Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Natasha Vilela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Benny Kramer, Cintra, Renato Fabiano, Biancolino, César Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9444
Resumo: O conceito de cocriação de valor tem ganhado força no contexto empresarial como mecanismo para obtenção de vantagem competitiva. Compreender como os elementos da cocriação de valor são estimulados ou se desenvolvem na empresa é um gap na literatura. Este trabalho visa analisar de que modo os elementos presentes nos modelos de cocriação de valor e nas abordagens de diálogo entre stakeholders se apresentam numa empresa fornecedora de tecnologia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. O trabalho está baseado, principalmente, nos estudos de Seppa e Tanev (2011); Ranjan e Read (2016); Prahalad e Ramaswamy (2004); Vargo, Akaka e Maglio (2008); Grissemann e Sauer (2012); Grõnross (2006); Raja e Yazdanifard (2015). Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, qualitativa e estudo de caso. Conclui-se que a cocriação de valor se faz presente, para que produtos e serviços se mantenham atualizados e para que a empresa se mantenha no mercado, a partir de um conjunto de práticas, como: colaboração, engajamento, transparência, reciprocidade, uso dos recursos mútuos, diálogo, interatividade e compartilhamento de aprendizado entre os stakeholders. Tais ações validam a cocriação de valor como uma estratégia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. Por fim, entender como os elementos da cocriação emergem ou são utilizados na empresa pode criar um caminho para a replicação das ações.
id UNIFOR-2_5bd60fd00f1402146121a9d0ec9b7614
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/9444
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e HospitalidadeCocriação de valor em empresas de TIO conceito de cocriação de valor tem ganhado força no contexto empresarial como mecanismo para obtenção de vantagem competitiva. Compreender como os elementos da cocriação de valor são estimulados ou se desenvolvem na empresa é um gap na literatura. Este trabalho visa analisar de que modo os elementos presentes nos modelos de cocriação de valor e nas abordagens de diálogo entre stakeholders se apresentam numa empresa fornecedora de tecnologia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. O trabalho está baseado, principalmente, nos estudos de Seppa e Tanev (2011); Ranjan e Read (2016); Prahalad e Ramaswamy (2004); Vargo, Akaka e Maglio (2008); Grissemann e Sauer (2012); Grõnross (2006); Raja e Yazdanifard (2015). Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, qualitativa e estudo de caso. Conclui-se que a cocriação de valor se faz presente, para que produtos e serviços se mantenham atualizados e para que a empresa se mantenha no mercado, a partir de um conjunto de práticas, como: colaboração, engajamento, transparência, reciprocidade, uso dos recursos mútuos, diálogo, interatividade e compartilhamento de aprendizado entre os stakeholders. Tais ações validam a cocriação de valor como uma estratégia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. Por fim, entender como os elementos da cocriação emergem ou são utilizados na empresa pode criar um caminho para a replicação das ações.Universidade de Fortaleza2021-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e944410.5020/2318-0722.2020.26.3.9444Journal of Administrative Sciences; Vol. 26 No. 3 (2020) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 26 Núm. 3 (2020)Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 3 (2020)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9444/pdfCopyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaveira, Natasha VilelaCosta, Benny KramerCintra, Renato FabianoBiancolino, César Augusto2021-03-01T13:57:06Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/9444Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2021-03-01T13:57:06Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade
title Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade
spellingShingle Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade
Taveira, Natasha Vilela
Cocriação de valor em empresas de TI
title_short Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade
title_full Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade
title_fullStr Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade
title_full_unstemmed Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade
title_sort Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade
author Taveira, Natasha Vilela
author_facet Taveira, Natasha Vilela
Costa, Benny Kramer
Cintra, Renato Fabiano
Biancolino, César Augusto
author_role author
author2 Costa, Benny Kramer
Cintra, Renato Fabiano
Biancolino, César Augusto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira, Natasha Vilela
Costa, Benny Kramer
Cintra, Renato Fabiano
Biancolino, César Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Cocriação de valor em empresas de TI
topic Cocriação de valor em empresas de TI
description O conceito de cocriação de valor tem ganhado força no contexto empresarial como mecanismo para obtenção de vantagem competitiva. Compreender como os elementos da cocriação de valor são estimulados ou se desenvolvem na empresa é um gap na literatura. Este trabalho visa analisar de que modo os elementos presentes nos modelos de cocriação de valor e nas abordagens de diálogo entre stakeholders se apresentam numa empresa fornecedora de tecnologia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. O trabalho está baseado, principalmente, nos estudos de Seppa e Tanev (2011); Ranjan e Read (2016); Prahalad e Ramaswamy (2004); Vargo, Akaka e Maglio (2008); Grissemann e Sauer (2012); Grõnross (2006); Raja e Yazdanifard (2015). Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, qualitativa e estudo de caso. Conclui-se que a cocriação de valor se faz presente, para que produtos e serviços se mantenham atualizados e para que a empresa se mantenha no mercado, a partir de um conjunto de práticas, como: colaboração, engajamento, transparência, reciprocidade, uso dos recursos mútuos, diálogo, interatividade e compartilhamento de aprendizado entre os stakeholders. Tais ações validam a cocriação de valor como uma estratégia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. Por fim, entender como os elementos da cocriação emergem ou são utilizados na empresa pode criar um caminho para a replicação das ações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9444
10.5020/2318-0722.2020.26.3.9444
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9444
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2020.26.3.9444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9444/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Administrative Sciences; Vol. 26 No. 3 (2020)
Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 26 Núm. 3 (2020)
Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 3 (2020)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1817061205392490496