Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Halane Maria Braga Fernandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Leticia Vicente de Souza, Bezerra, Wanessa Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37245
Resumo: É notório a discrepância que ocorre entre o número de mulheres e homens que cursam as diversas engenharias, em qualquer Instituição de Ensino Superior, apesar de se ter a maior fração de mulheres em cursos superiores em geral. Baseado nos dados do Censo de Educação Superior aplicado no Brasil, este artigo vem mostrar o cenário atual das mulheres nos cursos de graduação, em destaque para a representatividade feminina nas engenharias, através de uma pesquisa qualiquantitativa. Integra também a descrição de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que tem o intuito de despertar o interesse de jovens mulheres a ingressar nas carreiras de engenharia e de estimular as graduandas que já estão nestes cursos a persistirem, mostrando a engenharia como profissão promissoura, sem distição de gênero. Deseja-se que mulheres estimulem e sejam estimuladas a seguir nessa profissão, evitando, assim, a evasão universitária e aumentando a representatividade da mulher no desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil. Na concepção desse projeto tem-se o propósito de contribuição de uma sociedade mais justa e igualitária entre homens e mulheres, onde a escolha da profissão com discernimento e sem preconceito seja alcançada e desenvolvida com total potencialidade e capacidade, sem distinção de salário entre gêneros.
id UNIFEI_d9d6cc7ac268753c37d575eb036e7e13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37245
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária Encouraging the participation and training of girls and women for engineering careers through university extensionEstímulo a la participación y a la formación de niñas y de mujeres para la carrera de ingeniería a través de la extensión universitariaMulherEngenhariaInserçãoEstímulo.MujerIngenieríaInserciónEstímulo.WomenEngineeringInclusionEncouragement.É notório a discrepância que ocorre entre o número de mulheres e homens que cursam as diversas engenharias, em qualquer Instituição de Ensino Superior, apesar de se ter a maior fração de mulheres em cursos superiores em geral. Baseado nos dados do Censo de Educação Superior aplicado no Brasil, este artigo vem mostrar o cenário atual das mulheres nos cursos de graduação, em destaque para a representatividade feminina nas engenharias, através de uma pesquisa qualiquantitativa. Integra também a descrição de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que tem o intuito de despertar o interesse de jovens mulheres a ingressar nas carreiras de engenharia e de estimular as graduandas que já estão nestes cursos a persistirem, mostrando a engenharia como profissão promissoura, sem distição de gênero. Deseja-se que mulheres estimulem e sejam estimuladas a seguir nessa profissão, evitando, assim, a evasão universitária e aumentando a representatividade da mulher no desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil. Na concepção desse projeto tem-se o propósito de contribuição de uma sociedade mais justa e igualitária entre homens e mulheres, onde a escolha da profissão com discernimento e sem preconceito seja alcançada e desenvolvida com total potencialidade e capacidade, sem distinção de salário entre gêneros.The discrepancy that occurs between the number of women and men who study the various engineering courses in any higher education institution is notorious, despite the fact that there is a higher number of women in higher education courses in general. Based on data from the Brazilian higher education census, this article shows the current scenario of women in undergraduate courses, highlighting female representation in engineering, through a qualitative and quantitative research. It also includes the description of an extension project developed by the Federal University of Paraíba, that aims to arouse the interest of young women to enter engineering careers and to encourage undergraduate students who are already in these courses to persist, showing engineering as a profession promise, without gender distinction. It is expected that women encourage and are encouraged to continue in this career avoiding university evasion and increasing the representativity of women in the technological and scientific development in Brazil. This project idea has the purpose to contribute to a fairer and more equal society for men and women, where the choice of a career is achieved and developed with full potential, capacity, discernment, and without prejudice, avoiding a distinction of salary between genders.Es notoria la discrepancia que hay entre el número de mujeres y hombres que estudian las diversas carreras de ingeniería, en cualquiera de las instituciones de educación superior, no obstante haber la más significativa fracción de mujeres en las carreras superiores en general. Fundamentado en los datos del Censo de Educación Superior realizadas en Brasil, este artículo presenta el escenario actual de la presencia de las mujeres en las carreras de grado, con énfasis para la