Tecnologias de assistência na educação em saúde da juventude surda: reflexões necessárias
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37989 |
Resumo: | O acesso à educação encontra-se positivado na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, na condição de direito de todos e dever do Estado e da família. Todavia, muito embora se tenha a garantia deste direito em termos constitucionais, as ferramentas destinadas à sua concretização merecem atenção, notadamente no que concerne as especificidades subjetivas sociais. Nesse ínterim, objetiva-se refletir sobre as possibilidades tecnológicas de assistência na educação em saúde da juventude surda, em uma perspectiva integrada, considerando as barreiras inerentes a esse público. A metodologia foi de natureza qualitativa, a partir do método da revisão da literatura com o aporte da pesquisa bibliográfica e exploratória e, para as análises das informações extraídas de leituras realizadas em artigos que dialogavam o tema em questão. Buscou-se apoio ao método da análise de conteúdo. Decerto, constata-se que o manejo de tecnologias dinamiza e auxilia o processo de ensino-aprendizagem, cuja premissa reside em aprimorar o desenvolvimento humano, minorando e eliminando os obstáculos de pessoas com deficiências. |
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Tecnologias de assistência na educação em saúde da juventude surda: reflexões necessárias Assistance technologies in the health education of deaf youth: necessary reflectionsTecnologías asistenciales en la educación en salud de jóvenes sordos: reflexiones necesariasTechnologiesHealthEducationDeaf youthTeaching-learning.Educación FísicaEscuelaFormaciónLuchas.TecnologiasSaúdeEducaçãoJuventude surdaEnsino-aprendizagem.O acesso à educação encontra-se positivado na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, na condição de direito de todos e dever do Estado e da família. Todavia, muito embora se tenha a garantia deste direito em termos constitucionais, as ferramentas destinadas à sua concretização merecem atenção, notadamente no que concerne as especificidades subjetivas sociais. Nesse ínterim, objetiva-se refletir sobre as possibilidades tecnológicas de assistência na educação em saúde da juventude surda, em uma perspectiva integrada, considerando as barreiras inerentes a esse público. A metodologia foi de natureza qualitativa, a partir do método da revisão da literatura com o aporte da pesquisa bibliográfica e exploratória e, para as análises das informações extraídas de leituras realizadas em artigos que dialogavam o tema em questão. Buscou-se apoio ao método da análise de conteúdo. Decerto, constata-se que o manejo de tecnologias dinamiza e auxilia o processo de ensino-aprendizagem, cuja premissa reside em aprimorar o desenvolvimento humano, minorando e eliminando os obstáculos de pessoas com deficiências. Access to education is established in the Constitution of the Federative Republic of Brazil, of 1988, as a right for all and a duty of the State and the family. However, even though this right is guaranteed in constitutional terms, the tools for its implementation deserve attention, notably with regard to social subjective specifics. In the meantime, the objective is to reflect on the technological possibilities of assistance in health education for deaf youth, in an integrated perspective, considering the barriers inherent to this public. The methodology was qualitative in nature, based on the method of literature review with the contribution of bibliographic and exploratory research, and for the analysis of information extracted from readings carried out in articles that discussed the topic in question. Support was sought for the content analysis method. Certainly, it appears that the management of technologies dynamizes and helps the teaching-learning process, whose premise lies in improving educational development, reducing and eliminating obstacles for students with disabilities.El acceso a la educación está establecido en la Constitución de la República Federativa de Brasil, de 1988, como un derecho de todos y un deber del Estado y de la familia. Sin embargo, si bien este derecho está garantizado en términos constitucionales, las herramientas para su implementación merecen atención, especialmente en lo que respecta a las especificidades subjetivas sociales. Mientras tanto, el objetivo es reflexionar sobre las posibilidades tecnológicas de asistencia en educación en salud para jóvenes sordos, en una perspectiva integrada, considerando las barreras inherentes a este público. La metodología fue de carácter cualitativo, basada en el método de revisión de literatura con aporte de investigación bibliográfica y exploratoria, y para el análisis de informaciones extraídas de lecturas realizadas en artículos que discutían el tema en cuestión. Se buscó apoyo para el método de análisis de contenido. Ciertamente, parece que el manejo de las tecnologías dinamiza y ayuda el proceso de enseñanza-aprendizaje, cuya premisa radica en mejorar el desarrollo educativo, reduciendo y eliminando obstáculos para los estudiantes con discapacidad.Research, Society and Development2022-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3798910.33448/rsd-v11i16.37989Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e200111637989Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e200111637989Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e2001116379892525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37989/32010Copyright (c) 2022 Edine Dias Pimentel Gomes; Raimundo Augusto Martins Torres; Maria Petrília Rocha Fernandes; Karlla da Conceição Bezerra Veras; Joara Maria Linhares Torquato Freire ; Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa; Kelly Alves de Almeida Furtado; Josiane Lima Mendes; Nayara Machado Melo Ponte ; Breno da Silva Albanohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Edine Dias PimentelTorres, Raimundo Augusto MartinsFernandes, Maria Petrília RochaVeras, Karlla da Conceição BezerraFreire , Joara Maria Linhares Torquato Costa, Vitória Régia Feitosa Gonçalves Furtado, Kelly Alves de Almeida Mendes, Josiane LimaPonte , Nayara Machado MeloAlbano, Breno da Silva2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37989Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:55.862993Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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