O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cannavan, Priscila Moreno Sperling
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aoki, Roberta Nazario, Gomes, Roni Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39411
Resumo: Objetivo: Identificar as estratégias didáticas para o ensino de eletrocardiograma aos estudantes de curso de graduação em enfermagem Método: revisão integrativa de estudos atemporais publicados, na base de dados MEDLINE, Lilacs, Embase, Scopus, Cinahl e Web of Science. Realizou-se a busca em junho de 2022, utilizando-se descritores controlados contemplados nos Descritores em Ciências da Saúde. A análise foi construída a partir dos processos desta revisão. Resultados: caracterizaram-se 13 artigos originais quanto ao periódico, ano de publicação, delineamento metodológico, que foram categorizados em três grupos: 1-metodologia de ensino da interpretação do eletrocardiograma, 2-método de ensino da realização do eletrocardiograma e 3-desenvolvimento de material didático para ensino da interpretação do eletrocardiograma. Conclusão: considera-se que diante da complexidade do eletrocardiograma, o seu ensino deve envolver estratégias para promover qualificação do estudante visando à formação de profissionais capacitados na interpretação do eletrocardiograma. Suscita-se a necessidade de discutir e refletir sobre os modos de ensinar e aprender a interpretação do eletrocardiograma nos cursos de enfermagem.
id UNIFEI_5944d5dc207983d1a9480182e5217600
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39411
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa The teaching of electrocardiogram in higher education in nursing: integrative review La enseñanza del electrocardiograma en la educación superior en enfermería: revisión integrativaEnfermagemEducação em EnfermagemEducação SuperiorEletrocardiografiaRevisão.NursingNursing EducationEducation, HigherElectrocardiographyRevision.EnfermeríaEducación en EnfermeríaEducación universitariaElectrocardiografíaRevisión.Objetivo: Identificar as estratégias didáticas para o ensino de eletrocardiograma aos estudantes de curso de graduação em enfermagem Método: revisão integrativa de estudos atemporais publicados, na base de dados MEDLINE, Lilacs, Embase, Scopus, Cinahl e Web of Science. Realizou-se a busca em junho de 2022, utilizando-se descritores controlados contemplados nos Descritores em Ciências da Saúde. A análise foi construída a partir dos processos desta revisão. Resultados: caracterizaram-se 13 artigos originais quanto ao periódico, ano de publicação, delineamento metodológico, que foram categorizados em três grupos: 1-metodologia de ensino da interpretação do eletrocardiograma, 2-método de ensino da realização do eletrocardiograma e 3-desenvolvimento de material didático para ensino da interpretação do eletrocardiograma. Conclusão: considera-se que diante da complexidade do eletrocardiograma, o seu ensino deve envolver estratégias para promover qualificação do estudante visando à formação de profissionais capacitados na interpretação do eletrocardiograma. Suscita-se a necessidade de discutir e refletir sobre os modos de ensinar e aprender a interpretação do eletrocardiograma nos cursos de enfermagem.Objective: To identify didactic strategies for teaching electrocardiograms to undergraduate nursing students Method: integrative review of timeless studies published in the MEDLINE, Lilacs, Embase, Scopus, Cinahl and Web of Science databases. The search was carried out in June 2022, using controlled descriptors included in the Health Sciences Descriptors. The analysis was constructed from the processes of this review. Results: 13 original articles were characterized in terms of journal, year of publication, methodological design, which were categorized into three groups: 1-teaching methodology for electrocardiogram interpretation, 2-teaching method for performing electrocardiograms, and 3-development of didactic material for teaching electrocardiogram interpretation. Conclusion: it is considered that given the complexity of the electrocardiogram, its teaching should involve strategies to promote student qualification aimed at training professionals trained in the interpretation of the electrocardiogram. There is a need to discuss and reflect on the ways of teaching and learning the interpretation of the electrocardiogram in nursing courses.Objetivo: Identificar estrategias didácticas para la enseñanza de electrocardiogramas a estudiantes de pregrado en enfermería Método: revisión integradora de estudios atemporales publicados en las bases de datos MEDLINE, Lilacs, Embase, Scopus, Cinahl y Web of Science. La búsqueda se realizó en junio de 2022, utilizando descriptores controlados incluidos en los Descriptores de Ciencias de la Salud. El análisis se construyó a partir de los procesos de esta revisión. Resultados: se caracterizaron 13 artículos originales en cuanto a revista, año de publicación, diseño metodológico, los cuales fueron categorizados en tres grupos: 1-metodología de enseñanza para la