Zbol e Sorvebol: das redes para a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alisson Vieira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dias, Marcela Fabiani Silva, Farias, Carlos Wagner Ferreira, Bosque, Ronédia Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42975
Resumo: O estudo objetivou analisar as percepções docentes sobre o Sorvebol e Zbol. Realizou-se investigação com 10 professores de cinco escolas públicas municipais em Macapá-AP. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas. Nos resultados evidenciou-se que estes esportes ainda sofrem dificuldades de aceitação pelos alunos em detrimento da presença hegemônica de outros já conhecidos. Ainda são modalidades pouco conhecidas dos estudantes. Confundem-se estes esportes com o conteúdo jogo. Estes esportes são capazes de suprir necessidades de espaços e materiais, possibilitando realizá-los em diversos espaços, com materiais adaptados e de fácil confecção. A continuidade de pesquisas com estes esportes é importante para conhecimento da comunidade científica, escolar e geral.
id UNIFEI_c88ef4a8b99d9b8b54c730cf2797fdbd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42975
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Zbol e Sorvebol: das redes para a escolaZbol and Sorvebol: from networks to schoolZbol y Sorvebol: de las redes a la escuelaSportsPhysical educationInnovationTeaching.DeportesInnovaciónEducación físicaEnseñando.EsportesEducação físicaInovaçãoEnsino.O estudo objetivou analisar as percepções docentes sobre o Sorvebol e Zbol. Realizou-se investigação com 10 professores de cinco escolas públicas municipais em Macapá-AP. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas. Nos resultados evidenciou-se que estes esportes ainda sofrem dificuldades de aceitação pelos alunos em detrimento da presença hegemônica de outros já conhecidos. Ainda são modalidades pouco conhecidas dos estudantes. Confundem-se estes esportes com o conteúdo jogo. Estes esportes são capazes de suprir necessidades de espaços e materiais, possibilitando realizá-los em diversos espaços, com materiais adaptados e de fácil confecção. A continuidade de pesquisas com estes esportes é importante para conhecimento da comunidade científica, escolar e geral.The study aimed to analyze the teachers' perceptions about Sorvebol and Zbol. An investigation was carried out with 10 teachers from five municipal public schools in Macapá-AP. A questionnaire with open questions was applied. In the results it was evidenced that these sports still suffer difficulties of acceptance by the students in detriment of the hegemonic presence of others already known. They are still little known to students. These sports are confused with game content. These sports are able to meet the needs of spaces and materials, making it possible to perform them in different spaces, with adapted and easy-to-manufacture materials. The continuity of research with these sports is important for the knowledge of the scientific, school and general community.El estudio tuvo como objetivo analizar las percepciones de los profesores sobre Sorvebol y Zbol. Se realizó una investigación con 10 docentes de cinco escuelas públicas municipales de Macapá-AP. Se aplicó un cuestionario con preguntas abiertas. En los resultados se evidenció que estos deportes aún sufren dificultades de aceptación por parte de los estudiantes en detrimento de la presencia hegemónica de otros ya conocidos. Todavía son poco conocidos por los estudiantes. Estos deportes se confunden con el contenido del juego. Estos deportes son capaces de satisfacer las necesidades de espacios y materiales, posibilitando su realización en diferentes espacios, con materiales adaptados y de fácil fabricación. La continuidad de la investigación con estos deportes es importante para el conocimiento de la comunidad científica, escolar y en general.Research, Society and Development2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4297510.33448/rsd-v12i8.42975Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e10512842975Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e10512842975Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e105128429752525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42975/34627Copyright (c) 2023 Alisson Vieira Costa; Marcela Fabiani Silva Dias; Carlos Wagner Ferreira Farias; Ronédia Monteiro Bosquehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Alisson Vieira Dias, Marcela Fabiani Silva Farias, Carlos Wagner Ferreira Bosque, Ronédia Monteiro 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42975Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Zbol e Sorvebol: das redes para a escola
Zbol and Sorvebol: from networks to school
Zbol y Sorvebol: de las redes a la escuela
title Zbol e Sorvebol: das redes para a escola
spellingShingle Zbol e Sorvebol: das redes para a escola
Costa, Alisson Vieira
Sports
Physical education
Innovation
Teaching.
Deportes
Innovación
Educación física
Enseñando.
Esportes
Educação física
Inovação
Ensino.
title_short Zbol e Sorvebol: das redes para a escola
title_full Zbol e Sorvebol: das redes para a escola
title_fullStr Zbol e Sorvebol: das redes para a escola
title_full_unstemmed Zbol e Sorvebol: das redes para a escola
title_sort Zbol e Sorvebol: das redes para a escola
author Costa, Alisson Vieira
author_facet Costa, Alisson Vieira
Dias, Marcela Fabiani Silva
Farias, Carlos Wagner Ferreira
Bosque, Ronédia Monteiro
author_role author
author2 Dias, Marcela Fabiani Silva
Farias, Carlos Wagner Ferreira
Bosque, Ronédia Monteiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alisson Vieira
Dias, Marcela Fabiani Silva
Farias, Carlos Wagner Ferreira
Bosque, Ronédia Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sports
Physical education
Innovation
Teaching.
Deportes
Innovación
Educación física
Enseñando.
Esportes
Educação física
Inovação
Ensino.
topic Sports
Physical education
Innovation
Teaching.
Deportes
Innovación
Educación física
Enseñando.
Esportes
Educação física
Inovação
Ensino.
description O estudo objetivou analisar as percepções docentes sobre o Sorvebol e Zbol. Realizou-se investigação com 10 professores de cinco escolas públicas municipais em Macapá-AP. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas. Nos resultados evidenciou-se que estes esportes ainda sofrem dificuldades de aceitação pelos alunos em detrimento da presença hegemônica de outros já conhecidos. Ainda são modalidades pouco conhecidas dos estudantes. Confundem-se estes esportes com o conteúdo jogo. Estes esportes são capazes de suprir necessidades de espaços e materiais, possibilitando realizá-los em diversos espaços, com materiais adaptados e de fácil confecção. A continuidade de pesquisas com estes esportes é importante para conhecimento da comunidade científica, escolar e geral.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42975
10.33448/rsd-v12i8.42975
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42975
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42975/34627
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e10512842975
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e10512842975
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e10512842975
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052629464907776