Alfabetização financeira dos profissionais que atuam em instituições bancárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Roberto Otuzi de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43063
Resumo: Os profissionais que atuam nas instituições bancárias sofrem exigências de qualificação, através de graduação e certificação, no que tange as atividades relacionadas com finanças, sendo assim, a presente pesquisa visa identificar como este profissional conduz suas finanças pessoais. A alfabetização financeira é constituída por três construtos: atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro, sendo este último caracterizado como sinônimo de educação financeira. A pesquisa é de cunho quantitativo, com dados coletados através de questionário e analisados de maneira estatística e bivariada, para atender os objetivos da pesquisa. Os sujeitos que compõe a amostra são funcionários de três instituições bancárias privadas presentes na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. A construção dos três construtos permitiu a constatação de que o construto conhecimento financeiro é o mais verificado com alto nível, sendo assim, os construtos atitude financeira e comportamento financeiro podem elevar-se através do aumento da preocupação do indivíduo com o futuro, cuidando do presente e reservando uma quantia do seu dinheiro adquirido mensalmente. O investimento mais comum constatado foi a poupança, mesmo dentre os profissionais de instituições bancárias. Dívidas também foram constatadas, porém todas honradas em dia, conforme as datas acordadas, não constatando-se indivíduos inadimplentes.
id UNIFEI_b131473849b53dff43335037153f7025
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43063
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Alfabetização financeira dos profissionais que atuam em instituições bancáriasFinancial literacy of professionals working in banking institutionsAlfabetización financiera de profesionales que trabajan en instituciones bancariasEducación financieraFinanzas personalesInstituciones bancarias.Alfabetização financeiraFinanças pessoaisInstituições bancárias.Financial literacyPersonal financesBanking institutions.Os profissionais que atuam nas instituições bancárias sofrem exigências de qualificação, através de graduação e certificação, no que tange as atividades relacionadas com finanças, sendo assim, a presente pesquisa visa identificar como este profissional conduz suas finanças pessoais. A alfabetização financeira é constituída por três construtos: atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro, sendo este último caracterizado como sinônimo de educação financeira. A pesquisa é de cunho quantitativo, com dados coletados através de questionário e analisados de maneira estatística e bivariada, para atender os objetivos da pesquisa. Os sujeitos que compõe a amostra são funcionários de três instituições bancárias privadas presentes na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. A construção dos três construtos permitiu a constatação de que o construto conhecimento financeiro é o mais verificado com alto nível, sendo assim, os construtos atitude financeira e comportamento financeiro podem elevar-se através do aumento da preocupação do indivíduo com o futuro, cuidando do presente e reservando uma quantia do seu dinheiro adquirido mensalmente. O investimento mais comum constatado foi a poupança, mesmo dentre os profissionais de instituições bancárias. Dívidas também foram constatadas, porém todas honradas em dia, conforme as datas acordadas, não constatando-se indivíduos inadimplentes.Professionals who work in banking institutions undergo qualification requirements, through graduation and certification, regarding activities related to finance, therefore, this research aims to identify how this professional conducts his personal finances. Financial literacy consists of three constructs: financial attitude, financial behavior and financial knowledge, the latter being characterized as a synonym for financial education. The research is quantitative, with data collected through a questionnaire and analyzed in a statistical and bivariate way, to meet the research objectives. The subjects that make up the sample are employees of three private banking institutions present in the city of Foz do Iguaçu, in the state of Paraná. The construction of the three constructs allowed the verification that the construct financial knowledge is the most verified with a high level, therefore, the constructs financial attitude and financial behavior can be raised through the increase of the individual's concern with the future, taking care of the present and reserving an amount of your monthly acquired money. The most common investment found was savings, even among professionals from banking institutions. Debts were also found, but all paid up to date, according to the agreed dates, with no individuals in default.Los profesionales que laboran en instituciones bancarias se someten a requisitos de calificación, a través de graduación y certificación, respecto de actividades relacionadas con las finanzas, por ello, esta investigación tiene como objetivo identificar cómo este profesional conduce sus finanzas personales. La alfabetización financiera consta de tres constructos: actitud financiera, comportamiento financiero y conocimiento