Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/390 |
Resumo: | O terceiro setor da economia é formado pelas organizações sem fins lucrativos (OSFL), entre as quais os museus encontramse inseridos. Como qualquer organização, as OSFL assim como os museus necessitam de métodos de administração eficazes para o gerenciamento de seus recursos de forma satisfatória. Para o alcance deste objetivo são utilizadas estratégias de marketing adaptadas às organizações de acordo com suas realidades, para garantir a sobrevivência das mesmas. Por isso, será demonstrada a importância da utilização da tecnologia de marketing em âmbito museológico através de uma discussão teórica, compondo um posterior panorama desta abordagem nos museus brasileiros e mostrando que, a carência apresentada pela grande maioria deles pode estar relacionada à falta de abordagem do tema pelos setores administrativos e pela escassez de estudos sobre o tema no Brasil |
id |
UNIFOR-2_03a24239692768fea8783378c768df7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/390 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketingO terceiro setor da economia é formado pelas organizações sem fins lucrativos (OSFL), entre as quais os museus encontramse inseridos. Como qualquer organização, as OSFL assim como os museus necessitam de métodos de administração eficazes para o gerenciamento de seus recursos de forma satisfatória. Para o alcance deste objetivo são utilizadas estratégias de marketing adaptadas às organizações de acordo com suas realidades, para garantir a sobrevivência das mesmas. Por isso, será demonstrada a importância da utilização da tecnologia de marketing em âmbito museológico através de uma discussão teórica, compondo um posterior panorama desta abordagem nos museus brasileiros e mostrando que, a carência apresentada pela grande maioria deles pode estar relacionada à falta de abordagem do tema pelos setores administrativos e pela escassez de estudos sobre o tema no BrasilUniversidade de Fortaleza2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/39010.5020/2318-0722.12.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 12 n. 2 (2006)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/390/pdfDal Molin, Elisiane DondéSouza, Maria Jose Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T23:10:02Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/390Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T23:10:02Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing |
title |
Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing |
spellingShingle |
Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing Dal Molin, Elisiane Dondé |
title_short |
Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing |
title_full |
Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing |
title_fullStr |
Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing |
title_full_unstemmed |
Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing |
title_sort |
Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing |
author |
Dal Molin, Elisiane Dondé |
author_facet |
Dal Molin, Elisiane Dondé Souza, Maria Jose Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Maria Jose Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Molin, Elisiane Dondé Souza, Maria Jose Barbosa |
description |
O terceiro setor da economia é formado pelas organizações sem fins lucrativos (OSFL), entre as quais os museus encontramse inseridos. Como qualquer organização, as OSFL assim como os museus necessitam de métodos de administração eficazes para o gerenciamento de seus recursos de forma satisfatória. Para o alcance deste objetivo são utilizadas estratégias de marketing adaptadas às organizações de acordo com suas realidades, para garantir a sobrevivência das mesmas. Por isso, será demonstrada a importância da utilização da tecnologia de marketing em âmbito museológico através de uma discussão teórica, compondo um posterior panorama desta abordagem nos museus brasileiros e mostrando que, a carência apresentada pela grande maioria deles pode estar relacionada à falta de abordagem do tema pelos setores administrativos e pela escassez de estudos sobre o tema no Brasil |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/390 10.5020/2318-0722.12.2.%p |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/390 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.12.2.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/390/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 12 n. 2 (2006) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165806471774208 |