A matemática no ensino médio politécnico: entendimentos produzidos por um grupo de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2703 |
Resumo: | O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa que objetiva compreender entendimentos dos professores de Escolas Públicas de um Município do interior do Estado do Rio Grande do Sul, sobre o Ensino de Matemática diante da proposta de Ensino Médio Politécnico. A presente pesquisa se constitui a partir de uma abordagem qualitativa, considerando dados quantitativos, na modalidade de estudo de caso. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionários com os professores de matemática que atuam no Ensino Médio na Rede Pública Estadual do referido município, estes foram organizados em quadros e analisados considerando duas unidades de análise: implementação da proposta de ensino médio politécnico: “é um projeto estadual ao qual os professores deveriam aderir” e matemática no ensino médio: pesquisa, contextualização e interdisciplinaridade. As análises fundamentaram-se, especialmente, em Rio Grande do Sul (2011), Pires (2009) e Brasil (2006). A partir das análises foi possível indicar que os professores não estão inseridos na proposta, que se colocam fora desta, apontando indicativos de uma ideia tecnicista da educação, que estes não se apropriaram dos pressupostos teóricos da proposta, evidenciando que se colocam diante da mesma e do seu desenvolvimento a partir de entendimentos do senso comum. |
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O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa que objetiva compreender entendimentos dos professores de Escolas Públicas de um Município do interior do Estado do Rio Grande do Sul, sobre o Ensino de Matemática diante da proposta de Ensino Médio Politécnico. A presente pesquisa se constitui a partir de uma abordagem qualitativa, considerando dados quantitativos, na modalidade de estudo de caso. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionários com os professores de matemática que atuam no Ensino Médio na Rede Pública Estadual do referido município, estes foram organizados em quadros e analisados considerando duas unidades de análise: implementação da proposta de ensino médio politécnico: “é um projeto estadual ao qual os professores deveriam aderir” e matemática no ensino médio: pesquisa, contextualização e interdisciplinaridade. As análises fundamentaram-se, especialmente, em Rio Grande do Sul (2011), Pires (2009) e Brasil (2006). A partir das análises foi possível indicar que os professores não estão inseridos na proposta, que se colocam fora desta, apontando indicativos de uma ideia tecnicista da educação, que estes não se apropriaram dos pressupostos teóricos da proposta, evidenciando que se colocam diante da mesma e do seu desenvolvimento a partir de entendimentos do senso comum. |
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