O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858 |
Resumo: | A temática do presente trabalho consiste na apresentação de uma abordagem de ensino das figuras de linguagem que vai além da perspectiva tradicional ensinada nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Nesse sentido, em linhas gerais, pretende-se mostrar uma prática produtiva de ensino com as figuras de linguagem na sala de aula. Quanto aos objetivos específicos, este artigo busca fazer um parâmetro entre o ensino tradicional e o ensino atual de LP; discorrer sobre as figuras de linguagem e, por fim, identificar como esses recursos linguísticos aparecem no gênero musical sofrência, mais especificamente, na música “Eu sei de cor”, da cantora Marília Mendonça. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada nos seguintes teóricos: Antunes (2003), Brasil (2018), Cegalla (2010), entre outros. Como resultado, conclui-se que a utilização restrita das práticas tradicionais de ensino não dialoga mais com os interesses e necessidades dos alunos, visto que o mundo está em constante evolução, portanto, as práticas educacionais precisam estar alinhadas às práticas comunicativas e/ou culturais vivenciadas pelos discentes. |
id |
UNIFSJ-0_82379ae40eb77f46171681e027890c93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/858 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR”A temática do presente trabalho consiste na apresentação de uma abordagem de ensino das figuras de linguagem que vai além da perspectiva tradicional ensinada nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Nesse sentido, em linhas gerais, pretende-se mostrar uma prática produtiva de ensino com as figuras de linguagem na sala de aula. Quanto aos objetivos específicos, este artigo busca fazer um parâmetro entre o ensino tradicional e o ensino atual de LP; discorrer sobre as figuras de linguagem e, por fim, identificar como esses recursos linguísticos aparecem no gênero musical sofrência, mais especificamente, na música “Eu sei de cor”, da cantora Marília Mendonça. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada nos seguintes teóricos: Antunes (2003), Brasil (2018), Cegalla (2010), entre outros. Como resultado, conclui-se que a utilização restrita das práticas tradicionais de ensino não dialoga mais com os interesses e necessidades dos alunos, visto que o mundo está em constante evolução, portanto, as práticas educacionais precisam estar alinhadas às práticas comunicativas e/ou culturais vivenciadas pelos discentes.Revista TransformarPezarino, Mayara Xavier VitoRocha, Ester Portugal da Silvada Silva, Lorrane Estácio do PradoLuquetti, Eliana Crispim França2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 42-562175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858/388info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/858Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR” |
title |
O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR” |
spellingShingle |
O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR” Pezarino, Mayara Xavier Vito |
title_short |
O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR” |
title_full |
O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR” |
title_fullStr |
O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR” |
title_full_unstemmed |
O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR” |
title_sort |
O GÊNERO MUSICAL “SOFRÊNCIA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NA MÚSICA “EU SEI DE COR” |
author |
Pezarino, Mayara Xavier Vito |
author_facet |
Pezarino, Mayara Xavier Vito Rocha, Ester Portugal da Silva da Silva, Lorrane Estácio do Prado Luquetti, Eliana Crispim França |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Ester Portugal da Silva da Silva, Lorrane Estácio do Prado Luquetti, Eliana Crispim França |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pezarino, Mayara Xavier Vito Rocha, Ester Portugal da Silva da Silva, Lorrane Estácio do Prado Luquetti, Eliana Crispim França |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A temática do presente trabalho consiste na apresentação de uma abordagem de ensino das figuras de linguagem que vai além da perspectiva tradicional ensinada nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Nesse sentido, em linhas gerais, pretende-se mostrar uma prática produtiva de ensino com as figuras de linguagem na sala de aula. Quanto aos objetivos específicos, este artigo busca fazer um parâmetro entre o ensino tradicional e o ensino atual de LP; discorrer sobre as figuras de linguagem e, por fim, identificar como esses recursos linguísticos aparecem no gênero musical sofrência, mais especificamente, na música “Eu sei de cor”, da cantora Marília Mendonça. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada nos seguintes teóricos: Antunes (2003), Brasil (2018), Cegalla (2010), entre outros. Como resultado, conclui-se que a utilização restrita das práticas tradicionais de ensino não dialoga mais com os interesses e necessidades dos alunos, visto que o mundo está em constante evolução, portanto, as práticas educacionais precisam estar alinhadas às práticas comunicativas e/ou culturais vivenciadas pelos discentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/858/388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 42-56 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044995986391040 |