A importância da creche para o desenvolvimento das crianças: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36170 |
Resumo: | A educação infantil é considerada umas das mais importantes etapas da formação das crianças, nesse contexto as creches detém um papel fundamental pois atendem crianças de 0 a 3 anos, e se mostram de suma importância para o desenvolvimento dos pequenos. O presente relato objetiva uma reflexão acerca da importância da creche para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos a partir da experiência vivenciada por acadêmicas de pedagogia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente em estágios curriculares do curso de pedagogia. De acordo com período em sala de aula observou-se que foi absorvido pelas crianças um conhecimento específico, algumas crianças chegaram sem falar e no decorrer das aulas já houve melhora na comunicação social entre eles, a coordenação motora grossa também melhorou bastante, chegaram também sem nenhum tipo de independência, ou seja, totalmente dependentes dos pais, muitos não conseguiam ir ao banheiro sozinhos e muitos usavam fraldas, sendo que vários destes não usam mais, e quase 20% da sala ainda está em processo. Os fatores concretos e reais que foram observados e apontados no presente trabalho demonstram que quanto mais cedo a criança iniciar na creche há uma melhora na desenvoltura do seu aprendizado, fazendo com que ela obtenha uma bagagem educacional, pois é a partir do maternal que a vida de estudante da criança iniciará. |
id |
UNIFEI_ef2873cde5d9728da5f6bb9f15527a14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36170 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da creche para o desenvolvimento das crianças: relato de experiência The importance of daycare for children's development: experience report La importancia de la guardería para el desarrollo infantil: relato de experiencia Educação infantilCrecheMaternal. Educación InfantilGuarderíaMaterno. Child educationNurseryMaternal. A educação infantil é considerada umas das mais importantes etapas da formação das crianças, nesse contexto as creches detém um papel fundamental pois atendem crianças de 0 a 3 anos, e se mostram de suma importância para o desenvolvimento dos pequenos. O presente relato objetiva uma reflexão acerca da importância da creche para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos a partir da experiência vivenciada por acadêmicas de pedagogia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente em estágios curriculares do curso de pedagogia. De acordo com período em sala de aula observou-se que foi absorvido pelas crianças um conhecimento específico, algumas crianças chegaram sem falar e no decorrer das aulas já houve melhora na comunicação social entre eles, a coordenação motora grossa também melhorou bastante, chegaram também sem nenhum tipo de independência, ou seja, totalmente dependentes dos pais, muitos não conseguiam ir ao banheiro sozinhos e muitos usavam fraldas, sendo que vários destes não usam mais, e quase 20% da sala ainda está em processo. Os fatores concretos e reais que foram observados e apontados no presente trabalho demonstram que quanto mais cedo a criança iniciar na creche há uma melhora na desenvoltura do seu aprendizado, fazendo com que ela obtenha uma bagagem educacional, pois é a partir do maternal que a vida de estudante da criança iniciará.Early childhood education is considered one of the most important stages in the formation of children, in this context daycare centers have a fundamental role because they serve children from 0 to 3 years old, and are of paramount importance for the development of the little ones. This report aims to reflect on the importance of daycare for the development of children aged 0 to 3 years from the experience of pedagogy academics. This is a descriptive study, of the experience report type, carried out from the student experience in curricular internships of the pedagogy course. In the classroom it was observed that specific knowledge was absorbed by the children, some children arrived without speaking and during the classes there was already an improvement in social communication between them, gross motor coordination also improved a lot, they also arrived without any kind of independence , that is, totally dependent on their parents, many could not go to the bathroom alone and many were in diapers, and many of them no longer use them, and almost 20% of the room is still in the process. The concrete and real factors that were observed and pointed out in the present work demonstrate that the earlier the child starts in day care, there is an improvement in the ease of their learning, making them obtain an educational background, since it is from the kindergarten that life begins. of student of the child will initiate.La educación inicial es considerada una de las etapas más importantes en la formación de los niños, en este contexto las guarderías tienen un papel fundamental porque atienden a niños de 0 a 3 años, y son de suma importancia para el desarrollo de los más pequeños. Este informe tiene como objetivo reflexionar sobre la importancia de las guarderías para el desarrollo de los niños de 0 a 3 años desde la experiencia de académicos de la pedagogía. Se trata de un estudio descriptivo, del tipo relato de experiencia, realizado a partir de la experiencia de los estudiantes en prácticas curriculares de la