían ser inmensos, ya que la promoción de la desviación de la moral pública ganó un nuevo lugar en la legislación.Research, Society and Development2023-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4034310.33448/rsd-v12i4.40343Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e15112440343Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e15112440343Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e151124403432525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40343/33479Copyright (c) 2023 Karl Marx Martins Santana; Esley Porto; Virgínia de Fátima Bezerra Nogueira; Jussara Silva Dantas; Michael Douglas Sousa Leite; Rayanna Cândido Gomes; Kaio Luís de Azevêdo Santos; Vinícius Campos de França; Leydomar Nunes Pereira; Agilio Tomaz Marques; Weslley Alves de Araújo; Maria das Graças Moreira de Almeida; Samara Nóbrega de Oliveira Gonçalves; Valdeir Gonçalves da Silva Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Karl Marx Martins Porto, EsleyNogueira, Virgínia de Fátima Bezerra Dantas, Jussara Silva Leite, Michael Douglas SousaGomes, Rayanna Cândido Santos, Kaio Luís de Azevêdo França, Vinícius Campos de Pereira, Leydomar Nunes Marques, Agilio Tomaz Araújo, Weslley Alves de Almeida, Maria das Graças Moreira de Gonçalves, Samara Nóbrega de Oliveira Silva Filho, Valdeir Gonçalves da2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40343Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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