Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães , Thaysa Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares , Gabriela Borges, Coelho, Beatriz Lima, Sangreman, Nayze Lucena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42899
Resumo: Por conta da alta transmissibilidade do coronavírus, nações inteiras adotaram medidas de confinamento social com profundos impactos socioeconômicos mundiais e enormes prejuízos à educação médica, que por muitos anos se mostrava unidirecional. Com isso surgiram várias limitações quanto ao ensino, especialmente o ensino médico, pois a frequência de estudantes de medicina em hospitais e departamentos relacionados à saúde faz com que estes tenham maior risco em adquirir a doença e possam se tornar potenciais vetores sintomáticos ou assintomáticos. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, oferece muitas vantagens neste momento, pois além de apresentar um bom custo-benefício possibilitam o isolamento social minimizando as perdas educacionais. Desenvolver um aplicativo que visa facilitar o processo de ensino aprendizagem de clínica cirúrgica básica para acadêmicos de medicina. O estudo foi desenvolvido no período de abril a novembro de 2021, onde seguiram as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e avaliação, obedecendo cronologicamente essas fases com base no referencial de Galvis-Panqueva. O Instrumental Med foi desenvolvido para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em clínica cirúrgica, utilizamos os conteúdos ministrados da disciplina para o desenvolvimento de um software capaz de contribuir e agregar para o estudo individual de alunos do ciclo clínico do curso de medicina, por meio de atividades ativas que estimulem o aprendizado. Acreditamos que o uso de tecnologia possa contribuir positivamente no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, desta forma reinventando as formas de estudo já existentes e consequentemente contribuindo na sua motivação.
id UNIFEI_ae504a6887b35434c1fa39dea0e039a8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42899
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgicaInstrumental med: application to support the teaching-learning process in a surgical clinicInstrumental med: aplicación para apoyar el processo de enseñanza-aprendizaje en una clínica quirúrgicaTecnologia educacionalEducação médicaEnsinoInstrumentos cirúrgicos. TeachingEducational technologyMedical educationSurgical instruments.Educación médicaTecnologia educacionalEnseñanzaInstrumentos quirúrgicos.Por conta da alta transmissibilidade do coronavírus, nações inteiras adotaram medidas de confinamento social com profundos impactos socioeconômicos mundiais e enormes prejuízos à educação médica, que por muitos anos se mostrava unidirecional. Com isso surgiram várias limitações quanto ao ensino, especialmente o ensino médico, pois a frequência de estudantes de medicina em hospitais e departamentos relacionados à saúde faz com que estes tenham maior risco em adquirir a doença e possam se tornar potenciais vetores sintomáticos ou assintomáticos. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, oferece muitas vantagens neste momento, pois além de apresentar um bom custo-benefício possibilitam o isolamento social minimizando as perdas educacionais. Desenvolver um aplicativo que visa facilitar o processo de ensino aprendizagem de clínica cirúrgica básica para acadêmicos de medicina. O estudo foi desenvolvido no período de abril a novembro de 2021, onde seguiram as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e avaliação, obedecendo cronologicamente essas fases com base no referencial de Galvis-Panqueva. O Instrumental Med foi desenvolvido para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em clínica cirúrgica, utilizamos os conteúdos ministrados da disciplina para o desenvolvimento de um software capaz de contribuir e agregar para o estudo individual de alunos do ciclo clínico do curso de medicina, por meio de atividades ativas que estimulem o aprendizado. Acreditamos que o uso de tecnologia possa contribuir positivamente no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, desta forma reinventando as formas de estudo já existentes e consequentemente contribuindo na sua motivação.Due to the high transmissibility of the coronavirus, entire nations have adopted social confinement measures with profound global socioeconomic impacts and enormous damage to medical education, which for many years was unidirectional. With this, several limitations have arisen regarding teaching, especially medical teaching since the frequency of medical students in hospitals and health-related departments makes them at greater risk of acquiring the disease and may become potential symptomatic or asymptomatic vectors. The use of digital information and communication technologies offers many advantages currently, as in addition to being cost-effective, they allow social isolation, minimizing educational losses. To develop an application that aims to facilitate the teaching-learning process of basic surgical practice for medical students. Methodology: The study was developed from April to November 2021, where the stages of analysis, design, development, and evaluation followed, chronologically obeying these stages based on the Galvis-Panqueva framework. Instrumental Med was developed to facilitate the teaching-learning process in clinical surgery, we used the contents taught in the discipline to develop software capable of contributing and adding to the individual study of students in the clinical cycle of the medical course, through active activities that stimulate learning. We believe that the use of technology can positively contribute to the teaching and learning process of these students, thus reinventing existing forms of study and consequently contributing to their motivation.Debido a la alta transmisibilidad del coronavirus, naciones enteras han adoptado medidas de confinamiento social con profundos impactos socioeconómicos globales y enormes daños a la educación médica, que durante muchos años fue unidireccional. Con esto, han surgido varias limitaciones en cuanto a la