Percepção acadêmica das situações problemas utilizadas na graduação em fisioterapia no interior da Amazônia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37832 |
Resumo: | Objetivo: avaliar a percepção dos discentes em relação aos problemas utilizados no eixo tutorial do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado por meio de um questionário aplicado aos acadêmicos de Fisioterapia que vivenciaram a ABP. A pesquisa teve como cenário a Universidade do Estado do Pará - UEPA. Os resultados obtidos no questionário foram digitalizados, tabulados e consolidados no programa Microsoft Excel, onde foram feitas tabelas de frequência das variáveis categóricas (respostas das questões), com os valores de frequência absoluta (n) e percentual (%). Posteriormente, foi realizada a análise de cada afirmativa (Q) em relação as médias obtidas, a maioria das afirmativas deveria alcançar média igual ou acima de 80% (médias positivas). Resultados e discussão: o percentual geral de concordância dos participantes foi de 86%, referente aos valores de CT e CP, demonstrando que o nível de satisfação dos discentes é satisfatório para a estrutura dos problemas. Considerações finais: Os participantes deste estudo demonstraram que os problemas do eixo tutoria estão sendo formulados de acordo com o que está preconizado na literatura, demonstrando que a metodologia da ABP, no curso de Fisioterapia da UEPA, atinge um nível satisfatório. |
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Percepção acadêmica das situações problemas utilizadas na graduação em fisioterapia no interior da Amazônia Academic perception of problem situations used in graduation in physiotherapy in the middle Amazon Percepción académica de situaciones problemas utilizadas en graduación en fisioterapia en la Amazonia mediaProblem based learningHealth educationHigher education.Aprendizaje basado en problemasEducacion para la saludEnseñanza superior.Aprendizagem baseada em problemasEducaçao em saudeEnsino superior.Objetivo: avaliar a percepção dos discentes em relação aos problemas utilizados no eixo tutorial do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado por meio de um questionário aplicado aos acadêmicos de Fisioterapia que vivenciaram a ABP. A pesquisa teve como cenário a Universidade do Estado do Pará - UEPA. Os resultados obtidos no questionário foram digitalizados, tabulados e consolidados no programa Microsoft Excel, onde foram feitas tabelas de frequência das variáveis categóricas (respostas das questões), com os valores de frequência absoluta (n) e percentual (%). Posteriormente, foi realizada a análise de cada afirmativa (Q) em relação as médias obtidas, a maioria das afirmativas deveria alcançar média igual ou acima de 80% (médias positivas). Resultados e discussão: o percentual geral de concordância dos participantes foi de 86%, referente aos valores de CT e CP, demonstrando que o nível de satisfação dos discentes é satisfatório para a estrutura dos problemas. Considerações finais: Os participantes deste estudo demonstraram que os problemas do eixo tutoria estão sendo formulados de acordo com o que está preconizado na literatura, demonstrando que a metodologia da ABP, no curso de Fisioterapia da UEPA, atinge um nível satisfatório.Objective: to evaluate the students' perception of the problems used in the tutorial axis of the Physiotherapy course at the Universidade do Estado do Pará. Method: This is a descriptive study, with a quantitative approach, carried out through a questionnaire applied to Physiotherapy students who experienced PBL. The research took place at the University of the State of Pará - UEPA. The results obtained in the questionnaire were digitized, tabulated and consolidated in the Microsoft Excel program, where frequency tables of the categorical variables (answers to the questions) were made, with the values of absolute frequency (n) and percentage (%). Subsequently, the analysis of each statement (Q) was performed in relation to the averages obtained, most of the statements should reach an average equal to or above 80% (positive averages). Results and discussion: the general percentage of agreement of the participants was of 86%, referring to the values of CT and CP, demonstrating that the level of satisfaction of the students is satisfactory for the structure of the problems. Final considerations: The participants of this study demonstrated that the problems of the tutoring axis are being formulated according to what is recommended in the literature, demonstrating that the PBL methodology, in the Physiotherapy course at UEPA, reaches a satisfactory level.Objetivo: evaluar la percepción de los estudiantes sobre los problemas utilizados en el eje tutorial del curso de Fisioterapia de la Universidade do Estado do Pará. Método: Se trata de un estudio descriptivo, con abordaje cuantitativo, realizado a través de un cuestionario aplicado a estudiantes de Fisioterapia que experimentaron ABP. La investigación tuvo lugar en la Universidad del Estado de Pará - UEPA. Los resultados obtenidos en el cuestionario fueron digitalizados, tabulados y consolidados en el programa Microsoft Excel, donde se realizaron tablas de frecuencia de las variables categóricas (respuestas a las preguntas), con los valores de frecuencia absoluta (n) y porcentaje (%). Posteriormente, se realizó el análisis de cada enunciado (Q) en relación a los promedios obtenidos, la mayoría de los enunciados deben alcanzar un promedio igual o superior al 80% (promedios positivos). Resultados y discusión: el porcentaje general de acuerdo de los participantes fue del 86%, referente a los valores de CT y CP, demostrando que el nivel de satisfacción de los estudiantes es satisfactorio para la estructura de los problemas. Consideraciones finales: Los participantes de este estudio demostraron que los problemas del eje tutoría están siendo formulados de acuerdo a lo recomendado en la literatura, demostrando que la metodología ABP, en el curso de Fisioterapia de la UEPA, alcanza un nivel satisfactorio.Research, Society and Development2022-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3783210.33448/rsd-v11i16.37832Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e66111637832Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e66111637832Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e661116378322525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37832/31411Copyright (c) 2022 Flávia Hortência Gomes de Oliveira; Maylane de Sousa Lobato; Wanderson Augusto Oliveira de Almeida; Edna Ferreira Coelho Galvãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Flávia Hortência Gomes deLobato, Maylane de SousaAlmeida, Wanderson Augusto Oliveira deGalvão, Edna Ferreira Coelho 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37832Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:50.741477Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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