O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezarino, Mayara Xavier Vito
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha, Ester Portugal da Silva, da Silva, Lorrane Estácio do Prado, Luquetti, Eliana Crispim França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858
Resumo: A temática do presente trabalho consiste na apresentação de uma abordagem de ensino das figuras de linguagem que vai além da perspectiva tradicional ensinada nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Nesse sentido, em linhas gerais, pretende-se mostrar uma prática produtiva de ensino com as figuras de linguagem na sala de aula. Quanto aos objetivos específicos, este artigo busca fazer um parâmetro entre o ensino tradicional e o ensino atual de LP; discorrer sobre as figuras de linguagem e, por fim, identificar como esses recursos linguísticos aparecem no gênero musical sofrência, mais especificamente, na música “Eu sei de cor”, da cantora Marília Mendonça. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada nos seguintes teóricos: Antunes (2003), Brasil (2018), Cegalla (2010), entre outros. Como resultado, conclui-se que a utilização restrita das práticas tradicionais de ensino não dialoga mais com os interesses e necessidades dos alunos, visto que o mundo está em constante evolução, portanto, as práticas educacionais precisam estar alinhadas às práticas comunicativas e/ou culturais vivenciadas pelos discentes.
id UNIFSJ-0_82379ae40eb77f46171681e027890c93
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/858
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”A temática do presente trabalho consiste na apresentação de uma abordagem de ensino das figuras de linguagem que vai além da perspectiva tradicional ensinada nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Nesse sentido, em linhas gerais, pretende-se mostrar uma prática produtiva de ensino com as figuras de linguagem na sala de aula. Quanto aos objetivos específicos, este artigo busca fazer um parâmetro entre o ensino tradicional e o ensino atual de LP; discorrer sobre as figuras de linguagem e, por fim, identificar como esses recursos linguísticos aparecem no gênero musical sofrência, mais especificamente, na música “Eu sei de cor”, da cantora Marília Mendonça. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada nos seguintes teóricos: Antunes (2003), Brasil (2018), Cegalla (2010), entre outros. Como resultado, conclui-se que a utilização restrita das práticas tradicionais de ensino não dialoga mais com os interesses e necessidades dos alunos, visto que o mundo está em constante evolução, portanto, as práticas educacionais precisam estar alinhadas às práticas comunicativas e/ou culturais vivenciadas pelos discentes.Revista TransformarPezarino, Mayara Xavier VitoRocha, Ester Portugal da Silvada Silva, Lorrane Estácio do PradoLuquetti, Eliana Crispim França2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 42-562175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858/388info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/858Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”
title O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”
spellingShingle O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”
Pezarino, Mayara Xavier Vito
title_short O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”
title_full O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”
title_fullStr O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”
title_full_unstemmed O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”
title_sort O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”
author Pezarino, Mayara Xavier Vito
author_facet Pezarino, Mayara Xavier Vito
Rocha, Ester Portugal da Silva
da Silva, Lorrane Estácio do Prado
Luquetti, Eliana Crispim França
author_role author
author2 Rocha, Ester Portugal da Silva
da Silva, Lorrane Estácio do Prado
Luquetti, Eliana Crispim França
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pezarino, Mayara Xavier Vito
Rocha, Ester Portugal da Silva
da Silva, Lorrane Estácio do Prado
Luquetti, Eliana Crispim França
dc.subject.none.fl_str_mv
description A temática do presente trabalho consiste na apresentação de uma abordagem de ensino das figuras de linguagem que vai além da perspectiva tradicional ensinada nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Nesse sentido, em linhas gerais, pretende-se mostrar uma prática produtiva de ensino com as figuras de linguagem na sala de aula. Quanto aos objetivos específicos, este artigo busca fazer um parâmetro entre o ensino tradicional e o ensino atual de LP; discorrer sobre as figuras de linguagem e, por fim, identificar como esses recursos linguísticos aparecem no gênero musical sofrência, mais especificamente, na música “Eu sei de cor”, da cantora Marília Mendonça. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada nos seguintes teóricos: Antunes (2003), Brasil (2018), Cegalla (2010), entre outros. Como resultado, conclui-se que a utilização restrita das práticas tradicionais de ensino não dialoga mais com os interesses e necessidades dos alunos, visto que o mundo está em constante evolução, portanto, as práticas educacionais precisam estar alinhadas às práticas comunicativas e/ou culturais vivenciadas pelos discentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858/388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 42-56
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044995986391040