Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266148 |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata do desenvolvimento de um mobiliário para um mini atelier destinado a escolas públicas de educação infantil brasileiras considerando os aspectos da abordagem humanista criada por Loris Malaguzzi, na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Por meio de um referencial teórico, normativas, pesquisa com educadoras e análise de produtos similares foram levantadas questões pertinentes ao desenvolvimento pedagógico da criança, suas necessidades, interesses e desafios. A pesquisa tem a contribuição de estudos da área do Design Cenográfico, referente à dinâmica cênica, que emprega elementos produzidos em materiais leves e que se caracterizam por sua multifuncionalidade e mobilidade. As metodologias aplicadas foram o Design Centrado no Humano da IDEO, que tem um olhar direcionado ao entendimento da criança e da abordagem, e o Ecodesign, de Elizabeth Platcheck, que visa o mobiliário, em uma perspectiva mais técnica e sustentável. A partir do projeto conceitual que trouxe como tema a simplicidade da criança foi iniciado o processo de geração de alternativas, seguido de um refinamento para três novas soluções. A alternativa selecionada apresenta a modelagem 3D, o modelo físico e o detalhamento técnico de um mobiliário multifuncional para as práticas preconizadas pela abordagem italiana, com mobilidade para utilização tanto em ambientes internos, como externos da escola infantil. |
id |
UFRGS-2_f342cf1496eb806a930606737129d08f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266148 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peres, Sandra Cristina SchererPozzi, Marion Diverio Faria2023-10-21T03:42:00Z2023http://hdl.handle.net/10183/266148001186424Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata do desenvolvimento de um mobiliário para um mini atelier destinado a escolas públicas de educação infantil brasileiras considerando os aspectos da abordagem humanista criada por Loris Malaguzzi, na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Por meio de um referencial teórico, normativas, pesquisa com educadoras e análise de produtos similares foram levantadas questões pertinentes ao desenvolvimento pedagógico da criança, suas necessidades, interesses e desafios. A pesquisa tem a contribuição de estudos da área do Design Cenográfico, referente à dinâmica cênica, que emprega elementos produzidos em materiais leves e que se caracterizam por sua multifuncionalidade e mobilidade. As metodologias aplicadas foram o Design Centrado no Humano da IDEO, que tem um olhar direcionado ao entendimento da criança e da abordagem, e o Ecodesign, de Elizabeth Platcheck, que visa o mobiliário, em uma perspectiva mais técnica e sustentável. A partir do projeto conceitual que trouxe como tema a simplicidade da criança foi iniciado o processo de geração de alternativas, seguido de um refinamento para três novas soluções. A alternativa selecionada apresenta a modelagem 3D, o modelo físico e o detalhamento técnico de um mobiliário multifuncional para as práticas preconizadas pela abordagem italiana, com mobilidade para utilização tanto em ambientes internos, como externos da escola infantil.This Course Completion Work (TCC) deals with the development of furniture for a mini atelier for Brazilian public schools of early childhood education, considering aspects of the humanist approach created by Loris Malaguzzi, in the city of Reggio Emilia, Italy. By means of a theoretical framework, regulations, research with an educator and analysis of similar products, questions related to the pedagogical development of children, their needs, interests and challenges were raised. The research has the contribution of studies in the area of Scenographic Design, referring to the scenic dynamics, which uses elements produced in light materials and which are characterized by their multifunctionality and mobility. The methodologies applied were IDEO's Human-Centered Design, which focuses on understanding the child and the approach, and Elizabeth Platcheck's Ecodesign, which focuses on furniture from a more technical and sustainable perspective. From the conceptual project that has as its theme the simplicity of the child, the process of generating alternatives was started, followed by a refinement for three new solutions. The selected alternative presents the 3D modeling, the physical model and the technical detailing of a multifunctional furniture for the practices recommended by the Italian approach, with mobility for use both in internal and external environments of the kindergarten.application/pdfporMobiliárioDesign cenográficoFurnitureEarly childhood educationReggio Emilia approachScenographic designChildren's learning rightsMobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emiliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186424.pdf.txt001186424.pdf.txtExtracted Texttext/plain178604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266148/2/001186424.pdf.txt892c2af774c360ebedf739a2d9baf666MD52ORIGINAL001186424.pdfTexto completoapplication/pdf3820425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266148/1/001186424.pdfd77afda9b71ed390232f8e2df23032adMD5110183/2661482023-10-22 03:37:49.869948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-22T06:37:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia |
title |
Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia |
spellingShingle |
Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia Peres, Sandra Cristina Scherer Mobiliário Design cenográfico Furniture Early childhood education Reggio Emilia approach Scenographic design Children's learning rights |
title_short |
Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia |
title_full |
Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia |
title_fullStr |
Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia |
title_full_unstemmed |
Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia |
title_sort |
Mobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emilia |
author |
Peres, Sandra Cristina Scherer |
author_facet |
Peres, Sandra Cristina Scherer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Sandra Cristina Scherer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pozzi, Marion Diverio Faria |
contributor_str_mv |
Pozzi, Marion Diverio Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobiliário Design cenográfico |
topic |
Mobiliário Design cenográfico Furniture Early childhood education Reggio Emilia approach Scenographic design Children's learning rights |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Furniture Early childhood education Reggio Emilia approach Scenographic design Children's learning rights |
description |
Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata do desenvolvimento de um mobiliário para um mini atelier destinado a escolas públicas de educação infantil brasileiras considerando os aspectos da abordagem humanista criada por Loris Malaguzzi, na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Por meio de um referencial teórico, normativas, pesquisa com educadoras e análise de produtos similares foram levantadas questões pertinentes ao desenvolvimento pedagógico da criança, suas necessidades, interesses e desafios. A pesquisa tem a contribuição de estudos da área do Design Cenográfico, referente à dinâmica cênica, que emprega elementos produzidos em materiais leves e que se caracterizam por sua multifuncionalidade e mobilidade. As metodologias aplicadas foram o Design Centrado no Humano da IDEO, que tem um olhar direcionado ao entendimento da criança e da abordagem, e o Ecodesign, de Elizabeth Platcheck, que visa o mobiliário, em uma perspectiva mais técnica e sustentável. A partir do projeto conceitual que trouxe como tema a simplicidade da criança foi iniciado o processo de geração de alternativas, seguido de um refinamento para três novas soluções. A alternativa selecionada apresenta a modelagem 3D, o modelo físico e o detalhamento técnico de um mobiliário multifuncional para as práticas preconizadas pela abordagem italiana, com mobilidade para utilização tanto em ambientes internos, como externos da escola infantil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-21T03:42:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/266148 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001186424 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/266148 |
identifier_str_mv |
001186424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266148/2/001186424.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266148/1/001186424.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
892c2af774c360ebedf739a2d9baf666 d77afda9b71ed390232f8e2df23032ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447350591619072 |