O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alisson Vieira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dias, Marcela Fabiani Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42298
Resumo: Como objetivo o estudo se propôs a investigar a percepção de docentes sobre os esportes não convencionais nacionais em uma escola de Macapá-AP. No aspecto metodológico a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa. Organizaram-se as etapas da pesquisa em três momentos: assinatura do TCLE pelos docentes, assinatura do Termo de Anuência pela coordenação e a coleta de dados com os docentes. Selecionaram-se sete modalidades esportivas para a pesquisa de campo e a amostra foi composta por dois professores da etapa do Ensino Médio que responderam um questionário que versava sobre os esportes não convencionais brasileiros. Os resultados revelaram que os docentes conhecem alguns esportes criados no Brasil, mas ainda conhecem pouco sobre as sete modalidades selecionadas na pesquisa. O ensino dos esportes não convencionais na escola é uma possibilidade concreta, considerando que alguns esportes podem ser realizados em espaços pequenos, com materiais que podem ser confeccionados pelos professores e alguns possuem gestos técnicos de fácil execução. Assim, o estudo conclui que ensino dos esportes não convencionais na escola ainda é uma temática em expansão o que torna necessária a realização de mais estudos dentro do ambiente educacional.
id UNIFEI_c023f26b994edbc4d5cc312e5456bbce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42298
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de casoThe teaching of unconventional sports at school from a teaching perspective: a case studyLa enseñanza de los deportes no convencionales en la escuela desde la perspectiva didáctica: un estudio de casoUnconventional sportsPhysical educationSchoolTeaching.Deportes no convencionalesEducación FísicaEscuelaEnseñando.Esportes não convencionaisEducação físicaEscolaEnsino.Como objetivo o estudo se propôs a investigar a percepção de docentes sobre os esportes não convencionais nacionais em uma escola de Macapá-AP. No aspecto metodológico a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa. Organizaram-se as etapas da pesquisa em três momentos: assinatura do TCLE pelos docentes, assinatura do Termo de Anuência pela coordenação e a coleta de dados com os docentes. Selecionaram-se sete modalidades esportivas para a pesquisa de campo e a amostra foi composta por dois professores da etapa do Ensino Médio que responderam um questionário que versava sobre os esportes não convencionais brasileiros. Os resultados revelaram que os docentes conhecem alguns esportes criados no Brasil, mas ainda conhecem pouco sobre as sete modalidades selecionadas na pesquisa. O ensino dos esportes não convencionais na escola é uma possibilidade concreta, considerando que alguns esportes podem ser realizados em espaços pequenos, com materiais que podem ser confeccionados pelos professores e alguns possuem gestos técnicos de fácil execução. Assim, o estudo conclui que ensino dos esportes não convencionais na escola ainda é uma temática em expansão o que torna necessária a realização de mais estudos dentro do ambiente educacional.The objective of the study was to investigate the perception of teachers about non-conventional national sports in a school in Macapá-AP. In the methodological aspect, the research was characterized as a case study with a qualitative approach. The research steps were organized in three moments: signature of the TCLE by the professors, signature of the Term of Consent by the coordination and data collection with the professors. Seven sports were selected for the field research and the sample consisted of two high school teachers who answered a questionnaire about unconventional Brazilian sports. The results revealed that the professors know some sports created in Brazil, but still know little about the seven modalities selected in the research. The teaching of unconventional sports at school is a concrete possibility, considering that some sports can be performed in small spaces, with materials that can be made by teachers and some have technical gestures that are easy to perform. Thus, the study concludes that teaching non-conventional sports at school is still an expanding theme, which makes it necessary to carry out more studies within the educational environment.El objetivo del estudio fue investigar la percepción de los profesores sobre los deportes nacionales no convencionales en una escuela de Macapá-AP. En el aspecto metodológico, la investigación se caracterizó por ser un estudio de caso con enfoque cualitativo. Las etapas de la investigación se organizaron en tres momentos: firma del TCLE por los profesores, firma del Término de Consentimiento por la coordinación y recolección de datos con los profesores. Siete deportes fueron seleccionados para la investigación de campo y la muestra estuvo compuesta por dos profesores de