Marketing digital em redes sociais como ferramenta de divulgação e transparência nos órgãos públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Poliana Cristina Resende do
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Farias, Raiany Stefani de Amorim, Ferrari, Maria Helena, Oliveira, Lorena Soares de, Silva, Lucineia Pacheco de Sousa, Quadros, Thainara Camila Fernandes de, Cardoso, Danieli de Sá Neiva, Mesquita, Alan Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39069
Resumo: O objetivo desse estudo é trazer um conjunto de pesquisas que identifica as possibilidades de sucesso que o marketing digital pode ter nas plataformas das redes sociais, como ferramenta de divulgação nos órgãos públicos, no sentido de dar maior transparência e publicidade a seus atos, e consequentemente, colaborar para uma gestão pública mais eficaz e eficiente. Os estudos escolhidos para as análises foram selecionados a partir da busca minuciosa vinculada a periódicos e base de dados eletrônicos da Biblioteca Digital de Periódicos, Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Google Academico, considerando os seguintes aspectos: possuir texto completo em português, ser publicado entre os anos de 2017 a 2022, com as palavras-chave redes sociais, marketing digital e setor público, selecionando 20 artigos que responderam ao objetivo deste estudo. Como resultados desse levantamento bibliográfico, o marketing digital através das plataformas das redes sociais como ferramenta de influência nos órgãos públicos, foi apontado como uma das estratégias já bastante utilizada na disseminação das informações aos cidadãos, mas que devido a dinâmica social, poderia ser intensificado suas ações para obtenção de resultados mais expressivos no cumprimento das metas dos orgãos públicos de dar transparencia e publicidade a seus atos, e com isso, melhorias contínuas de gestão da comunicação organizacional e envolvimento do cidadão.
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Os estudos escolhidos para as análises foram selecionados a partir da busca minuciosa vinculada a periódicos e base de dados eletrônicos da Biblioteca Digital de Periódicos, Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Google Academico, considerando os seguintes aspectos: possuir texto completo em português, ser publicado entre os anos de 2017 a 2022, com as palavras-chave redes sociais, marketing digital e setor público, selecionando 20 artigos que responderam ao objetivo deste estudo. Como resultados desse levantamento bibliográfico, o marketing digital através das plataformas das redes sociais como ferramenta de influência nos órgãos públicos, foi apontado como uma das estratégias já bastante utilizada na disseminação das informações aos cidadãos, mas que devido a dinâmica social, poderia ser intensificado suas ações para obtenção de resultados mais expressivos no cumprimento das metas dos orgãos públicos de dar transparencia e publicidade a seus atos, e com isso, melhorias contínuas de gestão da comunicação organizacional e envolvimento do cidadão.The objective of this study is to bring a set of research that identifies the possibilities of success that digital marketing can have on social media platforms, as a tool for publicity in public bodies, in the sense of giving greater transparency and publicity to its actions, and consequently, collaborate for a more effective and efficient public management. The studies chosen for the analyzes were selected based on a thorough search linked to journals and electronic databases of the Digital Library of Journals, Scielo (Scientific Electronic Library Online) and Google Academic, considering the following aspects: having a complete text in Portuguese, being published between the years 2017 to 2022, with the keywords social networks, digital marketing and public sector, selecting 20 articles that responded to the objective of this study. As a result of this bibliographical survey, digital marketing through social media platforms as a tool to influence public bodies was identified as one of the strategies already widely used in the dissemination of information to citizens, but due to social dynamics, its activities could be intensified. actions to obtain more expressive results in meeting the goals of public bodies to provide transparency and publicity to their actions, and with that, continuous improvements in the management of organizational communication and citizen involvement.El objetivo de este estudio es traer un conjunto de investigaciones que identifique las posibilidades de éxito que puede tener el marketing digital en las plataformas de redes sociales, como herramienta de difusión en los organismos públicos, en el sentido de dar mayor transparencia y publicidad a sus acciones, y en consecuencia, colaborar para una gestión pública más eficaz y eficiente. Los estudios elegidos para los análisis fueron seleccionados a partir de una búsqueda exhaustiva vinculada a revistas y bases de datos electrónicas de la Biblioteca Digital de Revistas, Scielo (ScientificElectronic Library Online) y Google Academico, considerando los siguientes aspectos: tener texto completo en portugués, estar publicado entre los años 2017 a 2022, con las palabras clave redes sociales, marketing digital y sector público, seleccionando 20 artículos que respondieron al objetivo de este estudio. Como resultado de este relevamiento bibliográfico, se identificó al marketing digital a través de las plataformas de redes sociales como herramienta de influencia en los organismos públicos como una de las estrategias ya ampliamente utilizadas en la difusión de información a la ciudadanía, pero que debido a la dinámica social podría intensificar sus actividades acciones para obtener resultados más expresivos en el cumplimiento de los objetivos de los organismos públicos de dotar de transparencia y publicidad a sus actuaciones, y con ello, la mejora continua en la gestión de la comunicación organizativa y la implicación ciudadana.Research, Society and Development2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3906910.33448/rsd-v11i17.39069Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e211111739069Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e211111739069Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e2111117390692525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39069/32238Copyright (c) 2022 Poliana Cristina Resende do Carmo; Raiany Stefani de Amorim Farias; Maria Helena Ferrari; Lorena Soares de Oliveira; Lucineia Pacheco de Sousa Silva; Thainara Camila Fernandes de Quadros; Danieli de Sá Neiva Cardoso; Alan Andrade Mesquitahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Poliana Cristina Resende doFarias, Raiany Stefani de AmorimFerrari, Maria HelenaOliveira, Lorena Soares deSilva, Lucineia Pacheco de SousaQuadros, Thainara Camila Fernandes de Cardoso, Danieli de Sá Neiva Mesquita, Alan Andrade 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39069Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:28.935591Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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