Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42899 |
Resumo: | Por conta da alta transmissibilidade do coronavírus, nações inteiras adotaram medidas de confinamento social com profundos impactos socioeconômicos mundiais e enormes prejuízos à educação médica, que por muitos anos se mostrava unidirecional. Com isso surgiram várias limitações quanto ao ensino, especialmente o ensino médico, pois a frequência de estudantes de medicina em hospitais e departamentos relacionados à saúde faz com que estes tenham maior risco em adquirir a doença e possam se tornar potenciais vetores sintomáticos ou assintomáticos. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, oferece muitas vantagens neste momento, pois além de apresentar um bom custo-benefício possibilitam o isolamento social minimizando as perdas educacionais. Desenvolver um aplicativo que visa facilitar o processo de ensino aprendizagem de clínica cirúrgica básica para acadêmicos de medicina. O estudo foi desenvolvido no período de abril a novembro de 2021, onde seguiram as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e avaliação, obedecendo cronologicamente essas fases com base no referencial de Galvis-Panqueva. O Instrumental Med foi desenvolvido para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em clínica cirúrgica, utilizamos os conteúdos ministrados da disciplina para o desenvolvimento de um software capaz de contribuir e agregar para o estudo individual de alunos do ciclo clínico do curso de medicina, por meio de atividades ativas que estimulem o aprendizado. Acreditamos que o uso de tecnologia possa contribuir positivamente no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, desta forma reinventando as formas de estudo já existentes e consequentemente contribuindo na sua motivação. |
id |
UNIFEI_ae504a6887b35434c1fa39dea0e039a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42899 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgicaInstrumental med: application to support the teaching-learning process in a surgical clinicInstrumental med: aplicación para apoyar el processo de enseñanza-aprendizaje en una clínica quirúrgicaTecnologia educacionalEducação médicaEnsinoInstrumentos cirúrgicos. TeachingEducational technologyMedical educationSurgical instruments.Educación médicaTecnologia educacionalEnseñanzaInstrumentos quirúrgicos.Por conta da alta transmissibilidade do coronavírus, nações inteiras adotaram medidas de confinamento social com profundos impactos socioeconômicos mundiais e enormes prejuízos à educação médica, que por muitos anos se mostrava unidirecional. Com isso surgiram várias limitações quanto ao ensino, especialmente o ensino médico, pois a frequência de estudantes de medicina em hospitais e departamentos relacionados à saúde faz com que estes tenham maior risco em adquirir a doença e possam se tornar potenciais vetores sintomáticos ou assintomáticos. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, oferece muitas vantagens neste momento, pois além de apresentar um bom custo-benefício possibilitam o isolamento social minimizando as perdas educacionais. Desenvolver um aplicativo que visa facilitar o processo de ensino aprendizagem de clínica cirúrgica básica para acadêmicos de medicina. O estudo foi desenvolvido no período de abril a novembro de 2021, onde seguiram as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e avaliação, obedecendo cronologicamente essas fases com base no referencial de Galvis-Panqueva. O Instrumental Med foi desenvolvido para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em clínica cirúrgica, utilizamos os conteúdos ministrados da disciplina para o desenvolvimento de um software capaz de contribuir e agregar para o estudo individual de alunos do ciclo clínico do curso de medicina, por meio de atividades ativas que estimulem o aprendizado. Acreditamos que o uso de tecnologia possa contribuir positivamente no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, desta forma reinventando as formas de estudo já existentes e consequentemente contribuindo na sua motivação.Due to the high transmissibility of the coronavirus, entire nations have adopted social confinement measures with profound global socioeconomic impacts and enormous damage to medical education, which for many years was unidirectional. With this, several limitations have arisen regarding teaching, especially medical teaching since the frequency of medical students in hospitals and health-related departments makes them at greater risk of acquiring the disease and may become potential symptomatic or asymptomatic vectors. The use of digital information and communication technologies offers many advantages currently, as in addition to being cost-effective, they allow social isolation, minimizing educational losses. To develop an application that aims to facilitate the teaching-learning process of basic surgical practice for medical students. Methodology: The study was developed from April to November 2021, where the stages of analysis, design, development, and evaluation followed, chronologically obeying these stages based on the Galvis-Panqueva framework. Instrumental Med was developed to facilitate the teaching-learning process in clinical surgery, we used the contents taught in the discipline to develop software capable of contributing and adding to the individual study of students in the clinical cycle of the medical course, through active activities that stimulate learning. We believe that the use of technology can positively contribute to the teaching and learning process of these students, thus reinventing existing forms of study and consequently contributing to their motivation.Debido a la alta transmisibilidad del coronavirus, naciones enteras han adoptado medidas de confinamiento social con profundos impactos socioeconómicos globales y enormes daños a la educación médica, que durante muchos años fue unidireccional. Con esto, han surgido varias limitaciones en cuanto a la docencia, especialmente a la docencia médica, ya que la frecuencia de los estudiantes de medicina en los hospitales y departamentos relacionados con la salud los hace con mayor