Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aleluia, Márcia Mirian Rosendo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Lucy Vieira da Silva, Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei, Comassetto, Isabel, Sena, Erika Maria Araujo Barbosa de, Medeiros, Mércia Lamenha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35326
Resumo: Objetivo: Identificar o conhecimento dos graduandos de enfermagem a respeito da segurança do paciente durante o Estágio Supervisionado em um hospital universitário. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 graduandos do curso de Enfermagem do 9º período, matriculados na disciplina “Estágio supervisionado em hospital geral e unidade básica de saúde 1”. As informações foram coletadas por meio de entrevistas guiadas por instrumento semiestruturado e analisadas de acordo com as fases propostas por Bardin (2011): 1. Pré-análise; 2. Exploração do material; 3. Tratamento dos resultados. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – Parecer nº 5.324.610. Resultados: Os graduandos, no início do estágio, possuíam conhecimento bem limitado sobre Segurança do Paciente, adquirido no decorrer do curso e em atividades extracurriculares, apresentando evolução significativa em relação ao assunto, no decorrer do estágio. Conclusão: As atividades desenvolvidas no estágio permitiram aos estudantes um maior discernimento quanto aos protocolos implementados no hospital e sua importância para a qualidade assistencial. A relevância do estudo e a contribuição científica esperada encontram-se na possibilidade de incorporação dos dados para o incremento na formação dos alunos, com os conhecimentos adquiridos sobre segurança do paciente, levando-os a intervir de maneira multidisciplinar, buscando a melhoria da qualidade da assistência.
id UNIFEI_6103ba0eb7dfda8d12fca0a8f93ed63c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35326
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitárioNursing students knowledge about patient safety in a university hospitalConocimiento de estudiantes de enfermaría sobre la seguridad del paciente en un hospital universitarioPatient SafetySecurity measuresTeachingHospital nursing serviceNursing students.Seguridad del PacienteMedidas de SeguridadEnseñanzaServicio de enfermería hospitalariaEstudiantes de enfermaría.Segurança do PacienteMedidas de SegurançaServiço Hospitalar de EnfermagemEnsinoEstudantes de enfermagem.Objetivo: Identificar o conhecimento dos graduandos de enfermagem a respeito da segurança do paciente durante o Estágio Supervisionado em um hospital universitário. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 graduandos do curso de Enfermagem do 9º período, matriculados na disciplina “Estágio supervisionado em hospital geral e unidade básica de saúde 1”. As informações foram coletadas por meio de entrevistas guiadas por instrumento semiestruturado e analisadas de acordo com as fases propostas por Bardin (2011): 1. Pré-análise; 2. Exploração do material; 3. Tratamento dos resultados. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – Parecer nº 5.324.610. Resultados: Os graduandos, no início do estágio, possuíam conhecimento bem limitado sobre Segurança do Paciente, adquirido no decorrer do curso e em atividades extracurriculares, apresentando evolução significativa em relação ao assunto, no decorrer do estágio. Conclusão: As atividades desenvolvidas no estágio permitiram aos estudantes um maior discernimento quanto aos protocolos implementados no hospital e sua importância para a qualidade assistencial. A relevância do estudo e a contribuição científica esperada encontram-se na possibilidade de incorporação dos dados para o incremento na formação dos alunos, com os conhecimentos adquiridos sobre segurança do paciente, levando-os a intervir de maneira multidisciplinar, buscando a melhoria da qualidade da assistência.Objective: To identify the know undergraduate's knowledge regarding patient safety during a supervised internship in a university hospital. Method: Exploratory, descriptive study of qualitative approach. 19 undergraduates from the nursing major’s 9° semester enrolled in the "Supervised internship in a general hospital and basic health units1. The information was collected from interviews guided by a semistructured instrument and analyzed according to the sentences proposed by Bardin (2011): 1. Pre-analysis; 2. Material exploration; 3. Results treatment. The study was approved by the Research Ethics Committee – Opinion No. 5.324.610. Results: The undergraduates, at the beginning of the internship, had very limited knowledge regarding patient safety, acquiring it during the discipline and extracurricular activities, presenting significant evolution relating to the subject along the internship. Conclusion: The activities developed during the period allowed the students a better judgment about the protocols implemented in the hospital and their importance to assistance quality. The study's relevance and scientific contribution are expected found in the possibility of incorporating the data to develop student qualifications with the acquired knowledge about patient safety leading them to act multidisciplinary, aiming for an improvement in assistance quality.Objetivo: Identificar el conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre la seguridad del paciente durante el Internado Supervisado en un hospital universitario. Método: Estudio exploratorio, descriptivo y con enfoque cualitativo. Participaron del estudio 19 graduandos de la carrera de Enfermería del 9º período, matriculados en la disciplina “Internado Supervisado en Hospital General y Unidad Básica de Salud 1. La información fue recolectada a través de entrevistas guiadas por instrumento semiestructurado y analizadas según las fases propuestas por Bardin (2011): 1. Pre-análisis; 2. Exploración del material; 3. Tratamiento de los resultados. