Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37245 |
Resumo: | É notório a discrepância que ocorre entre o número de mulheres e homens que cursam as diversas engenharias, em qualquer Instituição de Ensino Superior, apesar de se ter a maior fração de mulheres em cursos superiores em geral. Baseado nos dados do Censo de Educação Superior aplicado no Brasil, este artigo vem mostrar o cenário atual das mulheres nos cursos de graduação, em destaque para a representatividade feminina nas engenharias, através de uma pesquisa qualiquantitativa. Integra também a descrição de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que tem o intuito de despertar o interesse de jovens mulheres a ingressar nas carreiras de engenharia e de estimular as graduandas que já estão nestes cursos a persistirem, mostrando a engenharia como profissão promissoura, sem distição de gênero. Deseja-se que mulheres estimulem e sejam estimuladas a seguir nessa profissão, evitando, assim, a evasão universitária e aumentando a representatividade da mulher no desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil. Na concepção desse projeto tem-se o propósito de contribuição de uma sociedade mais justa e igualitária entre homens e mulheres, onde a escolha da profissão com discernimento e sem preconceito seja alcançada e desenvolvida com total potencialidade e capacidade, sem distinção de salário entre gêneros. |
id |
UNIFEI_d9d6cc7ac268753c37d575eb036e7e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37245 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária Encouraging the participation and training of girls and women for engineering careers through university extensionEstímulo a la participación y a la formación de niñas y de mujeres para la carrera de ingeniería a través de la extensión universitariaMulherEngenhariaInserçãoEstímulo.MujerIngenieríaInserciónEstímulo.WomenEngineeringInclusionEncouragement.É notório a discrepância que ocorre entre o número de mulheres e homens que cursam as diversas engenharias, em qualquer Instituição de Ensino Superior, apesar de se ter a maior fração de mulheres em cursos superiores em geral. Baseado nos dados do Censo de Educação Superior aplicado no Brasil, este artigo vem mostrar o cenário atual das mulheres nos cursos de graduação, em destaque para a representatividade feminina nas engenharias, através de uma pesquisa qualiquantitativa. Integra também a descrição de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que tem o intuito de despertar o interesse de jovens mulheres a ingressar nas carreiras de engenharia e de estimular as graduandas que já estão nestes cursos a persistirem, mostrando a engenharia como profissão promissoura, sem distição de gênero. Deseja-se que mulheres estimulem e sejam estimuladas a seguir nessa profissão, evitando, assim, a evasão universitária e aumentando a representatividade da mulher no desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil. Na concepção desse projeto tem-se o propósito de contribuição de uma sociedade mais justa e igualitária entre homens e mulheres, onde a escolha da profissão com discernimento e sem preconceito seja alcançada e desenvolvida com total potencialidade e capacidade, sem distinção de salário entre gêneros.The discrepancy that occurs between the number of women and men who study the various engineering courses in any higher education institution is notorious, despite the fact that there is a higher number of women in higher education courses in general. Based on data from the Brazilian higher education census, this article shows the current scenario of women in undergraduate courses, highlighting female representation in engineering, through a qualitative and quantitative research. It also includes the description of an extension project developed by the Federal University of Paraíba, that aims to arouse the interest of young women to enter engineering careers and to encourage undergraduate students who are already in these courses to persist, showing engineering as a profession promise, without gender distinction. It is expected that women encourage and are encouraged to continue in this career avoiding university evasion and increasing the representativity of women in the technological and scientific development in Brazil. This project idea has the purpose to contribute to a fairer and more equal society for men and women, where the choice of a career is achieved and developed with full potential, capacity, discernment, and without prejudice, avoiding a distinction of salary between genders.Es notoria la discrepancia que hay entre el número de mujeres y hombres que estudian las diversas carreras de ingeniería, en cualquiera de las instituciones de educación superior, no obstante haber la más significativa fracción de mujeres en las carreras superiores en general. Fundamentado en los datos del Censo de Educación Superior realizadas en Brasil, este artículo presenta el escenario actual de la presencia de las mujeres en las carreras de grado, con énfasis para la representatividad femenina en las ingenierías, mediante una investigación cualitativa y cuantitativa. También integra la descripción de