secundaria que respondieron un cuestionario sobre deportes brasileños no convencionales. Los resultados revelaron que los profesores conocen algunos deportes creados en Brasil, pero aún saben poco sobre las siete modalidades seleccionadas en la investigación. La enseñanza de deportes no convencionales en la escuela es una posibilidad concreta, considerando que algunos deportes se pueden realizar en espacios pequeños, con materiales que pueden ser elaborados por los profesores y algunos tienen gestos técnicos que son fáciles de realizar. Así, el estudio concluye que la enseñanza de deportes no convencionales en la escuela sigue siendo un tema en expansión, lo que hace necesario realizar más estudios dentro del ámbito educativo.Research, Society and Development2023-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4229810.33448/rsd-v12i6.42298Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e21212642298Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e21212642298Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e212126422982525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42298/34187Copyright (c) 2023 Alisson Vieira Costa; Marcela Fabiani Silva Diashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Alisson Vieira Dias, Marcela Fabiani Silva 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42298Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de caso
The teaching of unconventional sports at school from a teaching perspective: a case study
La enseñanza de los deportes no convencionales en la escuela desde la perspectiva didáctica: un estudio de caso
title O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de caso
spellingShingle O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de caso
Costa, Alisson Vieira
Unconventional sports
Physical education
School
Teaching.
Deportes no convencionales
Educación Física
Escuela
Enseñando.
Esportes não convencionais
Educação física
Escola
Ensino.
title_short O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de caso
title_full O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de caso
title_fullStr O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de caso
title_full_unstemmed O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de caso
title_sort O ensino dos esportes não convencionais na escola sob uma perspectiva docente: um estudo de caso
author Costa, Alisson Vieira
author_facet Costa, Alisson Vieira
Dias, Marcela Fabiani Silva
author_role author
author2 Dias, Marcela Fabiani Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alisson Vieira
Dias, Marcela Fabiani Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Unconventional sports
Physical education
School
Teaching.
Deportes no convencionales
Educación Física
Escuela
Enseñando.
Esportes não convencionais
Educação física
Escola
Ensino.
topic Unconventional sports
Physical education
School
Teaching.
Deportes no convencionales
Educación Física
Escuela
Enseñando.
Esportes não convencionais
Educação física
Escola
Ensino.
description Como objetivo o estudo se propôs a investigar a percepção de docentes sobre os esportes não convencionais nacionais em uma escola de Macapá-AP. No aspecto metodológico a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa. Organizaram-se as etapas da pesquisa em três momentos: assinatura do TCLE pelos docentes, assinatura do Termo de Anuência pela coordenação e a coleta de dados com os docentes. Selecionaram-se sete modalidades esportivas para a pesquisa de campo e a amostra foi composta por dois professores da etapa do Ensino Médio que responderam um questionário que versava sobre os esportes não convencionais brasileiros. Os resultados revelaram que os docentes conhecem alguns esportes criados no Brasil, mas ainda conhecem pouco sobre as sete modalidades selecionadas na pesquisa. O ensino dos esportes não convencionais na escola é uma possibilidade concreta, considerando que alguns esportes podem ser realizados em espaços pequenos, com materiais que podem ser confeccionados pelos professores e alguns possuem gestos técnicos de fácil execução. Assim, o estudo conclui que ensino dos esportes não convencionais na escola ainda é uma temática em expansão o que torna necessária a realização de mais estudos dentro do ambiente educacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42298
10.33448/rsd-v12i6.42298
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42298
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i6.42298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42298/34187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Alisson Vieira Costa; Marcela Fabiani Silva Dias
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Alisson Vieira Costa; Marcela Fabiani Silva Dias
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e21212642298
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e21212642298
Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e21212642298
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052627044794368