Desafios enfrentados por professores de Ciências durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas do município de Milagres-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38989 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 trouxe muitos desafios para o setor educacional. Os órgãos gestores, optaram pela suspensão emergencial das aulas nas unidades escolares públicas e privadas no Brasil. Dessa forma, escolas e universidades optaram pelo ensino remoto. Com isso, muitas dificuldades se tornaram evidentes, como por exemplo, a falta de engajamento de muitos estudantes nas aulas remotas, falta de habilidades de professores em aliar as metodologias de ensino com as tecnologias. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo compreender os principais desafios enfrentados pelos professores de Ciências nas escolas de rede pública no município de Milagres - CE durante o período pandêmico. Para a elaboração do trabalho, realizou-se uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, buscando informações a respeito das dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências. Onde ocorreu em quatro escolas públicas localizada na cidade de Milagres–CE. Os resultados mostram que o ensino remoto através do uso de tecnologias, tornou-se um espaço possível de aprendizagem e que uma das principais dificuldades dos docentes esteve relacionada à falta de competência no uso de plataformas digitais. Destaca-se ainda, a formação docente é essencial para aliar a tecnologia com sua metodoligia como uma forma facilitadora para os alunos. Então, pode-se inferir que só foi possível dar continuidade ao calendário escolar nas instituições de ensino, com a ajuda dos recursos tecnológicos. Portanto, a tecnologia coopera para o ensino e aprendizagem do estudante, e com isso, os professores adotaram o uso de recursos tecnológicos na sua metodologia atual simplificando assuntos complexos no ensino de Ciências. |
id |
UNIFEI_f3e266468cb735888c35b8adb73af23b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38989 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios enfrentados por professores de Ciências durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas do município de Milagres-CEChallenges faced by science teachers during the COVID-19 pandemic in public schools in the municipality of Milagres-CEDesafíos de los profesores de ciencias durante la pandemia de COVID-19 en las escuelas públicas del municipio de Milagres-CE TeachingLearningPandemicTechnology.EnseñandoAprendizajePandemiaTecnología.EnsinoAprendizagemPandemiaTecnologia.A pandemia da COVID-19 trouxe muitos desafios para o setor educacional. Os órgãos gestores, optaram pela suspensão emergencial das aulas nas unidades escolares públicas e privadas no Brasil. Dessa forma, escolas e universidades optaram pelo ensino remoto. Com isso, muitas dificuldades se tornaram evidentes, como por exemplo, a falta de engajamento de muitos estudantes nas aulas remotas, falta de habilidades de professores em aliar as metodologias de ensino com as tecnologias. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo compreender os principais desafios enfrentados pelos professores de Ciências nas escolas de rede pública no município de Milagres - CE durante o período pandêmico. Para a elaboração do trabalho, realizou-se uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, buscando informações a respeito das dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências. Onde ocorreu em quatro escolas públicas localizada na cidade de Milagres–CE. Os resultados mostram que o ensino remoto através do uso de tecnologias, tornou-se um espaço possível de aprendizagem e que uma das principais dificuldades dos docentes esteve relacionada à falta de competência no uso de plataformas digitais. Destaca-se ainda, a formação docente é essencial para aliar a tecnologia com sua metodoligia como uma forma facilitadora para os alunos. Então, pode-se inferir que só foi possível dar continuidade ao calendário escolar nas instituições de ensino, com a ajuda dos recursos tecnológicos. Portanto, a tecnologia coopera para o ensino e aprendizagem do estudante, e com isso, os professores adotaram o uso de recursos tecnológicos na sua metodologia atual simplificando assuntos complexos no ensino de Ciências.The pandemic of COVID-19 brought many challenges to the educational sector. The managing bodies, opted for the emergency suspension of classes in public and private school units in Brazil. Thus, schools and universities opted for remote teaching. With this, many difficulties became evident, such as, for example, the lack of engagement of many students in