un proyecto de extensión desarrollado por la Universidad Federal de Paraíba, que tiene como objetivo despertar el interés de jóvenes mujeres al ingreso en las carreras de ingeniería y de estimular a las estudiantes de grado que ya están en dichas carreras a que sigan con los estudios, mostrando la ingeniería como una profesión prometedora, sin distinción de género. Se pretende con ello que mujeres incentiven y sean incentivadas a seguir en dicha profesión, y con eso se evite la deserción universitaria y se aumente la representatividad de la mujer en el desarrollo tecnológico y científico de Brasil. En la elaboración de este proyecto, se propone contribuir para el establecimiento de una sociedad más justa y equitativa entre hombres y mujeres, en donde se pueda lograr elegir una carrera profesional, con total potencialidad y capacidad, con discernimiento y sin prejuicios, sin que haya brecha salarial entre los géneros.Research, Society and Development2022-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3724510.33448/rsd-v11i15.37245Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e214111537245Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e214111537245Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2141115372452525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37245/30930Copyright (c) 2022 Halane Maria Braga Fernandes Brito; Leticia Vicente de Souza Silva; Wanessa Lopes Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Halane Maria Braga FernandesSilva, Leticia Vicente de Souza Bezerra, Wanessa Lopes 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37245Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:29.476930Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária Encouraging the participation and training of girls and women for engineering careers through university extension Estímulo a la participación y a la formación de niñas y de mujeres para la carrera de ingeniería a través de la extensión universitaria |
title |
Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária |
spellingShingle |
Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária Brito, Halane Maria Braga Fernandes Mulher Engenharia Inserção Estímulo. Mujer Ingeniería Inserción Estímulo. Women Engineering Inclusion Encouragement. |
title_short |
Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária |
title_full |
Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária |
title_fullStr |
Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária |
title_full_unstemmed |
Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária |
title_sort |
Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através da extensão universitária |
author |
Brito, Halane Maria Braga Fernandes |
author_facet |
Brito, Halane Maria Braga Fernandes Silva, Leticia Vicente de Souza Bezerra, Wanessa Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Leticia Vicente de Souza Bezerra, Wanessa Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Halane Maria Braga Fernandes Silva, Leticia Vicente de Souza Bezerra, Wanessa Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher Engenharia Inserção Estímulo. Mujer Ingeniería Inserción Estímulo. Women Engineering Inclusion Encouragement. |
topic |
Mulher Engenharia Inserção Estímulo. Mujer Ingeniería Inserción Estímulo. Women Engineering Inclusion Encouragement. |
description |
É notório a discrepância que ocorre entre o número de mulheres e homens que cursam as diversas engenharias, em qualquer Instituição de Ensino Superior, apesar de se ter a maior fração de mulheres em cursos superiores em geral. Baseado nos dados do Censo de Educação Superior aplicado no Brasil, este artigo vem mostrar o cenário atual das mulheres nos cursos de graduação, em destaque para a representatividade feminina nas engenharias, através de uma pesquisa qualiquantitativa. Integra também a descrição de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que tem o intuito de despertar o interesse de jovens mulheres a ingressar nas carreiras de engenharia e de estimular as graduandas que já estão nestes cursos a persistirem, mostrando a engenharia como profissão promissoura, sem distição de gênero. Deseja-se que mulheres estimulem e sejam estimuladas a seguir nessa profissão, evitando, assim, a evasão universitária e aumentando a representatividade da mulher no desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil. Na concepção desse projeto tem-se o propósito de contribuição de uma sociedade mais justa e igualitária entre homens e mulheres, onde a escolha da profissão com discernimento e sem preconceito seja alcançada e desenvolvida com total potencialidade e capacidade, sem distinção de salário entre gêneros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37245 10.33448/rsd-v11i15.37245 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37245 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37245/30930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e214111537245 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e214111537245 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e214111537245 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052774226067456 |