PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/325 |
Resumo: | ResumoO presente artigo tem origem nos trabalhos de intervenção com atividades ludo-pedagógica que realizamos com os membros do GEIPEEthc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural), junto às crianças de uma escola municipal de educação infantil da cidade de Presidente Prudente/SP. O objetivo é tecer algumas reflexões acerca da prática docente na educação infantil, considerando a periodização do desenvolvimento das crianças a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico – Cultural e, além disso, evidenciar que os professores atuantes na Educação Infantil, devem considerar a periodização do desenvolvimento das crianças na definição dos objetivos, planejamento e execução do trabalho pedagógico na escola. Enfatizamos a periodização do desenvolvimento na infância e suas principais características e peculiaridades, pois defendemos que ações de desenvolvimento histórico-culturais, engendradas pelos professores, possibilitarão as condições adequadas para a aprendizagem e o desenvolvimento qualitativo das crianças na educação infantil. Palavras chaves: Teoria histórico-cultural, Periodização do desenvolvimento, Prática docente. |
id |
UNIFESP-3_992df73cd021ff1ef7262c3ab430b771 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/325 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURALResumoO presente artigo tem origem nos trabalhos de intervenção com atividades ludo-pedagógica que realizamos com os membros do GEIPEEthc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural), junto às crianças de uma escola municipal de educação infantil da cidade de Presidente Prudente/SP. O objetivo é tecer algumas reflexões acerca da prática docente na educação infantil, considerando a periodização do desenvolvimento das crianças a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico – Cultural e, além disso, evidenciar que os professores atuantes na Educação Infantil, devem considerar a periodização do desenvolvimento das crianças na definição dos objetivos, planejamento e execução do trabalho pedagógico na escola. Enfatizamos a periodização do desenvolvimento na infância e suas principais características e peculiaridades, pois defendemos que ações de desenvolvimento histórico-culturais, engendradas pelos professores, possibilitarão as condições adequadas para a aprendizagem e o desenvolvimento qualitativo das crianças na educação infantil. Palavras chaves: Teoria histórico-cultural, Periodização do desenvolvimento, Prática docente. Universidade Federal de São Paulo2015-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/32510.34024/olhares.2015.v3.325Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 237-2572317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/325/132https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/325/4305Bezerra, Janaína Pereira DuarteViotto Filho, Irineu Aliprando TuimPonce, Rosiane de FátimaBecegato, Camila Cordeiroe Silva, Camila RochaPereira, Caroline Galan de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:16:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/325Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:16:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
title |
PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
spellingShingle |
PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Bezerra, Janaína Pereira Duarte |
title_short |
PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_full |
PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_fullStr |
PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_full_unstemmed |
PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_sort |
PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
author |
Bezerra, Janaína Pereira Duarte |
author_facet |
Bezerra, Janaína Pereira Duarte Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim Ponce, Rosiane de Fátima Becegato, Camila Cordeiro e Silva, Camila Rocha Pereira, Caroline Galan de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim Ponce, Rosiane de Fátima Becegato, Camila Cordeiro e Silva, Camila Rocha Pereira, Caroline Galan de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Janaína Pereira Duarte Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim Ponce, Rosiane de Fátima Becegato, Camila Cordeiro e Silva, Camila Rocha Pereira, Caroline Galan de Souza |
description |
ResumoO presente artigo tem origem nos trabalhos de intervenção com atividades ludo-pedagógica que realizamos com os membros do GEIPEEthc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural), junto às crianças de uma escola municipal de educação infantil da cidade de Presidente Prudente/SP. O objetivo é tecer algumas reflexões acerca da prática docente na educação infantil, considerando a periodização do desenvolvimento das crianças a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico – Cultural e, além disso, evidenciar que os professores atuantes na Educação Infantil, devem considerar a periodização do desenvolvimento das crianças na definição dos objetivos, planejamento e execução do trabalho pedagógico na escola. Enfatizamos a periodização do desenvolvimento na infância e suas principais características e peculiaridades, pois defendemos que ações de desenvolvimento histórico-culturais, engendradas pelos professores, possibilitarão as condições adequadas para a aprendizagem e o desenvolvimento qualitativo das crianças na educação infantil. Palavras chaves: Teoria histórico-cultural, Periodização do desenvolvimento, Prática docente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/325 10.34024/olhares.2015.v3.325 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/325 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2015.v3.325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/325/132 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/325/4305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 237-257 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233963098112 |