Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37225 |
Resumo: | Ao longo da pandemia de coronavírus algumas práticas docentes precisaram ser adaptadas para que o ensino superior pudesse transcorrer de maneira a garantir a continuidade de um aprendizado de qualidade, o que levou muitas universidades a explorarem ferramentas alternativas de ensino remoto. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão narrativa de literatura utilizando estudos publicados em bases científicas e cujo conteúdo está relacionado às práticas adotadas durante a pandemia no que se refere ao ensino superior durante em saúde e ciências biológicas no período pandêmico. Para isso foram considerados artigos publicados nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico utilizando os seguintes descritores: “graduação”, “pandemia”, “coronavírus”, “ciências biológicas” e “ciências da saúde”. Como critério de inclusão considerou-se apenas artigos publicados entre 2018 e 2022, que fossem de língua portuguesa e que versassem sobre o tema proposto. A utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de laboratórios virtuais de anatomia e histologia a partir de sites gratuitos, realização virtual de encontros de ligas acadêmicas, além da aplicação de casos clínicos, desenhos anatômicos e a construção de mapas conceituais online foram as principais atividades citadas nos artigos incluídos nesta revisão. Observou-se que todas as atividades estiveram vinculadas à um artifício de aprendizagem virtual onde os professores precisaram aprimorar suas habilidades para executar tais metodologias de forma satisfatória. Cita-se, ainda, o fato de que o abismo socioeconômico brasileiro acentuou algumas desigualdades relacionadas ao acesso à internet por discentes universitários. |
id |
UNIFEI_bc505db191df597847abfcc2d549552e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37225 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicasAdaptation of teaching practice during the covid-19 pandemic in higher education in health and biological sciences coursesAdaptación de la práctica docente durante la pandemia del covid-19 en la educación superior en cursos de ciencias de la salud y biológicasProfesores UniversitariosCoronavirusEducación a DistanciaPandemia.Professores de ensino superiorCoronavírusEnsino a DistânciaPandemia.University professorsCoronavirusDistance EducationPandemics.Ao longo da pandemia de coronavírus algumas práticas docentes precisaram ser adaptadas para que o ensino superior pudesse transcorrer de maneira a garantir a continuidade de um aprendizado de qualidade, o que levou muitas universidades a explorarem ferramentas alternativas de ensino remoto. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão narrativa de literatura utilizando estudos publicados em bases científicas e cujo conteúdo está relacionado às práticas adotadas durante a pandemia no que se refere ao ensino superior durante em saúde e ciências biológicas no período pandêmico. Para isso foram considerados artigos publicados nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico utilizando os seguintes descritores: “graduação”, “pandemia”, “coronavírus”, “ciências biológicas” e “ciências da saúde”. Como critério de inclusão considerou-se apenas artigos publicados entre 2018 e 2022, que fossem de língua portuguesa e que versassem sobre o tema proposto. A utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de laboratórios virtuais de anatomia e histologia a partir de sites gratuitos, realização virtual de encontros de ligas acadêmicas, além da aplicação de casos clínicos, desenhos anatômicos e a construção de mapas conceituais online foram as principais atividades citadas nos artigos incluídos nesta revisão. Observou-se que todas as atividades estiveram vinculadas à um artifício de aprendizagem virtual onde os professores precisaram aprimorar suas habilidades para executar tais metodologias de forma satisfatória. Cita-se, ainda, o fato de que o abismo socioeconômico brasileiro acentuou algumas desigualdades relacionadas ao acesso à internet por discentes universitários.Throughout the coronavirus pandemic, some teaching practices needed to be adapted so that higher education could take place in a way that guarantees the continuity of quality learning, which has led many universities to explore alternative remote teaching tools. This research aimed to carry out a narrative literature review using studies published on scientific bases and whose content is related to the practices adopted during the pandemic with regard to higher education during health and biological sciences in the pandemic period. For this, articles published in the SCIELO and Google Scholar databases were considered using the following descriptors: “graduation”, “pandemic”, “coronavirus”, “biological sciences” and “health sciences”. As an inclusion criterion, only articles published between 2018 and 2022, which were in Portuguese and which dealt with the proposed topic, were considered. The use of a Virtual Learning Environment (VLE), virtual anatomy and histology laboratories from free websites, virtual meetings of academic leagues, in addition to the application of clinical cases, anatomical drawings and the construction of online concept maps were the main activities cited in the articles included in this review. It was observed that all activities were linked to a virtual learning device where teachers needed to improve their skills to perform such methodologies satisfactorily. It is also worth mentioning the fact that the Brazilian socioeconomic abyss accentuated some inequalities related to internet access by university students.A lo largo de la pandemia del coronavirus, fue necesario adaptar algunas prácticas docentes para que la educación superior pudiera llevarse a cabo de una manera que garantizara la continuidad de un aprendizaje de calidad, lo que ha llevado a muchas universidades a explorar herramientas alternativas de enseñanza a distancia. Esta investigación tuvo como objetivo realizar una revisión narrativa de la literatura a partir de estudios publicados con base científica y cuyo contenido se relacione con las prácticas adoptadas durante la pandemia con respecto a la educación superior en ciencias de la salud y biológicas en el período de la pandemia. Para ello, se consideraron artículos publicados en