remote classes, teachers' lack of skills in combining teaching methodologies with technologies. In this perspective, this paper aims to understand the main challenges faced by science teachers in public schools in the municipality of Milagres - CE during the pandemic period. For the development of this work, a qualitative field research was carried out, seeking information about the difficulties faced by science teachers. It took place in four public schools located in the city of Milagres-CE. The results show that remote teaching through the use of technology has become a possible space for learning and that one of the main difficulties of teachers was related to the lack of competence in the use of digital platforms. It is also noteworthy that teacher training is essential to ally technology with their methodologies as a facilitator for the students. So, it can be inferred that it was only possible to continue the school calendar in educational institutions with the help of technological resources. Therefore, technology cooperates for teaching and student learning, and with this, teachers have adopted the use of technological resources in their current methodology simplifying complex subjects in science teaching.La pandemia de COVID-19 planteó muchos retos al sector educativo. Los órganos gestores, optaron por la suspensión de emergencia de las clases en las unidades escolares públicas y privadas de Brasil. De este modo, escuelas y universidades optaron por la enseñanza a distancia. Con ello, se hicieron evidentes muchas dificultades, como la falta de compromiso de muchos alumnos en las clases a distancia, la falta de habilidades de los profesores para combinar las metodologías de enseñanza con las tecnologías. En esta perspectiva, este trabajo pretende comprender los principales desafíos enfrentados por los profesores de ciencias de las escuelas públicas del municipio de Milagres - CE durante el período de la pandemia. Para la elaboración del trabajo se realizó una investigación cualitativa de campo, buscando información sobre las dificultades a las que se enfrentan los profesores de ciencias. Donde se produjo en cuatro escuelas públicas situadas en la ciudad de Milagres-CE. Los resultados muestran que la enseñanza a distancia mediante el uso de tecnologías se ha convertido en un espacio posible para el aprendizaje y que una de las principales dificultades de los profesores estaba relacionada con la falta de competencia en el uso de plataformas digitales. También cabe destacar que la formación del profesorado es esencial para combinar la tecnología con sus metodologías como forma de facilitar a los alumnos. Así, se puede inferir que sólo fue posible dar continuidad al calendario escolar en las instituciones educativas, con la ayuda de los recursos tecnológicos. Por lo tanto, la tecnología coopera para la enseñanza y el aprendizaje del alumno, y con eso, los profesores adoptaron el uso de recursos tecnológicos en su metodología actual simplificando temas complejos en la enseñanza de las ciencias.Research, Society and Development2023-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3898910.33448/rsd-v12i1.38989Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e19612138989Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e19612138989Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e196121389892525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38989/32521Copyright (c) 2023 Kelly Cristina Laureano da Silva; Luana Vinuto Silva; Marcos Aurélio Figueiredo dos Santos; Robério Rodrigues Feitosa; Luciano Temoteo dos Santos; Rafael Pereira da Cruz; Magaly Lima Mota; Felicidade Caroline Rodrigues; Francisca Sâmara Muniz dos Santos ; José Weverton Almeida-Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Kelly Cristina Laureano da Silva, Luana Vinuto Santos, Marcos Aurélio Figueiredo dos Feitosa, Robério Rodrigues Santos, Luciano Temoteo dos Cruz, Rafael Pereira da Mota, Magaly Lima Rodrigues, Felicidade Caroline Santos , Francisca Sâmara Muniz dos Almeida-Bezerra, José Weverton2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38989Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios enfrentados por professores de Ciências durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas do município de Milagres-CE Challenges faced by science teachers during the COVID-19 pandemic in public schools in the municipality of Milagres-CE Desafíos de los profesores de ciencias durante la pandemia de COVID-19 en las escuelas públicas del municipio de Milagres-CE |
title |
Desafios enfrentados por professores de Ciências durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas do município de Milagres-CE |
