Importância do ensino do acolhimento para estudantes de Odontologia desde o primeiro paciente na clínica odontológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44186 |
Resumo: | O presente relato de experiência tem por objetivo discutir o acolhimento como uma ferramenta necessária ao ensino de odontologia, priorizando a construção de uma relação de confiança no manejo das acadêmicas no referido curso que pela primeira vez estão recebendo pacientes na clínica de semiologia da universidade. Durante a consulta de semiologia foi possível perceber que a paciente demonstrava sinais de ansiedade e, de certa forma, mostrava-se temerosa de não conseguir o que estava em busca: o orçamento da prótese removível total a ser paga por sua filha. A escuta ativa e a observação do comportamento da paciente pelas acadêmicas de odontologia foram fundamentais para que a consulta pudesse se desenvolver de forma acolhedora, chegando ao seu final com a paciente mais tranquila e mais aberta à escuta acerca de suas necessidades de saúde. Em relação às acadêmicas, puderam perceber que o acolhimento foi fundamental para que a consulta se desenvolvesse de forma empática, chegando a um final satisfatório para ambas as partes envolvidas: paciente e acadêmicas. Pode ser concluído que o acolhimento, com o emprego da escuta ativa, gerando o diálogo proveniente da aplicação de atitude empática por meio das acadêmicas de odontologia sendo capaz de modificar a atitude inicial de medo e insegurança da paciente em atitude de colaboração permite dizer que há a necessidade de se investir no ensino das boas práticas ligadas à relação entre dentista e paciente. |
id |
UNIFEI_962d28b22227082e159c7e6480721752 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44186 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância do ensino do acolhimento para estudantes de Odontologia desde o primeiro paciente na clínica odontológicaImportance of teaching user embracement to Dentistry students from the first patient in the dental clinicImportancia de enseñar la bienvenida a los estudiantes de Odontología desde el primer paciente en la clínica dentalAcolhimentoFormação de recursos humanosEnsinoOdontologia.RecepciónEducación dentalFormación de recursos humanosOdontología.TeachingUser embracementHuman resources trainingDentistry.O presente relato de experiência tem por objetivo discutir o acolhimento como uma ferramenta necessária ao ensino de odontologia, priorizando a construção de uma relação de confiança no manejo das acadêmicas no referido curso que pela primeira vez estão recebendo pacientes na clínica de semiologia da universidade. Durante a consulta de semiologia foi possível perceber que a paciente demonstrava sinais de ansiedade e, de certa forma, mostrava-se temerosa de não conseguir o que estava em busca: o orçamento da prótese removível total a ser paga por sua filha. A escuta ativa e a observação do comportamento da paciente pelas acadêmicas de odontologia foram fundamentais para que a consulta pudesse se desenvolver de forma acolhedora, chegando ao seu final com a paciente mais tranquila e mais aberta à escuta acerca de suas necessidades de saúde. Em relação às acadêmicas, puderam perceber que o acolhimento foi fundamental para que a consulta se desenvolvesse de forma empática, chegando a um final satisfatório para ambas as partes envolvidas: paciente e acadêmicas. Pode ser concluído que o acolhimento, com o emprego da escuta ativa, gerando o diálogo proveniente da aplicação de atitude empática por meio das acadêmicas de odontologia sendo capaz de modificar a atitude inicial de medo e insegurança da paciente em atitude de colaboração permite dizer que há a necessidade de se investir no ensino das boas práticas ligadas à relação entre dentista e paciente.Este relato de experiencia tiene como objetivo discutir la acogida como herramienta necesaria para la enseñanza de la odontología, priorizando la construcción de una relación de confianza en la gestión de los estudiantes del mencionado curso que, por primera vez, reciben pacientes en la clínica de semiología de la universidad. Durante la consulta de semiología se pudo notar que la paciente presentaba signos de ansiedad y, en cierto modo, tenía miedo de no conseguir lo que buscaba: la cotización de la prótesis completa removible que pagaría su hija. La escucha activa y la observación del comportamiento del paciente por parte de los estudiantes de odontología fueron fundamentales para que la consulta se desarrollara de manera acogedora, llegando al final con la paciente más tranquila y abierta a escuchar sus necesidades de salud. En relación con los académicos, pudieron ver que la acogida fue fundamental para que la consulta se desarrollara de manera empática, llegando a un final satisfactorio para ambas partes involucradas: paciente y académicos. Se puede concluir que la recepción, con el uso de la escucha activa, generando un diálogo resultante de la aplicación de una actitud empática por parte de los estudiantes de odontología, logrando modificar la actitud inicial de miedo e inseguridad del paciente en una actitud de colaboración, nos permite decir que es necesario invertir en la enseñanza de buenas prácticas vinculadas a la relación entre dentista y paciente.This experience report aims to discuss user embracement as a necessary tool for teaching dentistry, prioritizing the construction of a relationship of trust in the management of students in the aforementioned course who, for the first time, are receiving patients at the university's semiology clinic. During the semiology consultation, it was possible to notice that the patient showed signs of anxiety and, in a way, was afraid of not getting what she was looking for: the budget for the complete removable prosthesis to be paid for by her daughter. Active listening and observation of the patient's behavior by the dental students were fundamental so that the consultation could develop in a user embracement manner, reaching its