O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/22 |
Resumo: | O artigo em tela propõe discutir o Estágio Supervisionado como espaço para a elaboração e desenvolvimento de uma epistemologia da prática para exercício da docência em matemática. Por meio de pesquisa qualitativa apresentam-se experiências vividas no componente curricular do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, as quais ocorreram no semestre 2009.2 com licenciandos em matemática. Todo o material para a análise foi coletado em debates em sala de aula, registros escritos e nos relatórios finais da disciplina. Os significados atribuídos ao estágio revelam a importância da mediação realizada no decorrer das atividades desenvolvidas pelo professor orientador e pelas teorias elencadas na matriz curricular do curso, bem como da colaboração dos professores das escolas, para que a experiência de estágio seja significativa e prepare o futuro professor para encarar com sabedoria os primeiros anos no exercício da docência. |
id |
UNIFESP-3_ee9de16f511b50199383c005ab18a426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docenteO artigo em tela propõe discutir o Estágio Supervisionado como espaço para a elaboração e desenvolvimento de uma epistemologia da prática para exercício da docência em matemática. Por meio de pesquisa qualitativa apresentam-se experiências vividas no componente curricular do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, as quais ocorreram no semestre 2009.2 com licenciandos em matemática. Todo o material para a análise foi coletado em debates em sala de aula, registros escritos e nos relatórios finais da disciplina. Os significados atribuídos ao estágio revelam a importância da mediação realizada no decorrer das atividades desenvolvidas pelo professor orientador e pelas teorias elencadas na matriz curricular do curso, bem como da colaboração dos professores das escolas, para que a experiência de estágio seja significativa e prepare o futuro professor para encarar com sabedoria os primeiros anos no exercício da docência.Universidade Federal de São Paulo2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/2210.34024/olhares.2013.v1.22Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 303-3242317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/22/4Lima, Francisco José dede Lima, Isaías Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:12:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:12:48Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente |
title |
O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente |
spellingShingle |
O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente Lima, Francisco José de |
title_short |
O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente |
title_full |
O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente |
title_fullStr |
O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente |
title_full_unstemmed |
O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente |
title_sort |
O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente |
author |
Lima, Francisco José de |
author_facet |
Lima, Francisco José de de Lima, Isaías Batista |
author_role |
author |
author2 |
de Lima, Isaías Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisco José de de Lima, Isaías Batista |
description |
O artigo em tela propõe discutir o Estágio Supervisionado como espaço para a elaboração e desenvolvimento de uma epistemologia da prática para exercício da docência em matemática. Por meio de pesquisa qualitativa apresentam-se experiências vividas no componente curricular do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, as quais ocorreram no semestre 2009.2 com licenciandos em matemática. Todo o material para a análise foi coletado em debates em sala de aula, registros escritos e nos relatórios finais da disciplina. Os significados atribuídos ao estágio revelam a importância da mediação realizada no decorrer das atividades desenvolvidas pelo professor orientador e pelas teorias elencadas na matriz curricular do curso, bem como da colaboração dos professores das escolas, para que a experiência de estágio seja significativa e prepare o futuro professor para encarar com sabedoria os primeiros anos no exercício da docência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/22 10.34024/olhares.2013.v1.22 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/22 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2013.v1.22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/22/4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 1 (2013): Dossiê Temático: Estágios Supervisionados Obrigatórios" ; 303-324 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233579319296 |