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación – Dictamen nº 5.324.610. Resultados: Los estudiantes de grado, al inicio de la pasantía, tenían conocimientos muy limitados sobre Seguridad del Paciente, adquiridos durante el curso y en actividades extracurriculares, mostrando una evolución significativa en relación al tema durante la pasantía. Conclusión: Las actividades desarrolladas durante la pasantía permitieron a los estudiantes tener una mejor comprensión de los protocolos implementados en el hospital y su importancia para la calidad de la atención. La relevancia del estudio y el aporte científico esperado radica en la posibilidad de incorporar datos para incrementar la formación de los estudiantes con los conocimientos adquiridos sobre seguridad del paciente, llevándolos a intervenir de forma multidisciplinar, buscando mejorar la calidad de la atención.Research, Society and Development2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3532610.33448/rsd-v11i13.35326Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e229111335326Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e229111335326Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e2291113353262525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35326/29650Copyright (c) 2022 Márcia Mirian Rosendo Aleluia; Lucy Vieira da Silva Lima; Andrea Marques Vanderlei Fregadolli; Isabel Comassetto; Erika Maria Araujo Barbosa de Sena; Mércia Lamenha Medeiroshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAleluia, Márcia Mirian RosendoLima, Lucy Vieira da SilvaFregadolli, Andrea Marques VanderleiComassetto, IsabelSena, Erika Maria Araujo Barbosa deMedeiros, Mércia Lamenha2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35326Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:17.028126Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário
Nursing students knowledge about patient safety in a university hospital
Conocimiento de estudiantes de enfermaría sobre la seguridad del paciente en un hospital universitario
title Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário
spellingShingle Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário
Aleluia, Márcia Mirian Rosendo
Patient Safety
Security measures
Teaching
Hospital nursing service
Nursing students.
Seguridad del Paciente
Medidas de Seguridad
Enseñanza
Servicio de enfermería hospitalaria
Estudiantes de enfermaría.
Segurança do Paciente
Medidas de Segurança
Serviço Hospitalar de Enfermagem
Ensino
Estudantes de enfermagem.
title_short Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário
title_full Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário
title_fullStr Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário
title_full_unstemmed Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário
title_sort Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário
author Aleluia, Márcia Mirian Rosendo
author_facet Aleluia, Márcia Mirian Rosendo
Lima, Lucy Vieira da Silva
Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei
Comassetto, Isabel
Sena, Erika Maria Araujo Barbosa de
Medeiros, Mércia Lamenha
author_role author
author2 Lima, Lucy Vieira da Silva
Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei
Comassetto, Isabel
Sena, Erika Maria Araujo Barbosa de
Medeiros, Mércia Lamenha
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aleluia, Márcia Mirian Rosendo
Lima, Lucy Vieira da Silva
Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei
Comassetto, Isabel
Sena, Erika Maria Araujo Barbosa de
Medeiros, Mércia Lamenha
dc.subject.por.fl_str_mv Patient Safety
Security measures
Teaching
Hospital nursing service
Nursing students.
Seguridad del Paciente
Medidas de Seguridad
Enseñanza
Servicio de enfermería hospitalaria
Estudiantes de enfermaría.
Segurança do Paciente
Medidas de Segurança
Serviço Hospitalar de Enfermagem
Ensino
Estudantes de enfermagem.
topic Patient Safety
Security measures
Teaching
Hospital nursing service
Nursing students.
Seguridad del Paciente
Medidas de Seguridad
Enseñanza
Servicio de enfermería hospitalaria
Estudiantes de enfermaría.
Segurança do Paciente
Medidas de Segurança
Serviço Hospitalar de Enfermagem
Ensino
Estudantes de enfermagem.
description Objetivo: Identificar o conhecimento dos graduandos de enfermagem a respeito da segurança do paciente durante o Estágio Supervisionado em um hospital universitário. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 graduandos do curso de Enfermagem do 9º período, matriculados na disciplina “Estágio supervisionado em hospital geral e unidade básica de saúde 1”. As informações foram coletadas por meio de entrevistas guiadas por instrumento semiestruturado e analisadas de acordo com as fases propostas por Bardin (2011): 1. Pré-análise; 2. Exploração do material; 3. Tratamento dos resultados. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – Parecer nº 5.324.610. Resultados: Os graduandos, no início do estágio, possuíam conhecimento bem limitado sobre Segurança do Paciente, adquirido no decorrer do curso e em atividades extracurriculares, apresentando evolução significativa em relação ao assunto, no decorrer do estágio. Conclusão: As atividades desenvolvidas no estágio permitiram aos estudantes um maior discernimento quanto aos protocolos implementados no hospital e sua importância para a qualidade assistencial. A relevância do estudo e a contribuição científica esperada encontram-se na possibilidade de incorporação dos dados para o incremento na formação dos alunos, com os conhecimentos adquiridos sobre segurança do paciente, levando-os a intervir de maneira multidisciplinar, buscando a melhoria da qualidade da assistência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35326
10.33448/rsd-v11i13.35326
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35326
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i13.35326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35326/29650
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e229111335326
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e229111335326
Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e229111335326
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052827587051520