O perfil do profissional de relacionamento no ramo hoteleiro de Canela/Gramado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5717 |
Resumo: | O presente estudo desenvolve uma análise do perfil do profissional de relacionamento do ramo hoteleiro de Canela/Gramado-RS. O objetivo principal consiste da identificação do perfil do profissional de relacionamento condizente ao setor hoteleiro das cidades investigadas. O referencial teórico aborda conceitos de Marketing de serviço, Marketing de Relacionamento, Hospitalidade e Cosmopolitismo. A metodologia é de natureza qualitativa, sendo usado como instrumento de coleta de dados oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com lideranças do setor turístico na região de Canela/Gramado-RS. A pesquisa de campo realizou-se no período de 20 de novembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013. O tratamento analítico dos dados apoiou-se na análise de conteúdo que revelou 114 características, definidas por dois recortes: frequência e intensidade. Os resultados indicaram 12 categorias, denominadas atributos, incluindo: comprometimento, hospitalidade, empatia, simpatia, iniciativa, profissionalismo, paixão, flexibilidade, motivação, cultura, criatividade e conhecimento. Na análise do conteúdo das entrevistas, foram detectadas barreiras que dificultam a realização do encontro de serviço. A contribuição da pesquisa é de relevância teórico-prática por indicar ações para lidar com problemas do profissional do relacionamento no encontro de serviço, e por dimensionar a atuação dos profissionais da área frente a um cidadão cosmopolita na rede hoteleira da região. |
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O presente estudo desenvolve uma análise do perfil do profissional de relacionamento do ramo hoteleiro de Canela/Gramado-RS. O objetivo principal consiste da identificação do perfil do profissional de relacionamento condizente ao setor hoteleiro das cidades investigadas. O referencial teórico aborda conceitos de Marketing de serviço, Marketing de Relacionamento, Hospitalidade e Cosmopolitismo. A metodologia é de natureza qualitativa, sendo usado como instrumento de coleta de dados oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com lideranças do setor turístico na região de Canela/Gramado-RS. A pesquisa de campo realizou-se no período de 20 de novembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013. O tratamento analítico dos dados apoiou-se na análise de conteúdo que revelou 114 características, definidas por dois recortes: frequência e intensidade. Os resultados indicaram 12 categorias, denominadas atributos, incluindo: comprometimento, hospitalidade, empatia, simpatia, iniciativa, profissionalismo, paixão, flexibilidade, motivação, cultura, criatividade e conhecimento. Na análise do conteúdo das entrevistas, foram detectadas barreiras que dificultam a realização do encontro de serviço. A contribuição da pesquisa é de relevância teórico-prática por indicar ações para lidar com problemas do profissional do relacionamento no encontro de serviço, e por dimensionar a atuação dos profissionais da área frente a um cidadão cosmopolita na rede hoteleira da região. |
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