Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128 |
Resumo: | O presente trabalho pretende apresentar parte dos resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo realizada com um grupo de alunos de uma escola da rede pública estadual paulista. A despeito dos objetivos iniciais daquela pesquisa, os alunos entrevistados passaram a mencionar uma série de práticas docentes que os incomodava e que, segundo eles, inviabilizava a execução de um ensino com qualidade. Além das referências a práticas condenáveis, eles também mencionaram as características que um bom professor deveria ter. Foi como se eles estivessem esperando pela oportunidade de serem ouvidos e, tão logo entenderam que esta oportunidade havia chegado, se puseram a expressar o que vinham retendo há muito. O principal objetivo deste texto é apresentar uma súmula descritiva de tais falas e assim assumir uma abordagem alternativa que indique para a fértil possibilidade de se considerar os alunos como fonte de aprendizagem para a formação de professores. Palavras-chave: alunos, professores, condutas docentes. |
id |
UNIFESP-3_713a3df230f0fbe117b8ab15951b357e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/128 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunosO presente trabalho pretende apresentar parte dos resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo realizada com um grupo de alunos de uma escola da rede pública estadual paulista. A despeito dos objetivos iniciais daquela pesquisa, os alunos entrevistados passaram a mencionar uma série de práticas docentes que os incomodava e que, segundo eles, inviabilizava a execução de um ensino com qualidade. Além das referências a práticas condenáveis, eles também mencionaram as características que um bom professor deveria ter. Foi como se eles estivessem esperando pela oportunidade de serem ouvidos e, tão logo entenderam que esta oportunidade havia chegado, se puseram a expressar o que vinham retendo há muito. O principal objetivo deste texto é apresentar uma súmula descritiva de tais falas e assim assumir uma abordagem alternativa que indique para a fértil possibilidade de se considerar os alunos como fonte de aprendizagem para a formação de professores. Palavras-chave: alunos, professores, condutas docentes.Universidade Federal de São Paulo2013-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12810.34024/olhares.2013.v1.128Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 221-2462317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/44https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/45https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/4299Silva, Jefferson Peixotoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:11:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/128Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:11:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos |
title |
Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos |
spellingShingle |
Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos Silva, Jefferson Peixoto |
title_short |
Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos |
title_full |
Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos |
title_fullStr |
Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos |
title_full_unstemmed |
Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos |
title_sort |
Como ser um bom professor na visão de um grupo de alunos |
author |
Silva, Jefferson Peixoto |
author_facet |
Silva, Jefferson Peixoto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jefferson Peixoto |
description |
O presente trabalho pretende apresentar parte dos resultados obtidos por meio de uma pesquisa de campo realizada com um grupo de alunos de uma escola da rede pública estadual paulista. A despeito dos objetivos iniciais daquela pesquisa, os alunos entrevistados passaram a mencionar uma série de práticas docentes que os incomodava e que, segundo eles, inviabilizava a execução de um ensino com qualidade. Além das referências a práticas condenáveis, eles também mencionaram as características que um bom professor deveria ter. Foi como se eles estivessem esperando pela oportunidade de serem ouvidos e, tão logo entenderam que esta oportunidade havia chegado, se puseram a expressar o que vinham retendo há muito. O principal objetivo deste texto é apresentar uma súmula descritiva de tais falas e assim assumir uma abordagem alternativa que indique para a fértil possibilidade de se considerar os alunos como fonte de aprendizagem para a formação de professores. Palavras-chave: alunos, professores, condutas docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128 10.34024/olhares.2013.v1.128 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2013.v1.128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/44 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/45 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/128/4299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 221-246 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233623359488 |