Análise da associação entre a imagem da mulher em comerciais de cerveja e o comportamento de compra dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Visentini, Monize Sâmara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fenner, Vanessa Unfried, de Oliveira, Djeferson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5630
Resumo: Desde o início do século XX, quando a bebida começou a surgir no país, até hoje, o principal atrativo dos comercias de cerveja consiste na imagem da mulher. Este estudo tem como objetivo verificar se esse consagrado atrativo realmente exerce influência sobre o comportamento de compra dos consumidores. Como metodologia, a pesquisa realizada foi descritiva e quantitativa, caracterizando-se como levantamento ou survey. Para possibilitar o alcance do objetivo proposto,aplicou-se um questionário auto administrado, validado por meio de um pré-teste com 309 consumidores de cerveja com idade superior a 18 anos. A amostra foi selecionada por meio de amostragem não probabilística por conveniência e com uma equação de Levine et al. (2013), utilizada em situações em que não se conhece o desvio-padrão amostral nem a proporção populacional do universo investigado. Como resultado da pesquisa, verificou-se a eficácia da imagem da mulher em propagandas de cerveja, especialmente diante do público masculino. Além disso, nota-se uma tendência de as consumidoras mulheres terem uma percepção mais positiva sobre comerciais de cerveja que ilustradas com homens.
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