representatividad femenina en las ingenierías, mediante una investigación cualitativa y cuantitativa. También integra la descripción de un proyecto de extensión desarrollado por la Universidad Federal de Paraíba, que tiene como objetivo despertar el interés de jóvenes mujeres al ingreso en las carreras de ingeniería y de estimular a las estudiantes de grado que ya están en dichas carreras a que sigan con los estudios, mostrando la ingeniería como una profesión prometedora, sin distinción de género. Se pretende con ello que mujeres incentiven y sean incentivadas a seguir en dicha profesión, y con eso se evite la deserción universitaria y se aumente la representatividad de la mujer en el desarrollo tecnológico y científico de Brasil. En la elaboración de este proyecto, se propone contribuir para el establecimiento de una sociedad más justa y equitativa entre hombres y mujeres, en donde se pueda lograr elegir una carrera profesional, con total potencialidad y capacidad, con discernimiento y sin prejuicios, sin que haya brecha salarial entre los géneros.Research, Society and Development2022-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3724510.33448/rsd-v11i15.37245Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e214111537245Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e214111537245Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2141115372452525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37245/30930Copyright (c) 2022 Halane Maria Braga Fernandes Brito; Leticia Vicente de Souza Silva; Wanessa Lopes Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Halane Maria Braga FernandesSilva, Leticia Vicente de Souza Bezerra, Wanessa Lopes 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37245Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:29.476930Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária
Encouraging the participation and training of girls and women for engineering careers through university extension
Estímulo a la participación y a la formación de niñas y de mujeres para la carrera de ingeniería a través de la extensión universitaria
title Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária
spellingShingle Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária
Brito, Halane Maria Braga Fernandes
Mulher
Engenharia
Inserção
Estímulo.
Mujer
Ingeniería
Inserción
Estímulo.
Women
Engineering
Inclusion
Encouragement.
title_short Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária
title_full Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária
title_fullStr Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária
title_full_unstemmed Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária
title_sort Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária
author Brito, Halane Maria Braga Fernandes
author_facet Brito, Halane Maria Braga Fernandes
Silva, Leticia Vicente de Souza
Bezerra, Wanessa Lopes
author_role author
author2 Silva, Leticia Vicente de Souza
Bezerra, Wanessa Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Halane Maria Braga Fernandes
Silva, Leticia Vicente de Souza
Bezerra, Wanessa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Engenharia
Inserção
Estímulo.
Mujer
Ingeniería
Inserción
Estímulo.
Women
Engineering
Inclusion
Encouragement.
topic Mulher
Engenharia
Inserção
Estímulo.
Mujer
Ingeniería
Inserción
Estímulo.
Women
Engineering
Inclusion
Encouragement.
description É notório a discrepância que ocorre entre o número de mulheres e homens que cursam as diversas engenharias, em qualquer Instituição de Ensino Superior, apesar de se ter a maior fração de mulheres em cursos superiores em geral. Baseado nos dados do Censo de Educação Superior aplicado no Brasil, este artigo vem mostrar o cenário atual das mulheres nos cursos de graduação, em destaque para a representatividade feminina nas engenharias, através de uma pesquisa qualiquantitativa. Integra também a descrição de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que tem o intuito de despertar o interesse de jovens mulheres a ingressar nas carreiras de engenharia e de estimular as graduandas que já estão nestes cursos a persistirem, mostrando a engenharia como profissão promissoura, sem distição de gênero. Deseja-se que mulheres estimulem e sejam estimuladas a seguir nessa profissão, evitando, assim, a evasão universitária e aumentando a representatividade da mulher no desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil. Na concepção desse projeto tem-se o propósito de contribuição de uma sociedade mais justa e igualitária entre homens e mulheres, onde a escolha da profissão com discernimento e sem preconceito seja alcançada e desenvolvida com total potencialidade e capacidade, sem distinção de salário entre gêneros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37245
10.33448/rsd-v11i15.37245
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37245
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37245/30930
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e214111537245
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e214111537245
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e214111537245
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052774226067456