Fatores estressores no ambiente acadêmico e contribuições de um programa no enfrentamento às situações de vulnerabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37918 |
Resumo: | Objetivo: identificar fatores estressores no ambiente acadêmico e analisar as contribuições de um Programa de Extensão cuja finalidade foi auxiliar no enfrentamento às situações de vulnerabilidade dos estudantes. Método: trata-se de um estudo quantitativo, transversal e descritivo, com uma amostra de 177 estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). A coleta foi realizada por meio do Formulário Google, constituído por três partes: 1) Perfil sociodemográfico; 2) Fatores de estresse no ambiente universitário e; 3) Contribuições do Programa de Extensão UNIFAL Sem Estresse (PULSE) para o enfrentamento às situações de vulnerabilidade dos universitários. Resultados: a maioria (77,4%) dos respondentes possuía idade entre 18 a 24 anos e era do sexo feminino (80%). Identificou-se fontes de estresse para os estudantes, a saber: métodos de avaliação acadêmica, procrastinação em relação aos estudos, grade curricular cheia, adaptação ao novo ambiente acadêmico, dificuldades de aprendizagem, problemas de relacionamento entre docente e discente e entre colegas. Estatisticamente foi possível identificar que a contribuição da participação nas atividades do PULSE, no quesito bem-estar físico, foi maior entre as mulheres do que entre os homens. Conclusão: na perspectiva de oferecer estratégias de promoção à saúde e apoio pedagógico, conclui-se, com esse estudo, que o PULSE trouxe contribuições significativas para o enfrentamento do estresse, para a amenização dos sintomas de ansiedade e depressão, para o desenvolvimento acadêmico e cultural, melhoria do bem-estar físico e emocional, apoio pedagógico, bem como, oportunidades para a integração dos estudantes ao ambiente universitário. |
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Fatores estressores no ambiente acadêmico e contribuições de um programa no enfrentamento às situações de vulnerabilidade Stressing factors in the academic environment and contributions of a program in addressing situations of vulnerabilityFactores de estrés en el ambiente académico y contribuciones de un programa en el abordaje de situaciones de vulnerabilidadMental healthStudentsSocial integrationStudent health services.Salud mentalEstudiantesIntegración socialServicios de salud para estudiantes.Saúde mentalEstudantesIntegração socialServiços de saúde para estudantes.Objetivo: identificar fatores estressores no ambiente acadêmico e analisar as contribuições de um Programa de Extensão cuja finalidade foi auxiliar no enfrentamento às situações de vulnerabilidade dos estudantes. Método: trata-se de um estudo quantitativo, transversal e descritivo, com uma amostra de 177 estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). A coleta foi realizada por meio do Formulário Google, constituído por três partes: 1) Perfil sociodemográfico; 2) Fatores de estresse no ambiente universitário e; 3) Contribuições do Programa de Extensão UNIFAL Sem Estresse (PULSE) para o enfrentamento às situações de vulnerabilidade dos universitários. Resultados: a maioria (77,4%) dos respondentes possuía idade entre 18 a 24 anos e era do sexo feminino (80%). Identificou-se fontes de estresse para os estudantes, a saber: métodos de avaliação acadêmica, procrastinação em relação aos estudos, grade curricular cheia, adaptação ao novo ambiente acadêmico, dificuldades de aprendizagem, problemas de relacionamento entre docente e discente e entre colegas. Estatisticamente foi possível identificar que a contribuição da participação nas atividades do PULSE, no quesito bem-estar físico, foi maior entre as mulheres do que entre os homens. Conclusão: na perspectiva de oferecer estratégias de promoção à saúde e apoio pedagógico, conclui-se, com esse estudo, que o PULSE trouxe contribuições significativas para o enfrentamento do estresse, para a amenização dos sintomas de ansiedade e depressão, para o desenvolvimento acadêmico e cultural, melhoria do bem-estar físico e emocional, apoio pedagógico, bem como, oportunidades para a integração dos estudantes ao ambiente universitário.Objective: to identify stressors in the academic environment and to analyze the contributions of an Extension Program whose purpose was to help students face situations of vulnerability. Method: this is a quantitative, cross-sectional and descriptive study with a sample of 177 undergraduate students at the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG). Data collection was performed using the Google Form, consisting of three parts: 1) Sociodemographic profile; 2) Stress factors in the university environment and; 3) Contributions of the UNIFAL Sem Estresse Extension Program (PULSE) to face the situations of vulnerability of university students. Results: the majority (77.4%) of the respondents were between 18 and 24 years old and were female (80%). Sources of stress for students were identified, namely: academic assessment methods, procrastination in relation to studies, full curriculum, adaptation to the new academic environment, learning difficulties, relationship problems between professor and student and between colleagues. Statistically, it was possible to identify that the contribution of participation in PULSE activities, in terms of physical well-being, was greater among women than among men. Conclusion: from the perspective of offering health promotion strategies and pedagogical support, it is concluded, with this study, that PULSE has brought significant contributions to coping with stress, to the alleviation of symptoms of anxiety and depression, to academic and cultural development, improvement of physical and emotional well-being, pedagogical support, as well as opportunities for the integration of students into the university environment.Objetivo: identificar estresores en el ambiente académico y analizar los aportes de un Programa de Extensión cuyo propósito fue ayudar a los estudiantes a enfrentar situaciones de vulnerabilidad. Método: se trata de un estudio cuantitativo, transversal y descriptivo con una muestra de 177 estudiantes de pregrado de la Universidad Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). La recolección de datos se realizó mediante el Formulario de Google, que consta de tres partes: 1) Perfil sociodemográfico; 2) Factores de estrés en el ambiente universitario y; 3) Aportes del Programa de Extensión Sem Estrese (PULSE) de la UNIFAL para enfrentar las situaciones de vulnerabilidad de los estudiantes universitarios. Resultados: la mayoría (77,4%) de los encuestados tenían entre 18 y 24 años y eran mujeres (80%). Se identificaron fuentes de estrés para los estudiantes, a saber: métodos de evaluación académica, procrastinación en relación a los estudios, currículo completo, adaptación al nuevo ambiente académico, dificultades de aprendizaje, problemas de relación entre profesor y estudiante y entre colegas. Estadísticamente, fue posible identificar que la contribución de la participación en las actividades de PULSE, en términos de bienestar físico, fue mayor entre las mujeres que entre los hombres. Conclusión: desde la perspectiva de ofrecer estrategias de promoción de la salud y apoyo pedagógico, se concluye, con este estudio, que PULSE ha traído contribuciones significativas al enfrentamiento del estrés, al alivio de los síntomas de ansiedad y depresión, al desarrollo académico y cultural, al mejoramiento del estado físico y bienestar emocional, apoyo pedagógico, así como oportunidades para la integración de los estudiantes al entorno universitario.Research, Society and Development2022-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3791810.33448/rsd-v11i16.37918Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e332111637918Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e332111637918Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3321116379182525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37918/31699Copyright (c) 2022 Suellen Andrade Pereira; Fernanda Manzini Pinto; Luciene Resende Gonçalves; Deive Ciro de Oliveira; Michelle Cristine da Silva Toti; Lucélia Terra Chini; Crislaine Luisa Araújo; Vânia Regina Bressanhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Suellen Andrade Pinto, Fernanda Manzini Gonçalves, Luciene Resende Oliveira, Deive Ciro de Toti, Michelle Cristine da Silva Chini, Lucélia Terra Araújo, Crislaine Luisa Bressan, Vânia Regina 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37918Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:53.551696Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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