Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Sandra Cristina Scherer
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266148
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata do desenvolvimento de um mobiliário para um mini atelier destinado a escolas públicas de educação infantil brasileiras considerando os aspectos da abordagem humanista criada por Loris Malaguzzi, na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Por meio de um referencial teórico, normativas, pesquisa com educadoras e análise de produtos similares foram levantadas questões pertinentes ao desenvolvimento pedagógico da criança, suas necessidades, interesses e desafios. A pesquisa tem a contribuição de estudos da área do Design Cenográfico, referente à dinâmica cênica, que emprega elementos produzidos em materiais leves e que se caracterizam por sua multifuncionalidade e mobilidade. As metodologias aplicadas foram o Design Centrado no Humano da IDEO, que tem um olhar direcionado ao entendimento da criança e da abordagem, e o Ecodesign, de Elizabeth Platcheck, que visa o mobiliário, em uma perspectiva mais técnica e sustentável. A partir do projeto conceitual que trouxe como tema a simplicidade da criança foi iniciado o processo de geração de alternativas, seguido de um refinamento para três novas soluções. A alternativa selecionada apresenta a modelagem 3D, o modelo físico e o detalhamento técnico de um mobiliário multifuncional para as práticas preconizadas pela abordagem italiana, com mobilidade para utilização tanto em ambientes internos, como externos da escola infantil.
id UFRGS-2_f342cf1496eb806a930606737129d08f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266148
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peres, Sandra Cristina SchererPozzi, Marion Diverio Faria2023-10-21T03:42:00Z2023http://hdl.handle.net/10183/266148001186424Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata do desenvolvimento de um mobiliário para um mini atelier destinado a escolas públicas de educação infantil brasileiras considerando os aspectos da abordagem humanista criada por Loris Malaguzzi, na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Por meio de um referencial teórico, normativas, pesquisa com educadoras e análise de produtos similares foram levantadas questões pertinentes ao desenvolvimento pedagógico da criança, suas necessidades, interesses e desafios. A pesquisa tem a contribuição de estudos da área do Design Cenográfico, referente à dinâmica cênica, que emprega elementos produzidos em materiais leves e que se caracterizam por sua multifuncionalidade e mobilidade. As metodologias aplicadas foram o Design Centrado no Humano da IDEO, que tem um olhar direcionado ao entendimento da criança e da abordagem, e o Ecodesign, de Elizabeth Platcheck, que visa o mobiliário, em uma perspectiva mais técnica e sustentável. A partir do projeto conceitual que trouxe como tema a simplicidade da criança foi iniciado o processo de geração de alternativas, seguido de um refinamento para três novas soluções. A alternativa selecionada apresenta a modelagem 3D, o modelo físico e o detalhamento técnico de um mobiliário multifuncional para as práticas preconizadas pela abordagem italiana, com mobilidade para utilização tanto em ambientes internos, como externos da escola infantil.This Course Completion Work (TCC) deals with the development of furniture for a mini atelier for Brazilian public schools of early childhood education, considering aspects of the humanist approach created by Loris Malaguzzi, in the city of Reggio Emilia, Italy. By means of a theoretical framework, regulations, research with an educator and analysis of similar products, questions related to the pedagogical development of children, their needs, interests and challenges were raised. The research has the contribution of studies in the area of Scenographic Design, referring to the scenic dynamics, which uses elements produced in light materials and which are characterized by their multifunctionality and mobility. The methodologies applied were IDEO's Human-Centered Design, which focuses on understanding the child and the approach, and Elizabeth Platcheck's Ecodesign, which focuses on furniture from a more technical and sustainable perspective. From the conceptual project that has as its theme the simplicity of the child, the process of generating alternatives was started, followed by a refinement for three new solutions. The selected alternative presents the 3D modeling, the physical model and the technical detailing of a multifunctional furniture for the practices recommended by the Italian approach, with mobility for use both in internal and external environments of the kindergarten.application/pdfporMobiliárioDesign cenográficoFurnitureEarly childhood educationReggio Emilia approachScenographic designChildren's learning rightsMobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emiliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186424.pdf.txt001186424.pdf.txtExtracted Texttext/plain178604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266148/2/001186424.pdf.txt892c2af774c360ebedf739a2d9baf666MD52ORIGINAL001186424.pdfTexto completoapplication/pdf3820425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266148/1/001186424.pdfd77afda9b71ed390232f8e2df23032adMD5110183/2661482023-10-22 03:37:49.869948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-22T06:37:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia
title Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia
spellingShingle Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia
Peres, Sandra Cristina Scherer
Mobiliário
Design cenográfico
Furniture
Early childhood education
Reggio Emilia approach
Scenographic design
Children's learning rights
title_short Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia
title_full Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia
title_fullStr Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia
title_full_unstemmed Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia
title_sort Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia
author Peres, Sandra Cristina Scherer
author_facet Peres, Sandra Cristina Scherer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Sandra Cristina Scherer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pozzi, Marion Diverio Faria
contributor_str_mv Pozzi, Marion Diverio Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Mobiliário
Design cenográfico
topic Mobiliário
Design cenográfico
Furniture
Early childhood education
Reggio Emilia approach
Scenographic design
Children's learning rights
dc.subject.eng.fl_str_mv Furniture
Early childhood education
Reggio Emilia approach
Scenographic design
Children's learning rights
description Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata do desenvolvimento de um mobiliário para um mini atelier destinado a escolas públicas de educação infantil brasileiras considerando os aspectos da abordagem humanista criada por Loris Malaguzzi, na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Por meio de um referencial teórico, normativas, pesquisa com educadoras e análise de produtos similares foram levantadas questões pertinentes ao desenvolvimento pedagógico da criança, suas necessidades, interesses e desafios. A pesquisa tem a contribuição de estudos da área do Design Cenográfico, referente à dinâmica cênica, que emprega elementos produzidos em materiais leves e que se caracterizam por sua multifuncionalidade e mobilidade. As metodologias aplicadas foram o Design Centrado no Humano da IDEO, que tem um olhar direcionado ao entendimento da criança e da abordagem, e o Ecodesign, de Elizabeth Platcheck, que visa o mobiliário, em uma perspectiva mais técnica e sustentável. A partir do projeto conceitual que trouxe como tema a simplicidade da criança foi iniciado o processo de geração de alternativas, seguido de um refinamento para três novas soluções. A alternativa selecionada apresenta a modelagem 3D, o modelo físico e o detalhamento técnico de um mobiliário multifuncional para as práticas preconizadas pela abordagem italiana, com mobilidade para utilização tanto em ambientes internos, como externos da escola infantil.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-21T03:42:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/266148
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001186424
url http://hdl.handle.net/10183/266148
identifier_str_mv 001186424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266148/2/001186424.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266148/1/001186424.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 892c2af774c360ebedf739a2d9baf666
d77afda9b71ed390232f8e2df23032ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447350591619072