Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9444 |
Resumo: | O conceito de cocriação de valor tem ganhado força no contexto empresarial como mecanismo para obtenção de vantagem competitiva. Compreender como os elementos da cocriação de valor são estimulados ou se desenvolvem na empresa é um gap na literatura. Este trabalho visa analisar de que modo os elementos presentes nos modelos de cocriação de valor e nas abordagens de diálogo entre stakeholders se apresentam numa empresa fornecedora de tecnologia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. O trabalho está baseado, principalmente, nos estudos de Seppa e Tanev (2011); Ranjan e Read (2016); Prahalad e Ramaswamy (2004); Vargo, Akaka e Maglio (2008); Grissemann e Sauer (2012); Grõnross (2006); Raja e Yazdanifard (2015). Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, qualitativa e estudo de caso. Conclui-se que a cocriação de valor se faz presente, para que produtos e serviços se mantenham atualizados e para que a empresa se mantenha no mercado, a partir de um conjunto de práticas, como: colaboração, engajamento, transparência, reciprocidade, uso dos recursos mútuos, diálogo, interatividade e compartilhamento de aprendizado entre os stakeholders. Tais ações validam a cocriação de valor como uma estratégia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. Por fim, entender como os elementos da cocriação emergem ou são utilizados na empresa pode criar um caminho para a replicação das ações. |
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Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e HospitalidadeCocriação de valor em empresas de TIO conceito de cocriação de valor tem ganhado força no contexto empresarial como mecanismo para obtenção de vantagem competitiva. Compreender como os elementos da cocriação de valor são estimulados ou se desenvolvem na empresa é um gap na literatura. Este trabalho visa analisar de que modo os elementos presentes nos modelos de cocriação de valor e nas abordagens de diálogo entre stakeholders se apresentam numa empresa fornecedora de tecnologia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. O trabalho está baseado, principalmente, nos estudos de Seppa e Tanev (2011); Ranjan e Read (2016); Prahalad e Ramaswamy (2004); Vargo, Akaka e Maglio (2008); Grissemann e Sauer (2012); Grõnross (2006); Raja e Yazdanifard (2015). Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, qualitativa e estudo de caso. Conclui-se que a cocriação de valor se faz presente, para que produtos e serviços se mantenham atualizados e para que a empresa se mantenha no mercado, a partir de um conjunto de práticas, como: colaboração, engajamento, transparência, reciprocidade, uso dos recursos mútuos, diálogo, interatividade e compartilhamento de aprendizado entre os stakeholders. Tais ações validam a cocriação de valor como uma estratégia para empresas do setor de turismo e hospitalidade. Por fim, entender como os elementos da cocriação emergem ou são utilizados na empresa pode criar um caminho para a replicação das ações.Universidade de Fortaleza2021-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e944410.5020/2318-0722.2020.26.3.9444Journal of Administrative Sciences; Vol. 26 No. 3 (2020) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 26 Núm. 3 (2020)Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 3 (2020)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9444/pdfCopyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaveira, Natasha VilelaCosta, Benny KramerCintra, Renato FabianoBiancolino, César Augusto2021-03-01T13:57:06Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/9444Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2021-03-01T13:57:06Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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