O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/356 |
Resumo: | ResumoO presente trabalho tem como objetivo identificar e apresentar o que a literatura científica internacional recente traz sobre a escolha do tipo de escolarização para alunos com deficiência intelectual. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados Web of Science selecioando pesquisas dos últimos 10 anos com os descritores: special education e inclusion. Ao todo foram encontrados 70 produções. A leitura permitiu a identificação de dez produções relevantes para o tema, que foram apresentadas de acordo com seu respectivo país. De modo geral, os artigos abordaram a importância da participação dos pais na escolha do tipo de escolarização, o quanto a gravidade da deficiência influencia a percepção do tipo de escola adequada e a necessidade de medidas que façam com que os professores sintam-se atuantes e responsáveis pelo processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual. Palavras-chave: inclusão; deficiência intelectual; educação especial |
id |
UNIFESP-3_c5a53129145ad7241795b1ddd356b8f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/356 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALResumoO presente trabalho tem como objetivo identificar e apresentar o que a literatura científica internacional recente traz sobre a escolha do tipo de escolarização para alunos com deficiência intelectual. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados Web of Science selecioando pesquisas dos últimos 10 anos com os descritores: special education e inclusion. Ao todo foram encontrados 70 produções. A leitura permitiu a identificação de dez produções relevantes para o tema, que foram apresentadas de acordo com seu respectivo país. De modo geral, os artigos abordaram a importância da participação dos pais na escolha do tipo de escolarização, o quanto a gravidade da deficiência influencia a percepção do tipo de escola adequada e a necessidade de medidas que façam com que os professores sintam-se atuantes e responsáveis pelo processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual. Palavras-chave: inclusão; deficiência intelectual; educação especialUniversidade Federal de São Paulo2015-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/35610.34024/olhares.2015.v3.356Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 168-1932317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/356/123Maturana, Ana Paula Pacheco MoraesMendes, Enicéia Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:16:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/356Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:16:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title |
O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
spellingShingle |
O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes |
title_short |
O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_full |
O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_fullStr |
O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_full_unstemmed |
O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_sort |
O CENÁRIO DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
author |
Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes |
author_facet |
Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes Mendes, Enicéia Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Enicéia Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maturana, Ana Paula Pacheco Moraes Mendes, Enicéia Gonçalves |
description |
ResumoO presente trabalho tem como objetivo identificar e apresentar o que a literatura científica internacional recente traz sobre a escolha do tipo de escolarização para alunos com deficiência intelectual. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados Web of Science selecioando pesquisas dos últimos 10 anos com os descritores: special education e inclusion. Ao todo foram encontrados 70 produções. A leitura permitiu a identificação de dez produções relevantes para o tema, que foram apresentadas de acordo com seu respectivo país. De modo geral, os artigos abordaram a importância da participação dos pais na escolha do tipo de escolarização, o quanto a gravidade da deficiência influencia a percepção do tipo de escola adequada e a necessidade de medidas que façam com que os professores sintam-se atuantes e responsáveis pelo processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual. Palavras-chave: inclusão; deficiência intelectual; educação especial |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/356 10.34024/olhares.2015.v3.356 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/356 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2015.v3.356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/356/123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 168-193 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233967292416 |