Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Molin, Elisiane Dondé
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza, Maria Jose Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/390
Resumo: O terceiro setor da economia é formado pelas organizações sem fins lucrativos (OSFL), entre as quais os museus encontramse inseridos. Como qualquer organização, as OSFL assim como os museus necessitam de métodos de administração eficazes para o gerenciamento de seus recursos de forma satisfatória. Para o alcance deste objetivo são utilizadas estratégias de marketing adaptadas às organizações de acordo com suas realidades, para garantir a sobrevivência das mesmas. Por isso, será demonstrada a importância da utilização da tecnologia de marketing em âmbito museológico através de uma discussão teórica, compondo um posterior panorama desta abordagem nos museus brasileiros e mostrando que, a carência apresentada pela grande maioria deles pode estar relacionada à falta de abordagem do tema pelos setores administrativos e pela escassez de estudos sobre o tema no Brasil
id UNIFOR-2_03a24239692768fea8783378c768df7d
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/390
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketingO terceiro setor da economia é formado pelas organizações sem fins lucrativos (OSFL), entre as quais os museus encontramse inseridos. Como qualquer organização, as OSFL assim como os museus necessitam de métodos de administração eficazes para o gerenciamento de seus recursos de forma satisfatória. Para o alcance deste objetivo são utilizadas estratégias de marketing adaptadas às organizações de acordo com suas realidades, para garantir a sobrevivência das mesmas. Por isso, será demonstrada a importância da utilização da tecnologia de marketing em âmbito museológico através de uma discussão teórica, compondo um posterior panorama desta abordagem nos museus brasileiros e mostrando que, a carência apresentada pela grande maioria deles pode estar relacionada à falta de abordagem do tema pelos setores administrativos e pela escassez de estudos sobre o tema no BrasilUniversidade de Fortaleza2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/39010.5020/2318-0722.12.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 12 n. 2 (2006)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/390/pdfDal Molin, Elisiane DondéSouza, Maria Jose Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T23:10:02Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/390Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T23:10:02Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing
title Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing
spellingShingle Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing
Dal Molin, Elisiane Dondé
title_short Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing
title_full Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing
title_fullStr Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing
title_full_unstemmed Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing
title_sort Os museus como organizações sem fins lucrativos e as estratégias de marketing
author Dal Molin, Elisiane Dondé
author_facet Dal Molin, Elisiane Dondé
Souza, Maria Jose Barbosa
author_role author
author2 Souza, Maria Jose Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Molin, Elisiane Dondé
Souza, Maria Jose Barbosa
description O terceiro setor da economia é formado pelas organizações sem fins lucrativos (OSFL), entre as quais os museus encontramse inseridos. Como qualquer organização, as OSFL assim como os museus necessitam de métodos de administração eficazes para o gerenciamento de seus recursos de forma satisfatória. Para o alcance deste objetivo são utilizadas estratégias de marketing adaptadas às organizações de acordo com suas realidades, para garantir a sobrevivência das mesmas. Por isso, será demonstrada a importância da utilização da tecnologia de marketing em âmbito museológico através de uma discussão teórica, compondo um posterior panorama desta abordagem nos museus brasileiros e mostrando que, a carência apresentada pela grande maioria deles pode estar relacionada à falta de abordagem do tema pelos setores administrativos e pela escassez de estudos sobre o tema no Brasil
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/390
10.5020/2318-0722.12.2.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/390
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.12.2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/390/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 12 n. 2 (2006)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806471774208