financiero, caracterizándose este último como sinónimo de educación financiera. La investigación es cuantitativa, con datos recolectados a través de un cuestionario y analizados de forma estadística y bivariada, para cumplir con los objetivos de la investigación. Los sujetos que componen la muestra son empleados de tres instituciones de banca privada presentes en la ciudad de Foz do Iguaçu, en el estado de Paraná. La construcción de los tres constructos permitió comprobar que el constructo conocimiento financiero es el más verificado con un nivel alto, por lo tanto, los constructos actitud financiera y comportamiento financiero pueden elevarse a través del aumento de la preocupación del individuo por el futuro, cuidando el presentar y reservar una cantidad de su dinero adquirido mensualmente. La inversión más común encontrada fue el ahorro, incluso entre los profesionales de las instituciones bancarias. También se encontraron deudas, pero todas pagadas al día, según las fechas acordadas, sin que exista ninguna persona en mora.Research, Society and Development2023-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4306310.33448/rsd-v12i9.43063Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e3012943063Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e3012943063Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e30129430632525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43063/34774Copyright (c) 2023 Roberto Otuzi de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Roberto Otuzi de 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43063Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização financeira dos profissionais que atuam em instituições bancárias
Financial literacy of professionals working in banking institutions
Alfabetización financiera de profesionales que trabajan en instituciones bancarias
title Alfabetização financeira dos profissionais que atuam em instituições bancárias
spellingShingle Alfabetização financeira dos profissionais que atuam em instituições bancárias
Oliveira, Roberto Otuzi de
Educación financiera
Finanzas personales
Instituciones bancarias.
Alfabetização financeira
Finanças pessoais
Instituições bancárias.
Financial literacy
Personal finances
Banking institutions.
title_short Alfabetização financeira dos profissionais que atuam em instituições bancárias
title_full Alfabetização financeira dos profissionais que atuam em instituições bancárias
title_fullStr Alfabetização financeira dos profissionais que atuam em instituições bancárias
title_full_unstemmed Alfabetização financeira dos profissionais que atuam em instituições bancárias
title_sort Alfabetização financeira dos profissionais que atuam em instituições bancárias
author Oliveira, Roberto Otuzi de
author_facet Oliveira, Roberto Otuzi de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Roberto Otuzi de
dc.subject.por.fl_str_mv Educación financiera
Finanzas personales
Instituciones bancarias.
Alfabetização financeira
Finanças pessoais
Instituições bancárias.
Financial literacy
Personal finances
Banking institutions.
topic Educación financiera
Finanzas personales
Instituciones bancarias.
Alfabetização financeira
Finanças pessoais
Instituições bancárias.
Financial literacy
Personal finances
Banking institutions.
description Os profissionais que atuam nas instituições bancárias sofrem exigências de qualificação, através de graduação e certificação, no que tange as atividades relacionadas com finanças, sendo assim, a presente pesquisa visa identificar como este profissional conduz suas finanças pessoais. A alfabetização financeira é constituída por três construtos: atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro, sendo este último caracterizado como sinônimo de educação financeira. A pesquisa é de cunho quantitativo, com dados coletados através de questionário e analisados de maneira estatística e bivariada, para atender os objetivos da pesquisa. Os sujeitos que compõe a amostra são funcionários de três instituições bancárias privadas presentes na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. A construção dos três construtos permitiu a constatação de que o construto conhecimento financeiro é o mais verificado com alto nível, sendo assim, os construtos atitude financeira e comportamento financeiro podem elevar-se através do aumento da preocupação do indivíduo com o futuro, cuidando do presente e reservando uma quantia do seu dinheiro adquirido mensalmente. O investimento mais comum constatado foi a poupança, mesmo dentre os profissionais de instituições bancárias. Dívidas também foram constatadas, porém todas honradas em dia, conforme as datas acordadas, não constatando-se indivíduos inadimplentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43063
10.33448/rsd-v12i9.43063
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43063
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i9.43063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43063/34774
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Roberto Otuzi de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Roberto Otuzi de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e3012943063
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e3012943063
Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e3012943063
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052630077276160