interpretación de electrocardiogramas, 2-método de enseñanza para la realización de electrocardiogramas y 3-elaboración de material didáctico para enseñanza de la interpretación de electrocardiogramas. Conclusión: se considera que dada la complejidad del electrocardiograma, su enseñanza debe involucrar estrategias de promoción de la calificación de los estudiantes con el objetivo de formar profesionales capacitados en la interpretación del electrocardiograma. Existe la necesidad de discutir y reflexionar sobre las formas de enseñar y aprender la interpretación del electrocardiograma en los cursos de enfermería.Research, Society and Development2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3941110.33448/rsd-v12i1.39411Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e5012139411Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e5012139411Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e50121394112525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39411/32373Copyright (c) 2023 Priscila Moreno Sperling Cannavan; Roberta Nazario Aoki; Roni Daniel Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Cannavan, Priscila Moreno SperlingAoki, Roberta NazarioGomes, Roni Daniel2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39411Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa
The teaching of electrocardiogram in higher education in nursing: integrative review
La enseñanza del electrocardiograma en la educación superior en enfermería: revisión integrativa
title O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa
spellingShingle O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa
Cannavan, Priscila Moreno Sperling
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Eletrocardiografia
Revisão.
Nursing
Nursing Education
Education, Higher
Electrocardiography
Revision.
Enfermería
Educación en Enfermería
Educación universitaria
Electrocardiografía
Revisión.
title_short O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa
title_full O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa
title_fullStr O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa
title_full_unstemmed O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa
title_sort O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa
author Cannavan, Priscila Moreno Sperling
author_facet Cannavan, Priscila Moreno Sperling
Aoki, Roberta Nazario
Gomes, Roni Daniel
author_role author
author2 Aoki, Roberta Nazario
Gomes, Roni Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cannavan, Priscila Moreno Sperling
Aoki, Roberta Nazario
Gomes, Roni Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Eletrocardiografia
Revisão.
Nursing
Nursing Education
Education, Higher
Electrocardiography
Revision.
Enfermería
Educación en Enfermería
Educación universitaria
Electrocardiografía
Revisión.
topic Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Eletrocardiografia
Revisão.
Nursing
Nursing Education
Education, Higher
Electrocardiography
Revision.
Enfermería
Educación en Enfermería
Educación universitaria
Electrocardiografía
Revisión.
description Objetivo: Identificar as estratégias didáticas para o ensino de eletrocardiograma aos estudantes de curso de graduação em enfermagem Método: revisão integrativa de estudos atemporais publicados, na base de dados MEDLINE, Lilacs, Embase, Scopus, Cinahl e Web of Science. Realizou-se a busca em junho de 2022, utilizando-se descritores controlados contemplados nos Descritores em Ciências da Saúde. A análise foi construída a partir dos processos desta revisão. Resultados: caracterizaram-se 13 artigos originais quanto ao periódico, ano de publicação, delineamento metodológico, que foram categorizados em três grupos: 1-metodologia de ensino da interpretação do eletrocardiograma, 2-método de ensino da realização do eletrocardiograma e 3-desenvolvimento de material didático para ensino da interpretação do eletrocardiograma. Conclusão: considera-se que diante da complexidade do eletrocardiograma, o seu ensino deve envolver estratégias para promover qualificação do estudante visando à formação de profissionais capacitados na interpretação do eletrocardiograma. Suscita-se a necessidade de discutir e refletir sobre os modos de ensinar e aprender a interpretação do eletrocardiograma nos cursos de enfermagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39411
10.33448/rsd-v12i1.39411
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39411
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i1.39411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39411/32373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Priscila Moreno Sperling Cannavan; Roberta Nazario Aoki; Roni Daniel Gomes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Priscila Moreno Sperling Cannavan; Roberta Nazario Aoki; Roni Daniel Gomes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e5012139411
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e5012139411
Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e5012139411
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052615274528768