O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39411 |
Resumo: | Objetivo: Identificar as estratégias didáticas para o ensino de eletrocardiograma aos estudantes de curso de graduação em enfermagem Método: revisão integrativa de estudos atemporais publicados, na base de dados MEDLINE, Lilacs, Embase, Scopus, Cinahl e Web of Science. Realizou-se a busca em junho de 2022, utilizando-se descritores controlados contemplados nos Descritores em Ciências da Saúde. A análise foi construída a partir dos processos desta revisão. Resultados: caracterizaram-se 13 artigos originais quanto ao periódico, ano de publicação, delineamento metodológico, que foram categorizados em três grupos: 1-metodologia de ensino da interpretação do eletrocardiograma, 2-método de ensino da realização do eletrocardiograma e 3-desenvolvimento de material didático para ensino da interpretação do eletrocardiograma. Conclusão: considera-se que diante da complexidade do eletrocardiograma, o seu ensino deve envolver estratégias para promover qualificação do estudante visando à formação de profissionais capacitados na interpretação do eletrocardiograma. Suscita-se a necessidade de discutir e refletir sobre os modos de ensinar e aprender a interpretação do eletrocardiograma nos cursos de enfermagem. |
id |
UNIFEI_5944d5dc207983d1a9480182e5217600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39411 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa The teaching of electrocardiogram in higher education in nursing: integrative review La enseñanza del electrocardiograma en la educación superior en enfermería: revisión integrativaEnfermagemEducação em EnfermagemEducação SuperiorEletrocardiografiaRevisão.NursingNursing EducationEducation, HigherElectrocardiographyRevision.EnfermeríaEducación en EnfermeríaEducación universitariaElectrocardiografíaRevisión.Objetivo: Identificar as estratégias didáticas para o ensino de eletrocardiograma aos estudantes de curso de graduação em enfermagem Método: revisão integrativa de estudos atemporais publicados, na base de dados MEDLINE, Lilacs, Embase, Scopus, Cinahl e Web of Science. Realizou-se a busca em junho de 2022, utilizando-se descritores controlados contemplados nos Descritores em Ciências da Saúde. A análise foi construída a partir dos processos desta revisão. Resultados: caracterizaram-se 13 artigos originais quanto ao periódico, ano de publicação, delineamento metodológico, que foram categorizados em três grupos: 1-metodologia de ensino da interpretação do eletrocardiograma, 2-método de ensino da realização do eletrocardiograma e 3-desenvolvimento de material didático para ensino da interpretação do eletrocardiograma. Conclusão: considera-se que diante da complexidade do eletrocardiograma, o seu ensino deve envolver estratégias para promover qualificação do estudante visando à formação de profissionais capacitados na interpretação do eletrocardiograma. Suscita-se a necessidade de discutir e refletir sobre os modos de ensinar e aprender a interpretação do eletrocardiograma nos cursos de enfermagem.Objective: To identify didactic strategies for teaching electrocardiograms to undergraduate nursing students Method: integrative review of timeless studies published in the MEDLINE, Lilacs, Embase, Scopus, Cinahl and Web of Science databases. The search was carried out in June 2022, using controlled descriptors included in the Health Sciences Descriptors. The analysis was constructed from the processes of this review. Results: 13 original articles were characterized in terms of journal, year of publication, methodological design, which were categorized into three groups: 1-teaching methodology for electrocardiogram interpretation, 2-teaching method for performing electrocardiograms, and 3-development of didactic material for teaching electrocardiogram interpretation. Conclusion: it is considered that given the complexity of the electrocardiogram, its teaching should involve strategies to promote student qualification aimed at training professionals trained in the interpretation of the electrocardiogram. There is a need to discuss and reflect on the ways of teaching and learning the interpretation of the electrocardiogram in nursing courses.Objetivo: Identificar estrategias didácticas para la enseñanza de electrocardiogramas a estudiantes de pregrado en enfermería Método: revisión integradora de estudios atemporales publicados en las bases de datos MEDLINE, Lilacs, Embase, Scopus, Cinahl y Web of Science. La búsqueda se realizó en junio de 2022, utilizando descriptores controlados incluidos en los Descriptores de Ciencias de la Salud. El análisis se construyó a partir de los procesos de esta revisión. Resultados: se caracterizaron 13 artículos originales en cuanto a revista, año de publicación, diseño metodológico, los cuales fueron categorizados en tres grupos: 1-metodología de enseñanza para la interpretación de electrocardiogramas, 2-método de enseñanza para la realización de electrocardiogramas y 3-elaboración