Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jefferson Peixoto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar parte dos resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo realizada com um grupo de alunos de uma escola da rede pública estadual paulista. A despeito dos objetivos iniciais daquela pesquisa, os alunos entrevistados passaram a mencionar uma série de práticas docentes que os incomodava e que, segundo eles, inviabilizava a execução de um ensino com qualidade. Além das referências a práticas condenáveis, eles também mencionaram as características que um bom professor deveria ter. Foi como se eles estivessem esperando pela oportunidade de serem ouvidos e, tão logo entenderam que esta oportunidade havia chegado, se puseram a expressar o que vinham retendo há muito. O principal objetivo deste texto é apresentar uma súmula descritiva de tais falas e assim assumir uma abordagem alternativa que indique para a fértil possibilidade de se considerar os alunos como fonte de aprendizagem para a formação de professores. Palavras-chave: alunos, professores, condutas docentes.
id UNIFESP-3_713a3df230f0fbe117b8ab15951b357e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/128
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunosO presente trabalho pretende apresentar parte dos resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo realizada com um grupo de alunos de uma escola da rede pública estadual paulista. A despeito dos objetivos iniciais daquela pesquisa, os alunos entrevistados passaram a mencionar uma série de práticas docentes que os incomodava e que, segundo eles, inviabilizava a execução de um ensino com qualidade. Além das referências a práticas condenáveis, eles também mencionaram as características que um bom professor deveria ter. Foi como se eles estivessem esperando pela oportunidade de serem ouvidos e, tão logo entenderam que esta oportunidade havia chegado, se puseram a expressar o que vinham retendo há muito. O principal objetivo deste texto é apresentar uma súmula descritiva de tais falas e assim assumir uma abordagem alternativa que indique para a fértil possibilidade de se considerar os alunos como fonte de aprendizagem para a formação de professores. Palavras-chave: alunos, professores, condutas docentes.Universidade Federal de São Paulo2013-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12810.34024/olhares.2013.v1.128Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 221-2462317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/44https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/45https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/4299Silva, Jefferson Peixotoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:11:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/128Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:11:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos
title Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos
spellingShingle Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos
Silva, Jefferson Peixoto
title_short Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos
title_full Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos
title_fullStr Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos
title_full_unstemmed Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos
title_sort Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos
author Silva, Jefferson Peixoto
author_facet Silva, Jefferson Peixoto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jefferson Peixoto
description O presente trabalho pretende apresentar parte dos resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo realizada com um grupo de alunos de uma escola da rede pública estadual paulista. A despeito dos objetivos iniciais daquela pesquisa, os alunos entrevistados passaram a mencionar uma série de práticas docentes que os incomodava e que, segundo eles, inviabilizava a execução de um ensino com qualidade. Além das referências a práticas condenáveis, eles também mencionaram as características que um bom professor deveria ter. Foi como se eles estivessem esperando pela oportunidade de serem ouvidos e, tão logo entenderam que esta oportunidade havia chegado, se puseram a expressar o que vinham retendo há muito. O principal objetivo deste texto é apresentar uma súmula descritiva de tais falas e assim assumir uma abordagem alternativa que indique para a fértil possibilidade de se considerar os alunos como fonte de aprendizagem para a formação de professores. Palavras-chave: alunos, professores, condutas docentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128
10.34024/olhares.2013.v1.128
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/44
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/45
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/4299
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 221-246
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233623359488