Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37579 |
Resumo: | As discussões mediadas pelas teorias curriculares, críticas e pós-críticas destacam que o Currículo e escola não devem ser conduzidos de forma isolada. O objetivo deste artigo é discutir as implicações práticas que foram vivenciadas a partir do olhar docente para o diálogo entre a escola e o Currículo na Educação Básica. Por meio do método de observação, a pesquisa qualitativa foi realizada por dois professores em duas escolas da rede Estadual de Ensino, no Estado do Espírito Santo. As reflexões tecidas ao longo desta pesquisa direcionam de forma teórica um olhar necessário para as relações que são vivenciadas no cotidiano escolar, ao fomentar desta forma a discussão de qual Currículo queremos ao questionar que escolas pretendemos ter. Concluindo assim, que embora seja um espaço de conflitos o Currículo e escola juntos devem percorrer por espaços que permitam que os conduzam a atitudes práticas no ambiente escolar. |
id |
UNIFEI_d33e7d530c3b2dbb0040f061bf2f4c3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37579 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação BásicaStrengthening the relationship between school and Curriculum, a necessary look at Basic EducationEstrechar las relaciones entre la escuela y el plan de estudios, una mirada necesaria a la educación básicaCurriculum theoriesSchoolCurriculum.Teorías de los planes de estudioLa escuelaPlan de estudios.Teorias curricularesEscolaCurrículo.As discussões mediadas pelas teorias curriculares, críticas e pós-críticas destacam que o Currículo e escola não devem ser conduzidos de forma isolada. O objetivo deste artigo é discutir as implicações práticas que foram vivenciadas a partir do olhar docente para o diálogo entre a escola e o Currículo na Educação Básica. Por meio do método de observação, a pesquisa qualitativa foi realizada por dois professores em duas escolas da rede Estadual de Ensino, no Estado do Espírito Santo. As reflexões tecidas ao longo desta pesquisa direcionam de forma teórica um olhar necessário para as relações que são vivenciadas no cotidiano escolar, ao fomentar desta forma a discussão de qual Currículo queremos ao questionar que escolas pretendemos ter. Concluindo assim, que embora seja um espaço de conflitos o Currículo e escola juntos devem percorrer por espaços que permitam que os conduzam a atitudes práticas no ambiente escolar.The discussions mediated by critical and post-critical curriculum theories highlight that the curriculum and school should not be conducted in isolation. The objective of this article is to discuss the practical implications that were experienced from the teachers' point of view for the dialogue between the school and the curriculum in Basic Education. Using the observation method, the qualitative research was carried out by two teachers in two schools of the State Education system, in the State of Espírito Santo. The reflections made throughout this research direct in a theoretical way a necessary look to the relationships that are experienced in everyday life at school, thus fostering the discussion of what kind of curriculum we want by questioning which schools we intend to have. In conclusion, although it is a space of conflicts, the curriculum and school together should go through spaces that allow them to lead to practical attitudes in the school environment.Las discusiones mediadas por las teorías críticas y post-críticas del currículo ponen de manifiesto que el currículo y la escuela no deben llevarse a cabo de forma aislada. El objetivo de este artículo es discutir las implicaciones prácticas que se experimentaron desde el punto de vista de los profesores para el diálogo entre la escuela y el currículo en la Educación Básica. Por medio del método de observación, la investigación cualitativa fue realizada por dos profesores en dos escuelas del Sistema Estatal de Educación, en el Estado de Espírito Santo. Las reflexiones realizadas a lo largo de esta investigación dirigen de manera teórica una mirada necesaria a las relaciones que se viven en la vida escolar cotidiana, promoviendo así la discusión de qué currículo queremos cuestionar y qué escuelas queremos tener. En conclusión, si bien es un espacio de conflictos, el currículo y la escuela deben transitar juntos por espacios que les permitan conducir a actitudes prácticas en el ámbito escolar.Research, Society and Development2022-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3757910.33448/rsd-v11i16.37579Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e340111637579Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e340111637579Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3401116375792525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37579/31707Copyright (c) 2022 Mayki Jardim Sivico; Rodrigo da Vitória Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSivico, Mayki Jardim Gomes, Rodrigo da Vitória 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37579Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:41.911807Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica Strengthening the relationship between school and Curriculum, a necessary look at Basic Education Estrechar las relaciones entre la escuela y el plan de estudios, una mirada necesaria a la educación básica |
title |
Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica |
spellingShingle |
Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica Sivico, Mayki Jardim Curriculum theories School Curriculum. Teorías de los planes de estudio La escuela Plan de estudios. Teorias curriculares Escola Currículo. |
title_short |
Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica |
title_full |
Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica |
title_fullStr |
Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica |
title_sort |
Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica |
author |
Sivico, Mayki Jardim |
author_facet |
Sivico, Mayki Jardim Gomes, Rodrigo da Vitória |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Rodrigo da Vitória |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sivico, Mayki Jardim Gomes, Rodrigo da Vitória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculum theories School Curriculum. Teorías de los planes de estudio La escuela Plan de estudios. Teorias curriculares Escola Currículo. |
topic |
Curriculum theories School Curriculum. Teorías de los planes de estudio La escuela Plan de estudios. Teorias curriculares Escola Currículo. |
description |
As discussões mediadas pelas teorias curriculares, críticas e pós-críticas destacam que o Currículo e escola não devem ser conduzidos de forma isolada. O objetivo deste artigo é discutir as implicações práticas que foram vivenciadas a partir do olhar docente para o diálogo entre a escola e o Currículo na Educação Básica. Por meio do método de observação, a pesquisa qualitativa foi realizada por dois professores em duas escolas da rede Estadual de Ensino, no Estado do Espírito Santo. As reflexões tecidas ao longo desta pesquisa direcionam de forma teórica um olhar necessário para as relações que são vivenciadas no cotidiano escolar, ao fomentar desta forma a discussão de qual Currículo queremos ao questionar que escolas pretendemos ter. Concluindo assim, que embora seja um espaço de conflitos o Currículo e escola juntos devem percorrer por espaços que permitam que os conduzam a atitudes práticas no ambiente escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37579 10.33448/rsd-v11i16.37579 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37579 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.37579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37579/31707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Mayki Jardim Sivico; Rodrigo da Vitória Gomes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Mayki Jardim Sivico; Rodrigo da Vitória Gomes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e340111637579 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e340111637579 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e340111637579 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052729525272576 |