spellingShingle |
Desafios enfrentados por professores de Ciências durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas do município de Milagres-CE Silva, Kelly Cristina Laureano da Teaching Learning Pandemic Technology. Enseñando Aprendizaje Pandemia Tecnología. Ensino Aprendizagem Pandemia Tecnologia. |
title_short |
Desafios enfrentados por professores de Ciências durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas do município de Milagres-CE |
title_full |
Desafios enfrentados por professores de Ciências durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas do município de Milagres-CE |
title_fullStr |
Desafios enfrentados por professores de Ciências durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas do município de Milagres-CE |
title_full_unstemmed |
Desafios enfrentados por professores de Ciências durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas do município de Milagres-CE |
title_sort |
Desafios enfrentados por professores de Ciências durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas do município de Milagres-CE |
author |
Silva, Kelly Cristina Laureano da |
author_facet |
Silva, Kelly Cristina Laureano da Silva, Luana Vinuto Santos, Marcos Aurélio Figueiredo dos Feitosa, Robério Rodrigues Santos, Luciano Temoteo dos Cruz, Rafael Pereira da Mota, Magaly Lima Rodrigues, Felicidade Caroline Santos , Francisca Sâmara Muniz dos Almeida-Bezerra, José Weverton |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luana Vinuto Santos, Marcos Aurélio Figueiredo dos Feitosa, Robério Rodrigues Santos, Luciano Temoteo dos Cruz, Rafael Pereira da Mota, Magaly Lima Rodrigues, Felicidade Caroline Santos , Francisca Sâmara Muniz dos Almeida-Bezerra, José Weverton |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kelly Cristina Laureano da Silva, Luana Vinuto Santos, Marcos Aurélio Figueiredo dos Feitosa, Robério Rodrigues Santos, Luciano Temoteo dos Cruz, Rafael Pereira da Mota, Magaly Lima Rodrigues, Felicidade Caroline Santos , Francisca Sâmara Muniz dos Almeida-Bezerra, José Weverton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching Learning Pandemic Technology. Enseñando Aprendizaje Pandemia Tecnología. Ensino Aprendizagem Pandemia Tecnologia. |
topic |
Teaching Learning Pandemic Technology. Enseñando Aprendizaje Pandemia Tecnología. Ensino Aprendizagem Pandemia Tecnologia. |
description |
A pandemia da COVID-19 trouxe muitos desafios para o setor educacional. Os órgãos gestores, optaram pela suspensão emergencial das aulas nas unidades escolares públicas e privadas no Brasil. Dessa forma, escolas e universidades optaram pelo ensino remoto. Com isso, muitas dificuldades se tornaram evidentes, como por exemplo, a falta de engajamento de muitos estudantes nas aulas remotas, falta de habilidades de professores em aliar as metodologias de ensino com as tecnologias. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo compreender os principais desafios enfrentados pelos professores de Ciências nas escolas de rede pública no município de Milagres - CE durante o período pandêmico. Para a elaboração do trabalho, realizou-se uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, buscando informações a respeito das dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências. Onde ocorreu em quatro escolas públicas localizada na cidade de Milagres–CE. Os resultados mostram que o ensino remoto através do uso de tecnologias, tornou-se um espaço possível de aprendizagem e que uma das principais dificuldades dos docentes esteve relacionada à falta de competência no uso de plataformas digitais. Destaca-se ainda, a formação docente é essencial para aliar a tecnologia com sua metodoligia como uma forma facilitadora para os alunos. Então, pode-se inferir que só foi possível dar continuidade ao calendário escolar nas instituições de ensino, com a ajuda dos recursos tecnológicos. Portanto, a tecnologia coopera para o ensino e aprendizagem do estudante, e com isso, os professores adotaram o uso de recursos tecnológicos na sua metodologia atual simplificando assuntos complexos no ensino de Ciências. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38989 10.33448/rsd-v12i1.38989 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38989 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i1.38989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38989/32521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e19612138989 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e19612138989 Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e19612138989 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052614492291072 |