las bases de datos SCIELO y Google Scholar utilizando los siguientes descriptores: “graduado”, “pandemia”, “coronavirus”, “ciencias biológicas” y “ciencias de la salud”. Como criterio de inclusión, solo se consideraron artículos publicados entre 2018 y 2022, que estuvieran en portugués y que trataran el tema propuesto. El uso de un Entorno Virtual de Aprendizaje (EVA), laboratorios virtuales de anatomía e histología de sitios web gratuitos, encuentros virtuales de ligas académicas, además de la aplicación de casos clínicos, dibujos anatómicos y la construcción de mapas conceptuales en línea fueron las principales actividades citadas en los artículos incluidos en esta revisión. Se observó que todas las actividades estaban vinculadas a un dispositivo virtual de aprendizaje donde los docentes necesitaban mejorar sus habilidades para realizar dichas metodologías satisfactoriamente. También vale la pena mencionar el hecho de que el abismo socioeconómico brasileño acentuó algunas desigualdades relacionadas con el acceso a internet de los estudiantes universitarios.Research, Society and Development2022-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3722510.33448/rsd-v11i15.37225Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e272111537225Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e272111537225Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2721115372252525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37225/30995Copyright (c) 2022 Jefter Haad Ruiz da Silva; Iracema Ruiz da Silva; Estefania Ruis da Silva Mafra; Hellyne Santos da Silva; Francisco Ferreira Barcelar Junior; Lineker da Silva Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jefter Haad Ruiz da Silva, Iracema Ruiz da Mafra, Estefania Ruis da SilvaSilva, Hellyne Santos da Barcelar Junior, Francisco FerreiraSouza, Lineker da Silva 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37225Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:28.680875Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas Adaptation of teaching practice during the covid-19 pandemic in higher education in health and biological sciences courses Adaptación de la práctica docente durante la pandemia del covid-19 en la educación superior en cursos de ciencias de la salud y biológicas |
title |
Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas |
spellingShingle |
Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas Silva, Jefter Haad Ruiz da Profesores Universitarios Coronavirus Educación a Distancia Pandemia. Professores de ensino superior Coronavírus Ensino a Distância Pandemia. University professors Coronavirus Distance Education Pandemics. |
title_short |
Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas |
title_full |
Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas |
title_fullStr |
Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas |
title_full_unstemmed |
Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas |
title_sort |
Adaptação da prática docente durante a pandemia de covid-19 no ensino superior em cursos de saúde e ciências biológicas |
author |
Silva, Jefter Haad Ruiz da |
author_facet |
Silva, Jefter Haad Ruiz da Silva, Iracema Ruiz da Mafra, Estefania Ruis da Silva Silva, Hellyne Santos da Barcelar Junior, Francisco Ferreira Souza, Lineker da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Iracema Ruiz da Mafra, Estefania Ruis da Silva Silva, Hellyne Santos da Barcelar Junior, Francisco Ferreira Souza, Lineker da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jefter Haad Ruiz da Silva, Iracema Ruiz da Mafra, Estefania Ruis da Silva Silva, Hellyne Santos da Barcelar Junior, Francisco Ferreira Souza, Lineker da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profesores Universitarios Coronavirus Educación a Distancia Pandemia. Professores de ensino superior Coronavírus Ensino a Distância Pandemia. University professors Coronavirus Distance Education Pandemics. |
topic |
Profesores Universitarios Coronavirus Educación a Distancia Pandemia. Professores de ensino superior Coronavírus Ensino a Distância Pandemia. University professors Coronavirus Distance Education Pandemics. |
description |
Ao longo da pandemia de coronavírus algumas práticas docentes precisaram ser adaptadas para que o ensino superior pudesse transcorrer de maneira a garantir a continuidade de um aprendizado de qualidade, o que levou muitas universidades a explorarem ferramentas alternativas de ensino remoto. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão narrativa de literatura utilizando estudos publicados em bases científicas e cujo conteúdo está relacionado às práticas adotadas durante a pandemia no que se refere ao ensino superior durante em saúde e ciências biológicas no período pandêmico. Para isso foram considerados artigos publicados nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico utilizando os seguintes descritores: “graduação”, “pandemia”, “coronavírus”, “ciências biológicas” e “ciências da saúde”. Como critério de inclusão considerou-se apenas artigos publicados entre 2018 e 2022, que fossem de língua portuguesa e que versassem sobre o tema proposto. A utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de laboratórios virtuais de anatomia e histologia a partir de sites gratuitos, realização virtual de encontros de ligas acadêmicas, além da aplicação de casos clínicos, desenhos anatômicos e a construção de mapas conceituais online foram as principais atividades citadas nos artigos incluídos nesta revisão. Observou-se que todas as atividades estiveram vinculadas à um artifício de aprendizagem virtual onde os professores precisaram aprimorar suas habilidades para executar tais metodologias de forma satisfatória. Cita-se, ainda, o fato de que o abismo socioeconômico brasileiro acentuou algumas desigualdades relacionadas ao acesso à internet por discentes universitários. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37225 10.33448/rsd-v11i15.37225 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37225 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37225/30995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e272111537225 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e272111537225 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e272111537225 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052799694929920 |