carrera de pedagogia. el salón de clases se observó que los conocimientos específicos eran absorbidos por los niños, algunos niños llegaban sin hablar y durante las clases ya había una mejora en la comunicación social entre ellos, la coordinación motora gruesa también mejoró mucho, también llegaban sin ningún tipo de independencia , es decir, totalmente dependientes de sus padres, muchos no podían ir al baño solos y muchos andaban en pañales, y muchos de ellos ya no los usan, y casi el 20% de la sala aún está en proceso. Los factores concretos y reales que se observaron y señalaron en el presente trabajo demuestran que cuanto más temprano se inicia el niño en la guardería, hay una mejora en la facilidad de su aprendizaje, haciéndolos obtener una formación educativa, ya que es desde el jardín de infantes. que la vida comienza. de estudiante del niño iniciará.Research, Society and Development2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3617010.33448/rsd-v11i14.36170Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e235111436170Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e235111436170Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e2351114361702525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36170/30288Copyright (c) 2022 Luana Rocha dos Santos; Luciana Paz de Sousa; Poliana Bonfim Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luana Rocha dos Sousa, Luciana Paz de Santos , Poliana Bonfim2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36170Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:48.834250Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da creche para o desenvolvimento das crianças: relato de experiência The importance of daycare for children's development: experience report La importancia de la guardería para el desarrollo infantil: relato de experiencia |
title |
A importância da creche para o desenvolvimento das crianças: relato de experiência |
spellingShingle |
A importância da creche para o desenvolvimento das crianças: relato de experiência Santos, Luana Rocha dos Educação infantil Creche Maternal. Educación Infantil Guardería Materno. Child education Nursery Maternal. |
title_short |
A importância da creche para o desenvolvimento das crianças: relato de experiência |
title_full |
A importância da creche para o desenvolvimento das crianças: relato de experiência |
title_fullStr |
A importância da creche para o desenvolvimento das crianças: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A importância da creche para o desenvolvimento das crianças: relato de experiência |
title_sort |
A importância da creche para o desenvolvimento das crianças: relato de experiência |
author |
Santos, Luana Rocha dos |
author_facet |
Santos, Luana Rocha dos Sousa, Luciana Paz de Santos , Poliana Bonfim |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Luciana Paz de Santos , Poliana Bonfim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luana Rocha dos Sousa, Luciana Paz de Santos , Poliana Bonfim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Creche Maternal. Educación Infantil Guardería Materno. Child education Nursery Maternal. |
topic |
Educação infantil Creche Maternal. Educación Infantil Guardería Materno. Child education Nursery Maternal. |
description |
A educação infantil é considerada umas das mais importantes etapas da formação das crianças, nesse contexto as creches detém um papel fundamental pois atendem crianças de 0 a 3 anos, e se mostram de suma importância para o desenvolvimento dos pequenos. O presente relato objetiva uma reflexão acerca da importância da creche para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos a partir da experiência vivenciada por acadêmicas de pedagogia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente em estágios curriculares do curso de pedagogia. De acordo com período em sala de aula observou-se que foi absorvido pelas crianças um conhecimento específico, algumas crianças chegaram sem falar e no decorrer das aulas já houve melhora na comunicação social entre eles, a coordenação motora grossa também melhorou bastante, chegaram também sem nenhum tipo de independência, ou seja, totalmente dependentes dos pais, muitos não conseguiam ir ao banheiro sozinhos e muitos usavam fraldas, sendo que vários destes não usam mais, e quase 20% da sala ainda está em processo. Os fatores concretos e reais que foram observados e apontados no presente trabalho demonstram que quanto mais cedo a criança iniciar na creche há uma melhora na desenvoltura do seu aprendizado, fazendo com que ela obtenha uma bagagem educacional, pois é a partir do maternal que a vida de estudante da criança iniciará. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36170 10.33448/rsd-v11i14.36170 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36170 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.36170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36170/30288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luana Rocha dos Santos; Luciana Paz de Sousa; Poliana Bonfim Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luana Rocha dos Santos; Luciana Paz de Sousa; Poliana Bonfim Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e235111436170 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e235111436170 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e235111436170 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052827978170368 |