A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864 |
Resumo: | Este artigo apresenta como objetivo geral discutir a promoção da Saúde Mental de alunos deficientes no ambiente escolar por meio da inclusão, a fim de garantir a educação para todos. A Saúde Mental está relacionada com o cuidado humano, garantia do seu bem-estar diante dos enfrentamentos da vida. Tal prática deve ser trabalhada também no ambiente escolar, como espaço inclusivo de promoção de cuidados e acolhimentos de todos alunos com deficiência, uma vez que a escola se torna o principal ambiente de acesso de crianças, adolescentes e jovens. A metodologia empregada neste estudo quanto à abordagem do problema foi pesquisa qualitativa e quanto ao ponto de vista dos objetivos bibliográfica, documental e dedutiva com a utilização de fontes teóricas que contribuem para as discussões propostas. Diante do exposto, infere-se que incluir diferentes tipos de sujeitos no ambiente escolar, por intermédio da Educação Especial, é se comprometer com o cuidado humano deste estudante, de forma que promova o bem-estar dele e garantia de educação de qualidade, como direito de igualdade. Desse modo, dificilmente os alunos com deficiência serão afetados com baixo rendimento, pouca frequência e evasão escolar. |
id |
UNIFSJ-0_886d770565ed9b470b2e81a90e0613ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/864 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEste artigo apresenta como objetivo geral discutir a promoção da Saúde Mental de alunos deficientes no ambiente escolar por meio da inclusão, a fim de garantir a educação para todos. A Saúde Mental está relacionada com o cuidado humano, garantia do seu bem-estar diante dos enfrentamentos da vida. Tal prática deve ser trabalhada também no ambiente escolar, como espaço inclusivo de promoção de cuidados e acolhimentos de todos alunos com deficiência, uma vez que a escola se torna o principal ambiente de acesso de crianças, adolescentes e jovens. A metodologia empregada neste estudo quanto à abordagem do problema foi pesquisa qualitativa e quanto ao ponto de vista dos objetivos bibliográfica, documental e dedutiva com a utilização de fontes teóricas que contribuem para as discussões propostas. Diante do exposto, infere-se que incluir diferentes tipos de sujeitos no ambiente escolar, por intermédio da Educação Especial, é se comprometer com o cuidado humano deste estudante, de forma que promova o bem-estar dele e garantia de educação de qualidade, como direito de igualdade. Desse modo, dificilmente os alunos com deficiência serão afetados com baixo rendimento, pouca frequência e evasão escolar.Revista TransformarFofano, Clodoaldo SanchesLuquetti, Eliana Crispim FrançaFerreira, Nelia da Fonseca PintoFofano, Erica Brites da Silva2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 148-1612175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864/393info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/864Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
title |
A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
spellingShingle |
A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS Fofano, Clodoaldo Sanches |
title_short |
A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
title_full |
A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
title_fullStr |
A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
title_full_unstemmed |
A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
title_sort |
A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
author |
Fofano, Clodoaldo Sanches |
author_facet |
Fofano, Clodoaldo Sanches Luquetti, Eliana Crispim França Ferreira, Nelia da Fonseca Pinto Fofano, Erica Brites da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Luquetti, Eliana Crispim França Ferreira, Nelia da Fonseca Pinto Fofano, Erica Brites da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fofano, Clodoaldo Sanches Luquetti, Eliana Crispim França Ferreira, Nelia da Fonseca Pinto Fofano, Erica Brites da Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo apresenta como objetivo geral discutir a promoção da Saúde Mental de alunos deficientes no ambiente escolar por meio da inclusão, a fim de garantir a educação para todos. A Saúde Mental está relacionada com o cuidado humano, garantia do seu bem-estar diante dos enfrentamentos da vida. Tal prática deve ser trabalhada também no ambiente escolar, como espaço inclusivo de promoção de cuidados e acolhimentos de todos alunos com deficiência, uma vez que a escola se torna o principal ambiente de acesso de crianças, adolescentes e jovens. A metodologia empregada neste estudo quanto à abordagem do problema foi pesquisa qualitativa e quanto ao ponto de vista dos objetivos bibliográfica, documental e dedutiva com a utilização de fontes teóricas que contribuem para as discussões propostas. Diante do exposto, infere-se que incluir diferentes tipos de sujeitos no ambiente escolar, por intermédio da Educação Especial, é se comprometer com o cuidado humano deste estudante, de forma que promova o bem-estar dele e garantia de educação de qualidade, como direito de igualdade. Desse modo, dificilmente os alunos com deficiência serão afetados com baixo rendimento, pouca frequência e evasão escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864/393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 148-161 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044995996876800 |