docencia, especialmente a la docencia médica, ya que la frecuencia de los estudiantes de medicina en los hospitales y departamentos relacionados con la salud los hace con mayor riesgo de adquirir la enfermedad y pueden convertirse en potenciales vectores sintomáticos o asintomáticos. El uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación ofrece muchas ventajas en este momento, ya que además de ser rentables, permiten el aislamiento social, minimizando las pérdidas educativas. Desarrollar una aplicación que tiene como objetivo facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje de la práctica quirúrgica básica para estudiantes de medicina. Metodología: El estudio se desarrolló de abril a noviembre de 2021, donde siguieron las etapas de análisis, diseño, desarrollo y evaluación, obedeciendo cronológicamente estas etapas en base al marco Galvis-Panqueva. Instrumental Med fue desarrollado para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje en cirugía clínica, utilizamos los contenidos impartidos en la disciplina para desarrollar un software capaz de contribuir y sumar al estudio individual de los estudiantes del ciclo clínico de la carrera de medicina, a través de Actividades que estimulan el aprendizaje. Creemos que el uso de la tecnología puede contribuir positivamente en el proceso de enseñanza y aprendizaje de estos estudiantes, reinventando así las formas de estudio existentes y consecuentemente contribuyendo a su motivación.Research, Society and Development2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4289910.33448/rsd-v12i8.42899Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e8412842899Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e8412842899Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e84128428992525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42899/34605Copyright (c) 2023 Thaysa Lima Magalhães ; Gabriela Borges Soares ; Beatriz Lima Coelho; Nayze Lucena Sangremanhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães , Thaysa Lima Soares , Gabriela Borges Coelho, Beatriz Lima Sangreman, Nayze Lucena 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42899Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica
Instrumental med: application to support the teaching-learning process in a surgical clinic
Instrumental med: aplicación para apoyar el processo de enseñanza-aprendizaje en una clínica quirúrgica
title Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica
spellingShingle Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica
Magalhães , Thaysa Lima
Tecnologia educacional
Educação médica
Ensino
Instrumentos cirúrgicos.
Teaching
Educational technology
Medical education
Surgical instruments.
Educación médica
Tecnologia educacional
Enseñanza
Instrumentos quirúrgicos.
title_short Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica
title_full Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica
title_fullStr Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica
title_full_unstemmed Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica
title_sort Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica
author Magalhães , Thaysa Lima
author_facet Magalhães , Thaysa Lima
Soares , Gabriela Borges
Coelho, Beatriz Lima
Sangreman, Nayze Lucena
author_role author
author2 Soares , Gabriela Borges
Coelho, Beatriz Lima
Sangreman, Nayze Lucena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães , Thaysa Lima
Soares , Gabriela Borges
Coelho, Beatriz Lima
Sangreman, Nayze Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação médica
Ensino
Instrumentos cirúrgicos.
Teaching
Educational technology
Medical education
Surgical instruments.
Educación médica
Tecnologia educacional
Enseñanza
Instrumentos quirúrgicos.
topic Tecnologia educacional
Educação médica
Ensino
Instrumentos cirúrgicos.
Teaching
Educational technology
Medical education
Surgical instruments.
Educación médica
Tecnologia educacional
Enseñanza
Instrumentos quirúrgicos.
description Por conta da alta transmissibilidade do coronavírus, nações inteiras adotaram medidas de confinamento social com profundos impactos socioeconômicos mundiais e enormes prejuízos à educação médica, que por muitos anos se mostrava unidirecional. Com isso surgiram várias limitações quanto ao ensino, especialmente o ensino médico, pois a frequência de estudantes de medicina em hospitais e departamentos relacionados à saúde faz com que estes tenham maior risco em adquirir a doença e possam se tornar potenciais vetores sintomáticos ou assintomáticos. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, oferece muitas vantagens neste momento, pois além de apresentar um bom custo-benefício possibilitam o isolamento social minimizando as perdas educacionais. Desenvolver um aplicativo que visa facilitar o processo de ensino aprendizagem de clínica cirúrgica básica para acadêmicos de medicina. O estudo foi desenvolvido no período de abril a novembro de 2021, onde seguiram as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e avaliação, obedecendo cronologicamente essas fases com base no referencial de Galvis-Panqueva. O Instrumental Med foi desenvolvido para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em clínica cirúrgica, utilizamos os conteúdos ministrados da disciplina para o desenvolvimento de um software capaz de contribuir e agregar para o estudo individual de alunos do ciclo clínico do curso de medicina, por meio de atividades ativas que estimulem o aprendizado. Acreditamos que o uso de tecnologia possa contribuir positivamente no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, desta forma reinventando as formas de estudo já existentes e consequentemente contribuindo na sua motivação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42899
10.33448/rsd-v12i8.42899
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42899
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42899/34605
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e8412842899
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e8412842899
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e8412842899
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052629318107136