Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores associados entre estudantes de engenharia de uma universidade pública brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42343 |
Resumo: | Objetivo: estimar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) e seus fatores associados em graduandos dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Civil de uma universidade pública brasileira. Metodologia: participaram deste estudo 27,4% dos estudantes. Essa pesquisa trata-se de um estudo quantitativo epidemiológico transversal. Foram empregados dois questionários, um específico para conhecer o perfil do aluno e o MBI-SS (Maslach Burnout Inventory/Student Survey). Os dados coletados foram analisados pela estatística descritiva e cálculo de razão de chances (odds ratio) simples e ajustado pelo modelo de regressão logística. No modelo final ajustado foram mantidas as variáveis independentes com associação ao desfecho após ajuste (p≤ 0,05), considerando-se o teste de verossimilhanças. Resultados: a prevalência geral da SB tridimensional evidenciada nesta pesquisa foi 25,5% (IC 95% 19,3 – 32,9). Observou-se uma alta frequência nas dimensões exaustão (81,3%) e descrença (80,0%) e baixa na dimensão eficácia profissional (45,0%). Os fatores associados à SB estavam ligados à insatisfação dos alunos com as estratégias de ensino e aprendizagem (RC = 2,93), com a reprovação em alguma disciplina (RC = 5,50), com o desejo de abandonar o curso (RC = 3,51) e por considerarem o curso ser menos do que esperavam (RC = 2,42). Conclusão: a prevalência da SB nos estudantes de engenharia foi alta e associada ao processo educacional, notadamente, as variáveis insatisfação com as estratégias de ensino e aprendizagem, reprovação, abandono e sensação em relação ao curso. |
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Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores associados entre estudantes de engenharia de uma universidade pública brasileiraPrevalence of Burnout Syndrome and associated factors among engineering undergraduate students at a Brazilian public universityPrevalencia del Síndrome de Burnout y factores asociados entre estudiantes de ingeniería de uma universidad pública brasileña DesempenhoEnsinoEsgotamentoInventárioGraduação.PerformanceTeachingBurnoutInventoryUndergraduate.ActuaciónAgotamientoInventarioEnseñanzaGrado universitario.Objetivo: estimar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) e seus fatores associados em graduandos dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Civil de uma universidade pública brasileira. Metodologia: participaram deste estudo 27,4% dos estudantes. Essa pesquisa trata-se de um estudo quantitativo epidemiológico transversal. Foram empregados dois questionários, um específico para conhecer o perfil do aluno e o MBI-SS (Maslach Burnout Inventory/Student Survey). Os dados coletados foram analisados pela estatística descritiva e cálculo de razão de chances (odds ratio) simples e ajustado pelo modelo de regressão logística. No modelo final ajustado foram mantidas as variáveis independentes com associação ao desfecho após ajuste (p≤ 0,05), considerando-se o teste de verossimilhanças. Resultados: a prevalência geral da SB tridimensional evidenciada nesta pesquisa foi 25,5% (IC 95% 19,3 – 32,9). Observou-se uma alta frequência nas dimensões exaustão (81,3%) e descrença (80,0%) e baixa na dimensão eficácia profissional (45,0%). Os fatores associados à SB estavam ligados à insatisfação dos alunos com as estratégias de ensino e aprendizagem (RC = 2,93), com a reprovação em alguma disciplina (RC = 5,50), com o desejo de abandonar o curso (RC = 3,51) e por considerarem o curso ser menos do que esperavam (RC = 2,42). Conclusão: a prevalência da SB nos estudantes de engenharia foi alta e associada ao processo educacional, notadamente, as variáveis insatisfação com as estratégias de ensino e aprendizagem, reprovação, abandono e sensação em relação ao curso.Objective: To estimate the prevalence of Burnout Syndrome (BS) and its associated factors in undergraduate students of Food Engineering and Civil Engineering at a Brazilian public university. Methodology: 27.4% of the students participated in this study. This research is a cross-sectional epidemiological quantitative study. Two questionnaires were used. One to specifically assess the students’ profile and the MBI-SS (Maslach Burnout Inventory / Student Survey). The data collected were analyzed using descriptive statistics and the simple odds ratio, being adjusted by the logistic regression model. In the final adjusted model, the independent variables associated with the outcome were maintained after adjustment (p≤ 0.05), considering the likelihood-ratio test. Results: The general prevalence of three-dimensional BS evidenced in this research was of 25.5% (CI 95% 19.3 – 32.9). There was a high frequency in the following dimensions: exhaustion (81.3%) and disbelief (80.0%), and low in the dimension professional effectiveness (45.0%). The factors associated with SB were linked to students' dissatisfaction with the teaching and learning strategies (OR = 2.93), who failed in some subjects (OR = 5.50), considered leaving the course (OR = 3.51) and those who were disappointed (OR = 2.42). Conclusion: The prevalence of BS in engineering students was high and associated with the educational process, notably the variables linked with dissatisfaction with teaching and learning strategies, failure, abandonment and negative feelings towards the degree.Objetivo: estimar la prevalencia del Síndrome de Burnout (SB) y sus factores asociados en estudiantes universitarios de Ingeniería de Alimentos e Ingeniería Civil de una universidad pública brasileña. Metodología: El 27,4% de los estudiantes participaron en este estudio. Esta investigación es un estudio cuantitativo epidemiológico transversal. Se utilizaron dos cuestionarios, uno específico para conocer el perfil del estudiante y el MBI-SS (Maslach Burnout Inventory/Student Survey). Los datos recolectados fueron analizados mediante estadística descriptiva y el cálculo de la razón de odds (odds ratio) simpe y ajustado por el modelo de regresión logística. En el modelo final ajustado, se mantuvieron las variables independientes asociadas al desenlace después del ajuste (p≤ 0,05), considerando la prueba de verosimilitud. Resultados: la prevalencia general de SB tridimensional mostrada en este estudio fue del 25,5% (IC 95% 19,3-32,9). Hubo alta frecuencia en las dimensiones agotamiento (81,3%) e incredulidad (80,0%) y baja en la dimensión eficacia profesional (45,0%). Los factores asociados al SB se relacionaron a la insatisfacción de los estudiantes con las estrategias de enseñanza y aprendizaje (OR = 2,93), que reprobaron alguna asignatura (OR = 5,50), pensaron en abandonar el curso (OR = 3,51) y que consideraron que esto era menos de lo que esperaban (OR = 2,42). Conclusión: la prevalencia de SB en estudiantes de ingeniería fue alta y asociada al proceso educativo, destacándose las variables insatisfacción con las estrategias de enseñanza y aprendizaje, reprobación, abandono y sentimiento sobre el curso.Research, Society and Development2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4234310.33448/rsd-v12i6.42343Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e27112642343Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e27112642343Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e271126423432525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42343/34251Copyright (c) 2023 Ivison Lima Dantas; Edméa Fontes de Oliva Costa; Enaldo Vieira de Melo; Jane de Jesus da Silveira Moreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Ivison Lima Costa, Edméa Fontes de Oliva Melo, Enaldo Vieira de Moreira, Jane de Jesus da Silveira 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42343Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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