Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sivico, Mayki Jardim
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Rodrigo da Vitória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37579
Resumo: As discussões mediadas pelas teorias curriculares, críticas e pós-críticas destacam que o Currículo e escola não devem ser conduzidos de forma isolada. O objetivo deste artigo é discutir as implicações práticas que foram vivenciadas a partir do olhar docente para o diálogo entre a escola e o Currículo na Educação Básica. Por meio do método de observação, a pesquisa qualitativa foi realizada por dois professores em duas escolas da rede Estadual de Ensino, no Estado do Espírito Santo. As reflexões tecidas ao longo desta pesquisa direcionam de forma teórica um olhar necessário para as relações que são vivenciadas no cotidiano escolar, ao fomentar desta forma a discussão de qual Currículo queremos ao questionar que escolas pretendemos ter. Concluindo assim, que embora seja um espaço de conflitos o Currículo e escola juntos devem percorrer por espaços que permitam que os conduzam a atitudes práticas no ambiente escolar.
id UNIFEI_d33e7d530c3b2dbb0040f061bf2f4c3d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37579
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação BásicaStrengthening the relationship between school and Curriculum, a necessary look at Basic EducationEstrechar las relaciones entre la escuela y el plan de estudios, una mirada necesaria a la educación básicaCurriculum theoriesSchoolCurriculum.Teorías de los planes de estudioLa escuelaPlan de estudios.Teorias curricularesEscolaCurrículo.As discussões mediadas pelas teorias curriculares, críticas e pós-críticas destacam que o Currículo e escola não devem ser conduzidos de forma isolada. O objetivo deste artigo é discutir as implicações práticas que foram vivenciadas a partir do olhar docente para o diálogo entre a escola e o Currículo na Educação Básica. Por meio do método de observação, a pesquisa qualitativa foi realizada por dois professores em duas escolas da rede Estadual de Ensino, no Estado do Espírito Santo. As reflexões tecidas ao longo desta pesquisa direcionam de forma teórica um olhar necessário para as relações que são vivenciadas no cotidiano escolar, ao fomentar desta forma a discussão de qual Currículo queremos ao questionar que escolas pretendemos ter. Concluindo assim, que embora seja um espaço de conflitos o Currículo e escola juntos devem percorrer por espaços que permitam que os conduzam a atitudes práticas no ambiente escolar.The discussions mediated by critical and post-critical curriculum theories highlight that the curriculum and school should not be conducted in isolation. The objective of this article is to discuss the practical implications that were experienced from the teachers' point of view for the dialogue between the school and the curriculum in Basic Education. Using the observation method, the qualitative research was carried out by two teachers in two schools of the State Education system, in the State of Espírito Santo. The reflections made throughout this research direct in a theoretical way a necessary look to the relationships that are experienced in everyday life at school, thus fostering the discussion of what kind of curriculum we want by questioning which schools we intend to have. In conclusion, although it is a space of conflicts, the curriculum and school together should go through spaces that allow them to lead to practical attitudes in the school environment.Las discusiones mediadas por las teorías críticas y post-críticas del currículo ponen de manifiesto que el currículo y la escuela no deben llevarse a cabo de forma aislada. El objetivo de este artículo es discutir las implicaciones prácticas que se experimentaron desde el punto de vista de los profesores para el diálogo entre la escuela y el currículo en la Educación Básica. Por medio del método de observación, la investigación cualitativa fue realizada por dos profesores en dos escuelas del Sistema Estatal de Educación, en el Estado de Espírito Santo. Las reflexiones realizadas a lo largo de esta investigación dirigen de manera teórica una mirada necesaria a las relaciones que se viven en la vida escolar cotidiana, promoviendo así la discusión de qué currículo queremos cuestionar y qué escuelas queremos tener. En conclusión, si bien es un espacio de conflictos, el currículo y la escuela deben transitar juntos por espacios que les permitan conducir a actitudes prácticas en el ámbito escolar.Research, Society and Development2022-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3757910.33448/rsd-v11i16.37579Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e340111637579Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e340111637579Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3401116375792525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37579/31707Copyright (c) 2022 Mayki Jardim Sivico; Rodrigo da Vitória Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSivico, Mayki Jardim Gomes, Rodrigo da Vitória 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37579Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:41.911807Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica
Strengthening the relationship between school and Curriculum, a necessary look at Basic Education
Estrechar las relaciones entre la escuela y el plan de estudios, una mirada necesaria a la educación básica
title Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica
spellingShingle Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica
Sivico, Mayki Jardim
Curriculum theories
School
Curriculum.
Teorías de los planes de estudio
La escuela
Plan de estudios.
Teorias curriculares
Escola
Currículo.
title_short Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica
title_full Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica
title_fullStr Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica
title_full_unstemmed Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica
title_sort Estreitando as relações entre a escola e o Currículo, um olhar necessário para a Educação Básica
author Sivico, Mayki Jardim
author_facet Sivico, Mayki Jardim
Gomes, Rodrigo da Vitória
author_role author
author2 Gomes, Rodrigo da Vitória
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sivico, Mayki Jardim
Gomes, Rodrigo da Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum theories
School
Curriculum.
Teorías de los planes de estudio
La escuela
Plan de estudios.
Teorias curriculares
Escola
Currículo.
topic Curriculum theories
School
Curriculum.
Teorías de los planes de estudio
La escuela
Plan de estudios.
Teorias curriculares
Escola
Currículo.
description As discussões mediadas pelas teorias curriculares, críticas e pós-críticas destacam que o Currículo e escola não devem ser conduzidos de forma isolada. O objetivo deste artigo é discutir as implicações práticas que foram vivenciadas a partir do olhar docente para o diálogo entre a escola e o Currículo na Educação Básica. Por meio do método de observação, a pesquisa qualitativa foi realizada por dois professores em duas escolas da rede Estadual de Ensino, no Estado do Espírito Santo. As reflexões tecidas ao longo desta pesquisa direcionam de forma teórica um olhar necessário para as relações que são vivenciadas no cotidiano escolar, ao fomentar desta forma a discussão de qual Currículo queremos ao questionar que escolas pretendemos ter. Concluindo assim, que embora seja um espaço de conflitos o Currículo e escola juntos devem percorrer por espaços que permitam que os conduzam a atitudes práticas no ambiente escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37579
10.33448/rsd-v11i16.37579
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37579
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.37579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37579/31707
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Mayki Jardim Sivico; Rodrigo da Vitória Gomes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Mayki Jardim Sivico; Rodrigo da Vitória Gomes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e340111637579
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e340111637579
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e340111637579
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052729525272576