DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/576 |
Resumo: | RESUMO: O programa voltado para a educação na primeira infância presente na cidade de Reggio Emília, Itália, ultrapassou fronteiras e tornou-se um dos melhores sistemas educacionais do mundo. A abordagem Reggio Emília tem sido objeto de investigação, reflexões e debates entre educadores de diferentes regiões do Brasil, servindo de inspiração para projeção e consolidação de práticas educativas em contextos variados. Tal abordagem tem como premissa o entendimento de que a as crianças são protagonistas ativas do processo de desenvolvimento, expressando-se e desenvolvendo-se por meio de múltiplas linguagens. Neste artigo, compartilho os resultados de um estudo bibliográfico articulado às experiências e impressões emergidas durante um intercâmbio educacional à cidade Reggio Emília em meados de maio de 2013. Para orientar o diálogo utilizo registros decorrentes do intercâmbio, compostos por fragmentos das palestras, observações e imagens do local, bem como outros materiais adquiridos durante a viagem. Os estudos relacionados à abordagem regiana fundamentam tal artigo, especificamente as obras de Edwards; Gandini; Forman (1999), Rinaldi (2012). O artigo está divido em quatro itens: um breve histórico sobre a cidade de Reggio Emília e sua trajetória de educação na primeira infância; a abordagem Reggio Emília na voz dos educadores da região; reflexões e observações durante as visitas ao Centro Internazionale Loris Malaguzzi, a Scuola Dell’infanzia Comunale e a creche Rodari. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Reggio Emília. Primeira Infância. Prática Educativa. |
id |
UNIFESP-3_922365652c2c8fdaa07a633c566d85a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/576 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIARESUMO: O programa voltado para a educação na primeira infância presente na cidade de Reggio Emília, Itália, ultrapassou fronteiras e tornou-se um dos melhores sistemas educacionais do mundo. A abordagem Reggio Emília tem sido objeto de investigação, reflexões e debates entre educadores de diferentes regiões do Brasil, servindo de inspiração para projeção e consolidação de práticas educativas em contextos variados. Tal abordagem tem como premissa o entendimento de que a as crianças são protagonistas ativas do processo de desenvolvimento, expressando-se e desenvolvendo-se por meio de múltiplas linguagens. Neste artigo, compartilho os resultados de um estudo bibliográfico articulado às experiências e impressões emergidas durante um intercâmbio educacional à cidade Reggio Emília em meados de maio de 2013. Para orientar o diálogo utilizo registros decorrentes do intercâmbio, compostos por fragmentos das palestras, observações e imagens do local, bem como outros materiais adquiridos durante a viagem. Os estudos relacionados à abordagem regiana fundamentam tal artigo, especificamente as obras de Edwards; Gandini; Forman (1999), Rinaldi (2012). O artigo está divido em quatro itens: um breve histórico sobre a cidade de Reggio Emília e sua trajetória de educação na primeira infância; a abordagem Reggio Emília na voz dos educadores da região; reflexões e observações durante as visitas ao Centro Internazionale Loris Malaguzzi, a Scuola Dell’infanzia Comunale e a creche Rodari. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Reggio Emília. Primeira Infância. Prática Educativa.Universidade Federal de São Paulo2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/57610.34024/olhares.2017.v5.576Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 22-342317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/576/235Souza, Janaina Gomes Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:22:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/576Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:22:54Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA |
title |
DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA |
spellingShingle |
DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA Souza, Janaina Gomes Viana |
title_short |
DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA |
title_full |
DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA |
title_fullStr |
DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA |
title_sort |
DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA |
author |
Souza, Janaina Gomes Viana |
author_facet |
Souza, Janaina Gomes Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Janaina Gomes Viana |
description |
RESUMO: O programa voltado para a educação na primeira infância presente na cidade de Reggio Emília, Itália, ultrapassou fronteiras e tornou-se um dos melhores sistemas educacionais do mundo. A abordagem Reggio Emília tem sido objeto de investigação, reflexões e debates entre educadores de diferentes regiões do Brasil, servindo de inspiração para projeção e consolidação de práticas educativas em contextos variados. Tal abordagem tem como premissa o entendimento de que a as crianças são protagonistas ativas do processo de desenvolvimento, expressando-se e desenvolvendo-se por meio de múltiplas linguagens. Neste artigo, compartilho os resultados de um estudo bibliográfico articulado às experiências e impressões emergidas durante um intercâmbio educacional à cidade Reggio Emília em meados de maio de 2013. Para orientar o diálogo utilizo registros decorrentes do intercâmbio, compostos por fragmentos das palestras, observações e imagens do local, bem como outros materiais adquiridos durante a viagem. Os estudos relacionados à abordagem regiana fundamentam tal artigo, especificamente as obras de Edwards; Gandini; Forman (1999), Rinaldi (2012). O artigo está divido em quatro itens: um breve histórico sobre a cidade de Reggio Emília e sua trajetória de educação na primeira infância; a abordagem Reggio Emília na voz dos educadores da região; reflexões e observações durante as visitas ao Centro Internazionale Loris Malaguzzi, a Scuola Dell’infanzia Comunale e a creche Rodari. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Reggio Emília. Primeira Infância. Prática Educativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/576 10.34024/olhares.2017.v5.576 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/576 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2017.v5.576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/576/235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 22-34 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234036498432 |