end with the patient calmer and more open to listening to her health needs. In relation to the academics, they were able to see that the user embracement was fundamental for the consultation to develop in an empathetic way, reaching a satisfactory end for both parties involved: patient and academics. It can be concluded that user embracement, with the use of active listening, generating dialogue resulting from the application of an empathetic attitude through dental students, being able to modify the patient's initial attitude of fear and insecurity into an attitude of collaboration, allows us to say that there is the need to invest in teaching good practices linked to the relationship between dentist and patient.Research, Society and Development2023-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4418610.33448/rsd-v12i13.44186Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e62121344186Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e62121344186Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e621213441862525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44186/35458Copyright (c) 2023 Fernanda Seara; Lorraine Araujo; Ana Luiza Borges Lugarinho; Diego de Andrade Teixeira ; José Massao Miasato; Leila Chevitaresehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeara, FernandaAraujo, LorraineLugarinho, Ana Luiza Borges Teixeira , Diego de Andrade Miasato, José Massao Chevitarese, Leila2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44186Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância do ensino do acolhimento para estudantes de Odontologia desde o primeiro paciente na clínica odontológica Importance of teaching user embracement to Dentistry students from the first patient in the dental clinic Importancia de enseñar la bienvenida a los estudiantes de Odontología desde el primer paciente en la clínica dental |
title |
Importância do ensino do acolhimento para estudantes de Odontologia desde o primeiro paciente na clínica odontológica |
spellingShingle |
Importância do ensino do acolhimento para estudantes de Odontologia desde o primeiro paciente na clínica odontológica Seara, Fernanda Acolhimento Formação de recursos humanos Ensino Odontologia. Recepción Educación dental Formación de recursos humanos Odontología. Teaching User embracement Human resources training Dentistry. |
title_short |
Importância do ensino do acolhimento para estudantes de Odontologia desde o primeiro paciente na clínica odontológica |
title_full |
Importância do ensino do acolhimento para estudantes de Odontologia desde o primeiro paciente na clínica odontológica |
title_fullStr |
Importância do ensino do acolhimento para estudantes de Odontologia desde o primeiro paciente na clínica odontológica |
title_full_unstemmed |
Importância do ensino do acolhimento para estudantes de Odontologia desde o primeiro paciente na clínica odontológica |
title_sort |
Importância do ensino do acolhimento para estudantes de Odontologia desde o primeiro paciente na clínica odontológica |
author |
Seara, Fernanda |
author_facet |
Seara, Fernanda Araujo, Lorraine Lugarinho, Ana Luiza Borges Teixeira , Diego de Andrade Miasato, José Massao Chevitarese, Leila |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Lorraine Lugarinho, Ana Luiza Borges Teixeira , Diego de Andrade Miasato, José Massao Chevitarese, Leila |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seara, Fernanda Araujo, Lorraine Lugarinho, Ana Luiza Borges Teixeira , Diego de Andrade Miasato, José Massao Chevitarese, Leila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acolhimento Formação de recursos humanos Ensino Odontologia. Recepción Educación dental Formación de recursos humanos Odontología. Teaching User embracement Human resources training Dentistry. |
topic |
Acolhimento Formação de recursos humanos Ensino Odontologia. Recepción Educación dental Formación de recursos humanos Odontología. Teaching User embracement Human resources training Dentistry. |
description |
O presente relato de experiência tem por objetivo discutir o acolhimento como uma ferramenta necessária ao ensino de odontologia, priorizando a construção de uma relação de confiança no manejo das acadêmicas no referido curso que pela primeira vez estão recebendo pacientes na clínica de semiologia da universidade. Durante a consulta de semiologia foi possível perceber que a paciente demonstrava sinais de ansiedade e, de certa forma, mostrava-se temerosa de não conseguir o que estava em busca: o orçamento da prótese removível total a ser paga por sua filha. A escuta ativa e a observação do comportamento da paciente pelas acadêmicas de odontologia foram fundamentais para que a consulta pudesse se desenvolver de forma acolhedora, chegando ao seu final com a paciente mais tranquila e mais aberta à escuta acerca de suas necessidades de saúde. Em relação às acadêmicas, puderam perceber que o acolhimento foi fundamental para que a consulta se desenvolvesse de forma empática, chegando a um final satisfatório para ambas as partes envolvidas: paciente e acadêmicas. Pode ser concluído que o acolhimento, com o emprego da escuta ativa, gerando o diálogo proveniente da aplicação de atitude empática por meio das acadêmicas de odontologia sendo capaz de modificar a atitude inicial de medo e insegurança da paciente em atitude de colaboração permite dizer que há a necessidade de se investir no ensino das boas práticas ligadas à relação entre dentista e paciente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44186 10.33448/rsd-v12i13.44186 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44186 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i13.44186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44186/35458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e62121344186 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e62121344186 Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e62121344186 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052634664796160 |