riesgo de adquirir la enfermedad y pueden convertirse en potenciales vectores sintomáticos o asintomáticos. El uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación ofrece muchas ventajas en este momento, ya que además de ser rentables, permiten el aislamiento social, minimizando las pérdidas educativas. Desarrollar una aplicación que tiene como objetivo facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje de la práctica quirúrgica básica para estudiantes de medicina. Metodología: El estudio se desarrolló de abril a noviembre de 2021, donde siguieron las etapas de análisis, diseño, desarrollo y evaluación, obedeciendo cronológicamente estas etapas en base al marco Galvis-Panqueva. Instrumental Med fue desarrollado para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje en cirugía clínica, utilizamos los contenidos impartidos en la disciplina para desarrollar un software capaz de contribuir y sumar al estudio individual de los estudiantes del ciclo clínico de la carrera de medicina, a través de Actividades que estimulan el aprendizaje. Creemos que el uso de la tecnología puede contribuir positivamente en el proceso de enseñanza y aprendizaje de estos estudiantes, reinventando así las formas de estudio existentes y consecuentemente contribuyendo a su motivación.Research, Society and Development2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4289910.33448/rsd-v12i8.42899Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e8412842899Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e8412842899Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e84128428992525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42899/34605Copyright (c) 2023 Thaysa Lima Magalhães ; Gabriela Borges Soares ; Beatriz Lima Coelho; Nayze Lucena Sangremanhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães , Thaysa Lima Soares , Gabriela Borges Coelho, Beatriz Lima Sangreman, Nayze Lucena 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42899Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica Instrumental med: application to support the teaching-learning process in a surgical clinic Instrumental med: aplicación para apoyar el processo de enseñanza-aprendizaje en una clínica quirúrgica |
title |
Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica |
spellingShingle |
Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica Magalhães , Thaysa Lima Tecnologia educacional Educação médica Ensino Instrumentos cirúrgicos. Teaching Educational technology Medical education Surgical instruments. Educación médica Tecnologia educacional Enseñanza Instrumentos quirúrgicos. |
title_short |
Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica |
title_full |
Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica |
title_fullStr |
Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica |
title_full_unstemmed |
Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica |
title_sort |
Instrumental med: aplicativo para apoio ao processo de ensino aprendizagem em clínica cirúrgica |
author |
Magalhães , Thaysa Lima |
author_facet |
Magalhães , Thaysa Lima Soares , Gabriela Borges Coelho, Beatriz Lima Sangreman, Nayze Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Soares , Gabriela Borges Coelho, Beatriz Lima Sangreman, Nayze Lucena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães , Thaysa Lima Soares , Gabriela Borges Coelho, Beatriz Lima Sangreman, Nayze Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Educação médica Ensino Instrumentos cirúrgicos. Teaching Educational technology Medical education Surgical instruments. Educación médica Tecnologia educacional Enseñanza Instrumentos quirúrgicos. |
topic |
Tecnologia educacional Educação médica Ensino Instrumentos cirúrgicos. Teaching Educational technology Medical education Surgical instruments. Educación médica Tecnologia educacional Enseñanza Instrumentos quirúrgicos. |
description |
Por conta da alta transmissibilidade do coronavírus, nações inteiras adotaram medidas de confinamento social com profundos impactos socioeconômicos mundiais e enormes prejuízos à educação médica, que por muitos anos se mostrava unidirecional. Com isso surgiram várias limitações quanto ao ensino, especialmente o ensino médico, pois a frequência de estudantes de medicina em hospitais e departamentos relacionados à saúde faz com que estes tenham maior risco em adquirir a doença e possam se tornar potenciais vetores sintomáticos ou assintomáticos. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, oferece muitas vantagens neste momento, pois além de apresentar um bom custo-benefício possibilitam o isolamento social minimizando as perdas educacionais. Desenvolver um aplicativo que visa facilitar o processo de ensino aprendizagem de clínica cirúrgica básica para acadêmicos de medicina. O estudo foi desenvolvido no período de abril a novembro de 2021, onde seguiram as etapas de análise, desenho, desenvolvimento e avaliação, obedecendo cronologicamente essas fases com base no referencial de Galvis-Panqueva. O Instrumental Med foi desenvolvido para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em clínica cirúrgica, utilizamos os conteúdos ministrados da disciplina para o desenvolvimento de um software capaz de contribuir e agregar para o estudo individual de alunos do ciclo clínico do curso de medicina, por meio de atividades ativas que estimulem o aprendizado. Acreditamos que o uso de tecnologia possa contribuir positivamente no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, desta forma reinventando as formas de estudo já existentes e consequentemente contribuindo na sua motivação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42899 10.33448/rsd-v12i8.42899 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42899 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.42899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42899/34605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e8412842899 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e8412842899 Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e8412842899 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052629318107136 |