Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jefter Haad Ruiz da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Iracema Ruiz da, Mafra, Estefania Ruis da Silva, Silva, Hellyne Santos da, Barcelar Junior, Francisco Ferreira, Souza, Lineker da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37225
Resumo: Ao longo da pandemia de coronavírus algumas práticas docentes precisaram ser adaptadas para que o ensino superior pudesse transcorrer de maneira a garantir a continuidade de um aprendizado de qualidade, o que levou muitas universidades a explorarem ferramentas alternativas de ensino remoto. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão narrativa de literatura utilizando estudos publicados em bases científicas e cujo conteúdo está relacionado às práticas adotadas durante a pandemia no que se refere ao ensino superior durante em saúde e ciências biológicas no período pandêmico. Para isso foram considerados artigos publicados nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico utilizando os seguintes descritores: “graduação”, “pandemia”, “coronavírus”, “ciências biológicas” e “ciências da saúde”. Como critério de inclusão considerou-se apenas artigos publicados entre 2018 e 2022, que fossem de língua portuguesa e que versassem sobre o tema proposto. A utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de laboratórios virtuais de anatomia e histologia a partir de sites gratuitos, realização virtual de encontros de ligas acadêmicas, além da aplicação de casos clínicos, desenhos anatômicos e a construção de mapas conceituais online foram as principais atividades citadas nos artigos incluídos nesta revisão. Observou-se que todas as atividades estiveram vinculadas à um artifício de aprendizagem virtual onde os professores precisaram aprimorar suas habilidades para executar tais metodologias de forma satisfatória. Cita-se, ainda, o fato de que o abismo socioeconômico brasileiro acentuou algumas desigualdades relacionadas ao acesso à internet por discentes universitários.
id UNIFEI_bc505db191df597847abfcc2d549552e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37225
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicasAdaptation of teaching practice during the covid-19 pandemic in higher education in health and biological sciences coursesAdaptación de la práctica docente durante la pandemia del covid-19 en la educación superior en cursos de ciencias de la salud y biológicasProfesores UniversitariosCoronavirusEducación a DistanciaPandemia.Professores de ensino superiorCoronavírusEnsino a DistânciaPandemia.University professorsCoronavirusDistance EducationPandemics.Ao longo da pandemia de coronavírus algumas práticas docentes precisaram ser adaptadas para que o ensino superior pudesse transcorrer de maneira a garantir a continuidade de um aprendizado de qualidade, o que levou muitas universidades a explorarem ferramentas alternativas de ensino remoto. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão narrativa de literatura utilizando estudos publicados em bases científicas e cujo conteúdo está relacionado às práticas adotadas durante a pandemia no que se refere ao ensino superior durante em saúde e ciências biológicas no período pandêmico. Para isso foram considerados artigos publicados nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico utilizando os seguintes descritores: “graduação”, “pandemia”, “coronavírus”, “ciências biológicas” e “ciências da saúde”. Como critério de inclusão considerou-se apenas artigos publicados entre 2018 e 2022, que fossem de língua portuguesa e que versassem sobre o tema proposto. A utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de laboratórios virtuais de anatomia e histologia a partir de sites gratuitos, realização virtual de encontros de ligas acadêmicas, além da aplicação de casos clínicos, desenhos anatômicos e a construção de mapas conceituais online foram as principais atividades citadas nos artigos incluídos nesta revisão. Observou-se que todas as atividades estiveram vinculadas à um artifício de aprendizagem virtual onde os professores precisaram aprimorar suas habilidades para executar tais metodologias de forma satisfatória. Cita-se, ainda, o fato de que o abismo socioeconômico brasileiro acentuou algumas desigualdades relacionadas ao acesso à internet por discentes universitários.Throughout the coronavirus pandemic, some teaching practices needed to be adapted so that higher education could take place in a way that guarantees the continuity of quality learning, which has led many universities to explore alternative remote teaching tools. This research aimed to carry out a narrative literature review using studies published on scientific bases and whose content is related to the practices adopted during the pandemic with regard to higher education during health and biological sciences in the pandemic period. For this, articles published in the SCIELO and Google Scholar databases were considered using the following descriptors: “graduation”, “pandemic”, “coronavirus”, “biological sciences” and “health sciences”. As an inclusion criterion, only articles published between 2018 and 2022, which were in Portuguese and which dealt with the proposed topic, were considered. The use of a Virtual Learning Environment (VLE), virtual anatomy and histology laboratories from free websites, virtual meetings of academic leagues, in addition to the application of clinical cases, anatomical drawings and the construction of online concept maps were the main activities cited in the articles included in this review. It was observed that all activities were linked to a virtual learning device where teachers needed to improve their skills to perform such methodologies satisfactorily. It is also worth mentioning the fact that the Brazilian socioeconomic abyss accentuated some inequalities related to internet access by university students.A lo largo de la pandemia del coronavirus, fue necesario adaptar algunas prácticas docentes para que la educación superior pudiera llevarse a cabo de una manera que garantizara la continuidad de un aprendizaje de calidad, lo que ha llevado a muchas universidades a explorar herramientas alternativas de enseñanza a distancia. Esta investigación tuvo como objetivo realizar una revisión narrativa de la literatura a partir de estudios publicados con base científica y cuyo contenido se relacione con las prácticas