de material didáctico para enseñanza de la interpretación de electrocardiogramas. Conclusión: se considera que dada la complejidad del electrocardiograma, su enseñanza debe involucrar estrategias de promoción de la calificación de los estudiantes con el objetivo de formar profesionales capacitados en la interpretación del electrocardiograma. Existe la necesidad de discutir y reflexionar sobre las formas de enseñar y aprender la interpretación del electrocardiograma en los cursos de enfermería.Research, Society and Development2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3941110.33448/rsd-v12i1.39411Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e5012139411Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e5012139411Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e50121394112525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39411/32373Copyright (c) 2023 Priscila Moreno Sperling Cannavan; Roberta Nazario Aoki; Roni Daniel Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Cannavan, Priscila Moreno SperlingAoki, Roberta NazarioGomes, Roni Daniel2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39411Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa The teaching of electrocardiogram in higher education in nursing: integrative review La enseñanza del electrocardiograma en la educación superior en enfermería: revisión integrativa |
title |
O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa |
spellingShingle |
O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa Cannavan, Priscila Moreno Sperling Enfermagem Educação em Enfermagem Educação Superior Eletrocardiografia Revisão. Nursing Nursing Education Education, Higher Electrocardiography Revision. Enfermería Educación en Enfermería Educación universitaria Electrocardiografía Revisión. |
title_short |
O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa |
title_full |
O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa |
title_fullStr |
O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa |
title_sort |
O ensino do eletrocardiograma na educação superior em enfermagem: revisão integrativa |
author |
Cannavan, Priscila Moreno Sperling |
author_facet |
Cannavan, Priscila Moreno Sperling Aoki, Roberta Nazario Gomes, Roni Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Aoki, Roberta Nazario Gomes, Roni Daniel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cannavan, Priscila Moreno Sperling Aoki, Roberta Nazario Gomes, Roni Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em Enfermagem Educação Superior Eletrocardiografia Revisão. Nursing Nursing Education Education, Higher Electrocardiography Revision. Enfermería Educación en Enfermería Educación universitaria Electrocardiografía Revisión. |
topic |
Enfermagem Educação em Enfermagem Educação Superior Eletrocardiografia Revisão. Nursing Nursing Education Education, Higher Electrocardiography Revision. Enfermería Educación en Enfermería Educación universitaria Electrocardiografía Revisión. |
description |
Objetivo: Identificar as estratégias didáticas para o ensino de eletrocardiograma aos estudantes de curso de graduação em enfermagem Método: revisão integrativa de estudos atemporais publicados, na base de dados MEDLINE, Lilacs, Embase, Scopus, Cinahl e Web of Science. Realizou-se a busca em junho de 2022, utilizando-se descritores controlados contemplados nos Descritores em Ciências da Saúde. A análise foi construída a partir dos processos desta revisão. Resultados: caracterizaram-se 13 artigos originais quanto ao periódico, ano de publicação, delineamento metodológico, que foram categorizados em três grupos: 1-metodologia de ensino da interpretação do eletrocardiograma, 2-método de ensino da realização do eletrocardiograma e 3-desenvolvimento de material didático para ensino da interpretação do eletrocardiograma. Conclusão: considera-se que diante da complexidade do eletrocardiograma, o seu ensino deve envolver estratégias para promover qualificação do estudante visando à formação de profissionais capacitados na interpretação do eletrocardiograma. Suscita-se a necessidade de discutir e refletir sobre os modos de ensinar e aprender a interpretação do eletrocardiograma nos cursos de enfermagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39411 10.33448/rsd-v12i1.39411 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39411 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i1.39411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39411/32373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Priscila Moreno Sperling Cannavan; Roberta Nazario Aoki; Roni Daniel Gomes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Priscila Moreno Sperling Cannavan; Roberta Nazario Aoki; Roni Daniel Gomes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e5012139411 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e5012139411 Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e5012139411 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052615274528768 |