Concepções dos professores de química sobre a temática da avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Adriano Caldeira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Falcão, Paulo de Tarso Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40113
Resumo: Essa pesquisa investigou as concepções que professores de química da região metropolitana de Belém e atuantes no ensino médio possuíam sobre avaliação da aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi buscar a investigação dos professores quanto ao que pensavam a respeito da avaliação escolar e como a aplicaram com seus alunos em sala de aula.A pesquisa foi do tipo qualitativa e descritiva envolvendo 8 professores de química do ensino médio da região metropolitana de Belém com a aplicação de um questionário com 12 perguntas, de caráter semiaberto, online, feito pela plataforma Google Forms e enviado aos professores por meio de mídias sociais, Instagram, WhatsApp e Telegram. Os resultados foram coletados e transcritos na íntegra, com apresentação de gráficos que mostram o perfil dos participantes, tais como, idade, graduação, sexo e tempo de serviço. Observou-se por meio dos resultados obtidos que os professores possuem concepções formativas da avaliação da aprendizagem em parte de suas falas, além de considerarem a avaliação como uma maneira de averiguar o aprendizado do aluno, por meio de diferentes métodos ou ferramentas, sejam elas tradicionais ou alternativas.
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O objetivo da pesquisa foi buscar a investigação dos professores quanto ao que pensavam a respeito da avaliação escolar e como a aplicaram com seus alunos em sala de aula.A pesquisa foi do tipo qualitativa e descritiva envolvendo 8 professores de química do ensino médio da região metropolitana de Belém com a aplicação de um questionário com 12 perguntas, de caráter semiaberto, online, feito pela plataforma Google Forms e enviado aos professores por meio de mídias sociais, Instagram, WhatsApp e Telegram. Os resultados foram coletados e transcritos na íntegra, com apresentação de gráficos que mostram o perfil dos participantes, tais como, idade, graduação, sexo e tempo de serviço. Observou-se por meio dos resultados obtidos que os professores possuem concepções formativas da avaliação da aprendizagem em parte de suas falas, além de considerarem a avaliação como uma maneira de averiguar o aprendizado do aluno, por meio de diferentes métodos ou ferramentas, sejam elas tradicionais ou alternativas.This research investigated the concepts that chemistry teachers in the metropolitan region of Belém and those working in high school had about learning assessment. The objective of the research was to seek the investigation of teachers as to what they thought about school evaluation and how they applied it with their students in the classroom. The research was qualitative and descriptive, involving 8 high school chemistry teachers in the metropolitan region de Belém with the application of a questionnaire with 12 questions, semi-open, online, made by the Google Forms platform and sent to teachers through social media, Instagram, WhatsApp and Telegram. The results were collected and transcribed in full, with the presentation of graphs that show the profile of the participants, such as age, graduation, gender and length of service. It was observed through the results obtained that teachers have formative conceptions of learning assessment in part of their speeches, in addition to considering assessment as a way of investigating student learning, through different methods or tools, whether traditional or alternatives.Esta investigación investigó los conceptos que los profesores de química de la región metropolitana de Belém y los que trabajan en la escuela secundaria tenían sobre la evaluación del aprendizaje. La investigación tuvo como objetivo buscar la indagación de los docentes sobre lo que pensaban sobre la evaluación escolar y cómo la aplicaban con sus alumnos en el aula.La investigación fue cualitativa y descriptiva, involucrando a 8 profesores de química de secundaria de la región metropolitana de Belém con la aplicación de un cuestionario de 12 preguntas, semiabierto, en línea, realizado por la plataforma Google Forms y enviado a los docentes a través de redes sociales, Instagram, WhatsApp y Telegram. Los resultados fueron recogidos y transcritos en su totalidad, con la presentación de gráficos que muestran el perfil de los participantes, como edad, graduación, sexo y antigüedad. Se observó a través de los resultados obtenidos que los docentes tienen concepciones formativas de la evaluación del aprendizaje en parte de sus discursos, además de considerar la evaluación como una forma de investigar el aprendizaje de los estudiantes, a través de diferentes métodos o herramientas, ya sean tradicionales o alternativos.Research, Society and Development2023-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4011310.33448/rsd-v12i3.40113Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e9012340113Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e9012340113Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e90123401132525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40113/33074Copyright (c) 2023 Adriano Caldeira Fernandes; Paulo de Tarso Bezerra Falcãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Adriano Caldeira Falcão, Paulo de Tarso Bezerra 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40113Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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