adoptadas durante la pandemia con respecto a la educación superior en ciencias de la salud y biológicas en el período de la pandemia. Para ello, se consideraron artículos publicados en las bases de datos SCIELO y Google Scholar utilizando los siguientes descriptores: “graduado”, “pandemia”, “coronavirus”, “ciencias biológicas” y “ciencias de la salud”. Como criterio de inclusión, solo se consideraron artículos publicados entre 2018 y 2022, que estuvieran en portugués y que trataran el tema propuesto. El uso de un Entorno Virtual de Aprendizaje (EVA), laboratorios virtuales de anatomía e histología de sitios web gratuitos, encuentros virtuales de ligas académicas, además de la aplicación de casos clínicos, dibujos anatómicos y la construcción de mapas conceptuales en línea fueron las principales actividades citadas en los artículos incluidos en esta revisión. Se observó que todas las actividades estaban vinculadas a un dispositivo virtual de aprendizaje donde los docentes necesitaban mejorar sus habilidades para realizar dichas metodologías satisfactoriamente. También vale la pena mencionar el hecho de que el abismo socioeconómico brasileño acentuó algunas desigualdades relacionadas con el acceso a internet de los estudiantes universitarios.Research, Society and Development2022-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3722510.33448/rsd-v11i15.37225Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e272111537225Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e272111537225Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2721115372252525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37225/30995Copyright (c) 2022 Jefter Haad Ruiz da Silva; Iracema Ruiz da Silva; Estefania Ruis da Silva Mafra; Hellyne Santos da Silva; Francisco Ferreira Barcelar Junior; Lineker da Silva Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jefter Haad Ruiz da Silva, Iracema Ruiz da Mafra, Estefania Ruis da SilvaSilva, Hellyne Santos da Barcelar Junior, Francisco FerreiraSouza, Lineker da Silva 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37225Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:28.680875Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas
Adaptation of teaching practice during the covid-19 pandemic in higher education in health and biological sciences courses
Adaptación de la práctica docente durante la pandemia del covid-19 en la educación superior en cursos de ciencias de la salud y biológicas
title Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas
spellingShingle Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas
Silva, Jefter Haad Ruiz da
Profesores Universitarios
Coronavirus
Educación a Distancia
Pandemia.
Professores de ensino superior
Coronavírus
Ensino a Distância
Pandemia.
University professors
Coronavirus
Distance Education
Pandemics.
title_short Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas
title_full Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas
title_fullStr Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas
title_full_unstemmed Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas
title_sort Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas
author Silva, Jefter Haad Ruiz da
author_facet Silva, Jefter Haad Ruiz da
Silva, Iracema Ruiz da
Mafra, Estefania Ruis da Silva
Silva, Hellyne Santos da
Barcelar Junior, Francisco Ferreira
Souza, Lineker da Silva
author_role author
author2 Silva, Iracema Ruiz da
Mafra, Estefania Ruis da Silva
Silva, Hellyne Santos da
Barcelar Junior, Francisco Ferreira
Souza, Lineker da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jefter Haad Ruiz da
Silva, Iracema Ruiz da
Mafra, Estefania Ruis da Silva
Silva, Hellyne Santos da
Barcelar Junior, Francisco Ferreira
Souza, Lineker da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Profesores Universitarios
Coronavirus
Educación a Distancia
Pandemia.
Professores de ensino superior
Coronavírus
Ensino a Distância
Pandemia.
University professors
Coronavirus
Distance Education
Pandemics.
topic Profesores Universitarios
Coronavirus
Educación a Distancia
Pandemia.
Professores de ensino superior
Coronavírus
Ensino a Distância
Pandemia.
University professors
Coronavirus
Distance Education
Pandemics.
description Ao longo da pandemia de coronavírus algumas práticas docentes precisaram ser adaptadas para que o ensino superior pudesse transcorrer de maneira a garantir a continuidade de um aprendizado de qualidade, o que levou muitas universidades a explorarem ferramentas alternativas de ensino remoto. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão narrativa de literatura utilizando estudos publicados em bases científicas e cujo conteúdo está relacionado às práticas adotadas durante a pandemia no que se refere ao ensino superior durante em saúde e ciências biológicas no período pandêmico. Para isso foram considerados artigos publicados nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico utilizando os seguintes descritores: “graduação”, “pandemia”, “coronavírus”, “ciências biológicas” e “ciências da saúde”. Como critério de inclusão considerou-se apenas artigos publicados entre 2018 e 2022, que fossem de língua portuguesa e que versassem sobre o tema proposto. A utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de laboratórios virtuais de anatomia e histologia a partir de sites gratuitos, realização virtual de encontros de ligas acadêmicas, além da aplicação de casos clínicos, desenhos anatômicos e a construção de mapas conceituais online foram as principais atividades citadas nos artigos incluídos nesta revisão. Observou-se que todas as atividades estiveram vinculadas à um artifício de aprendizagem virtual onde os professores precisaram aprimorar suas habilidades para executar tais metodologias de forma satisfatória. Cita-se, ainda, o fato de que o abismo socioeconômico brasileiro acentuou algumas desigualdades relacionadas ao acesso à internet por discentes universitários.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37225
10.33448/rsd-v11i15.37225
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37225
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37225/30995
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e272111537225
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e272111537225
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e272111537225
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052799694929920