Impacto que a falta de conhecimento pode causar no Diabetes Mellitus tipo 2
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42057 |
Resumo: | Diabetes mellitus é uma doença metabólica, considerada um problema de saúde global, atingindo cerca de 422 milhões de pessoas no mundo. A incidência do diabetes mellitus tem incrementado de forma preocupante, relacionado a fatores genéticos, hábitos de vida e carência no conhecimento sobre a patologia. Assim, o objetivo do presente é artigo desenvolver uma revisão integrativa em relação ao impacto que a ausência de conhecimento faz no Diabetes mellitus tipo 2, analisando a evolução natural da doença, transmitir conhecimento e despertar nos profissionais de enfermagem a diligência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa, formulação da questão problema: “Quais os impactos a falta de conhecimentos sobre o Diabetes mellitus tipo 2 pode causar na saúde da população brasileira?”. Que o conhecimento é essencial para permanência e adesão frente a patologia, no qual o paciente tem recursos informacionais para saber como a doença age, o método de autocuidado, o que consiste em tratamento medicamentoso e não medicamento e a prevenção contra as complicações. A importância da equipe multidisciplinar, enfatizando o Enfermeiro por ter conhecimento panorâmicos e capacidade para atuar nessa área como educador, sanando as dúvidas do paciente e contribuindo metodicamente com novas informações, ou seja, com educação em saúde o utente tem um recurso a mais para lidar com sua doença e ter qualidade de vida. |
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Impacto que a falta de conhecimento pode causar no Diabetes Mellitus tipo 2 Impact that lack of knowledge can have on type 2 Diabetes Mellitus Impacto que la falta de conocimiento puede tener sobre la Diabetes Mellitus tipo 2HyperglycemiaNursingDiabetes mellitus type 2.HiperglucemiaEnfermeríaDiabetes mellitus tipo 2.HiperglicemiaEnfermagemDiabetes mellitus tipo 2.Diabetes mellitus é uma doença metabólica, considerada um problema de saúde global, atingindo cerca de 422 milhões de pessoas no mundo. A incidência do diabetes mellitus tem incrementado de forma preocupante, relacionado a fatores genéticos, hábitos de vida e carência no conhecimento sobre a patologia. Assim, o objetivo do presente é artigo desenvolver uma revisão integrativa em relação ao impacto que a ausência de conhecimento faz no Diabetes mellitus tipo 2, analisando a evolução natural da doença, transmitir conhecimento e despertar nos profissionais de enfermagem a diligência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa, formulação da questão problema: “Quais os impactos a falta de conhecimentos sobre o Diabetes mellitus tipo 2 pode causar na saúde da população brasileira?”. Que o conhecimento é essencial para permanência e adesão frente a patologia, no qual o paciente tem recursos informacionais para saber como a doença age, o método de autocuidado, o que consiste em tratamento medicamentoso e não medicamento e a prevenção contra as complicações. A importância da equipe multidisciplinar, enfatizando o Enfermeiro por ter conhecimento panorâmicos e capacidade para atuar nessa área como educador, sanando as dúvidas do paciente e contribuindo metodicamente com novas informações, ou seja, com educação em saúde o utente tem um recurso a mais para lidar com sua doença e ter qualidade de vida.Diabetes mellitus is a metabolic disease, considered a global health problem, affecting approximately 422 million people worldwide. The incidence of diabetes mellitus has increased in a worrying way, related to genetic factors, lifestyle habits and lack of knowledge about the pathology. Thus, the objective of this article is to develop an integrative review regarding the impact that the lack of knowledge has on Type 2 Diabetes mellitus, analyzing the natural evolution of the disease, transmitting knowledge and awakening diligence in nursing professionals. It is a narrative bibliographical research, formulation of the problem question: “What impacts can the lack of knowledge about Type 2 Diabetes mellitus have on the health of the Brazilian population?”. That knowledge is essential for permanence and adherence to the pathology, in which the patient has informational resources to know how the disease acts, the self-care method, which consists of drug treatment and non-drug treatment and the prevention of complications. The importance of the multidisciplinary team, emphasizing the Nurse for having panoramic knowledge and the ability to act in this area as an educator, solving the patient's doubts and methodically contributing with new information, that is, with health education, the user has one more resource to deal with with your disease and have quality of life.La diabetes mellitus es una enfermedad metabólica, considerada un problema de salud mundial, que afecta aproximadamente a 422 millones de personas en todo el mundo. La incidencia de diabetes mellitus ha aumentado de manera preocupante, relacionada con factores genéticos, hábitos de vida y desconocimiento sobre la patología. Así, el objetivo de este artículo es desarrollar una revisión integradora sobre el impacto que tiene el desconocimiento sobre la Diabetes mellitus tipo 2, analizando la evolución natural de la enfermedad, transmitiendo conocimientos y despertando diligencia en los profesionales de enfermería. Se trata de una investigación bibliográfica narrativa, formulación de la pregunta problema: “Qué impactos puede tener la falta de conocimiento sobre la Diabetes mellitus tipo 2 en la salud de la población brasileña?”. Ese conocimiento es fundamental para la permanencia y adherencia a la patología, en el cual el paciente cuenta con recursos informativos para saber cómo actúa la enfermedad, el método de autocuidado, que consiste en el tratamiento farmacológico y no farmacológico y la prevención de complicaciones. La importancia del equipo multidisciplinario, destacando a la Enfermera por tener un conocimiento panorámico y la capacidad de actuar en esta área como educadora, resolviendo las dudas del paciente y aportando metódicamente nueva información, es decir, con la educación en salud el usuario tiene un recurso más para hacer frente a su enfermedad y tener calidad de vida.Research, Society and Development2023-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4205710.33448/rsd-v12i6.42057Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e9812642057Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e9812642057Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e98126420572525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42057/34071Copyright (c) 2023 Andressa da Costa Silveira; Marcos Vinícios Ferreira dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Andressa da Costa Santos, Marcos Vinícios Ferreira dos 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42057Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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