A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fofano, Clodoaldo Sanches
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Luquetti, Eliana Crispim França, Ferreira, Nelia da Fonseca Pinto, Fofano, Erica Brites da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864
Resumo: Este artigo apresenta como objetivo geral discutir a promoção da Saúde Mental de alunos deficientes no ambiente escolar por meio da inclusão, a fim de garantir a educação para todos. A Saúde Mental está relacionada com o cuidado humano, garantia do seu bem-estar diante dos enfrentamentos da vida. Tal prática deve ser trabalhada também no ambiente escolar, como espaço inclusivo de promoção de cuidados e acolhimentos de todos alunos com deficiência, uma vez que a escola se torna o principal ambiente de acesso de crianças, adolescentes e jovens. A metodologia empregada neste estudo quanto à abordagem do problema foi pesquisa qualitativa e quanto ao ponto de vista dos objetivos bibliográfica, documental e dedutiva com a utilização de fontes teóricas que contribuem para as discussões propostas. Diante do exposto, infere-se que incluir diferentes tipos de sujeitos no ambiente escolar, por intermédio da Educação Especial, é se comprometer com o cuidado humano deste estudante, de forma que promova o bem-estar dele e garantia de educação de qualidade, como direito de igualdade. Desse modo, dificilmente os alunos com deficiência serão afetados com baixo rendimento, pouca frequência e evasão escolar.
id UNIFSJ-0_886d770565ed9b470b2e81a90e0613ff
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/864
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEste artigo apresenta como objetivo geral discutir a promoção da Saúde Mental de alunos deficientes no ambiente escolar por meio da inclusão, a fim de garantir a educação para todos. A Saúde Mental está relacionada com o cuidado humano, garantia do seu bem-estar diante dos enfrentamentos da vida. Tal prática deve ser trabalhada também no ambiente escolar, como espaço inclusivo de promoção de cuidados e acolhimentos de todos alunos com deficiência, uma vez que a escola se torna o principal ambiente de acesso de crianças, adolescentes e jovens. A metodologia empregada neste estudo quanto à abordagem do problema foi pesquisa qualitativa e quanto ao ponto de vista dos objetivos bibliográfica, documental e dedutiva com a utilização de fontes teóricas que contribuem para as discussões propostas. Diante do exposto, infere-se que incluir diferentes tipos de sujeitos no ambiente escolar, por intermédio da Educação Especial, é se comprometer com o cuidado humano deste estudante, de forma que promova o bem-estar dele e garantia de educação de qualidade, como direito de igualdade. Desse modo, dificilmente os alunos com deficiência serão afetados com baixo rendimento, pouca frequência e evasão escolar.Revista TransformarFofano, Clodoaldo SanchesLuquetti, Eliana Crispim FrançaFerreira, Nelia da Fonseca PintoFofano, Erica Brites da Silva2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 148-1612175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864/393info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/864Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
title A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
spellingShingle A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Fofano, Clodoaldo Sanches
title_short A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
title_full A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
title_fullStr A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
title_full_unstemmed A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
title_sort A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
author Fofano, Clodoaldo Sanches
author_facet Fofano, Clodoaldo Sanches
Luquetti, Eliana Crispim França
Ferreira, Nelia da Fonseca Pinto
Fofano, Erica Brites da Silva
author_role author
author2 Luquetti, Eliana Crispim França
Ferreira, Nelia da Fonseca Pinto
Fofano, Erica Brites da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fofano, Clodoaldo Sanches
Luquetti, Eliana Crispim França
Ferreira, Nelia da Fonseca Pinto
Fofano, Erica Brites da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este artigo apresenta como objetivo geral discutir a promoção da Saúde Mental de alunos deficientes no ambiente escolar por meio da inclusão, a fim de garantir a educação para todos. A Saúde Mental está relacionada com o cuidado humano, garantia do seu bem-estar diante dos enfrentamentos da vida. Tal prática deve ser trabalhada também no ambiente escolar, como espaço inclusivo de promoção de cuidados e acolhimentos de todos alunos com deficiência, uma vez que a escola se torna o principal ambiente de acesso de crianças, adolescentes e jovens. A metodologia empregada neste estudo quanto à abordagem do problema foi pesquisa qualitativa e quanto ao ponto de vista dos objetivos bibliográfica, documental e dedutiva com a utilização de fontes teóricas que contribuem para as discussões propostas. Diante do exposto, infere-se que incluir diferentes tipos de sujeitos no ambiente escolar, por intermédio da Educação Especial, é se comprometer com o cuidado humano deste estudante, de forma que promova o bem-estar dele e garantia de educação de qualidade, como direito de igualdade. Desse modo, dificilmente os alunos com deficiência serão afetados com baixo rendimento, pouca frequência e evasão escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/864/393
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 148-161
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044995996876800