Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sergio Roberto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5006
Resumo: A compreensão e a ação social da criança sobre os contextos que a cercam têm mudado de forma significativa com o passar dos tempos. O estudo realizado nessa dissertação visou compreender como um grupo de crianças de uma turma de pré-escola de uma escola pública de educação infantil do Município de Ijuí vivencia a experiência do brincar e do Se-movimentar no espaço-tempo da escola. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa de caráter etnográfico, e na interpretação das ações sociais das crianças nos contextos da sala de aula e do pátio/pracinha. Durante o período de realização do estudo, entre março a dezembro de 2014, muitos foram os aprendizados, tanto no tocante as estratégias de investigação, quanto da compreensão sobre a ação social das crianças. Os dados produzidos nesse estudo demonstram que existe uma grande ação social das crianças no que tange as experiências do brincar e do Se-movimentar, sendo que, através de suas atuações, elas produzem modificações nos contextos que as cercam (escola, família, grupo de pares). Percebeu-se também, que os adultos educadores envolvidos nesse processo, demonstram uma consciência da importância que o brincar e o Se-movimentar têm para as crianças e em decorrência disso notou-se uma valorização desse tipo de experiência no contexto escolar. As crianças alvo desse estudo demonstram uma forte capacidade de promover mudanças em seu meio e têm recebido a devida atenção por parte da escola, garantindo-lhes a vivência dos direitos de conviver, aprender e principalmente de brincar.
id UNIJ_12bcaff2c55bb9f6e1851ccbcfb613f4
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5006
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInfâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí2018-05-0820152018-05-08T18:42:31Z2018-05-08T18:42:31ZA compreensão e a ação social da criança sobre os contextos que a cercam têm mudado de forma significativa com o passar dos tempos. O estudo realizado nessa dissertação visou compreender como um grupo de crianças de uma turma de pré-escola de uma escola pública de educação infantil do Município de Ijuí vivencia a experiência do brincar e do Se-movimentar no espaço-tempo da escola. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa de caráter etnográfico, e na interpretação das ações sociais das crianças nos contextos da sala de aula e do pátio/pracinha. Durante o período de realização do estudo, entre março a dezembro de 2014, muitos foram os aprendizados, tanto no tocante as estratégias de investigação, quanto da compreensão sobre a ação social das crianças. Os dados produzidos nesse estudo demonstram que existe uma grande ação social das crianças no que tange as experiências do brincar e do Se-movimentar, sendo que, através de suas atuações, elas produzem modificações nos contextos que as cercam (escola, família, grupo de pares). Percebeu-se também, que os adultos educadores envolvidos nesse processo, demonstram uma consciência da importância que o brincar e o Se-movimentar têm para as crianças e em decorrência disso notou-se uma valorização desse tipo de experiência no contexto escolar. As crianças alvo desse estudo demonstram uma forte capacidade de promover mudanças em seu meio e têm recebido a devida atenção por parte da escola, garantindo-lhes a vivência dos direitos de conviver, aprender e principalmente de brincar.121 f.Ciências humanas.Educação.Infâncias.Experiência.Se-movimentar.Brincar.Protagonismo.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5006DMD_hdl_123456789/5006Santos, Sergio Robertoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessS%c3%a9rgio%20Roberto%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5006/1/S%c3%a9rgio%20Roberto%20Santos.pdfapplication/pdf3717570http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5006/1/S%c3%a9rgio%20Roberto%20Santos.pdffe61966b68e29bf6f2de94a91a151fe5MD5123456789_5006_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí
title Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí
spellingShingle Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí
Santos, Sergio Roberto
Ciências humanas.
Educação.
Infâncias.
Experiência.
Se-movimentar.
Brincar.
Protagonismo.
title_short Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí
title_full Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí
title_fullStr Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí
title_full_unstemmed Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí
title_sort Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí
author Santos, Sergio Roberto
author_facet Santos, Sergio Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sergio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Infâncias.
Experiência.
Se-movimentar.
Brincar.
Protagonismo.
topic Ciências humanas.
Educação.
Infâncias.
Experiência.
Se-movimentar.
Brincar.
Protagonismo.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A compreensão e a ação social da criança sobre os contextos que a cercam têm mudado de forma significativa com o passar dos tempos. O estudo realizado nessa dissertação visou compreender como um grupo de crianças de uma turma de pré-escola de uma escola pública de educação infantil do Município de Ijuí vivencia a experiência do brincar e do Se-movimentar no espaço-tempo da escola. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa de caráter etnográfico, e na interpretação das ações sociais das crianças nos contextos da sala de aula e do pátio/pracinha. Durante o período de realização do estudo, entre março a dezembro de 2014, muitos foram os aprendizados, tanto no tocante as estratégias de investigação, quanto da compreensão sobre a ação social das crianças. Os dados produzidos nesse estudo demonstram que existe uma grande ação social das crianças no que tange as experiências do brincar e do Se-movimentar, sendo que, através de suas atuações, elas produzem modificações nos contextos que as cercam (escola, família, grupo de pares). Percebeu-se também, que os adultos educadores envolvidos nesse processo, demonstram uma consciência da importância que o brincar e o Se-movimentar têm para as crianças e em decorrência disso notou-se uma valorização desse tipo de experiência no contexto escolar. As crianças alvo desse estudo demonstram uma forte capacidade de promover mudanças em seu meio e têm recebido a devida atenção por parte da escola, garantindo-lhes a vivência dos direitos de conviver, aprender e principalmente de brincar.
121 f.
description A compreensão e a ação social da criança sobre os contextos que a cercam têm mudado de forma significativa com o passar dos tempos. O estudo realizado nessa dissertação visou compreender como um grupo de crianças de uma turma de pré-escola de uma escola pública de educação infantil do Município de Ijuí vivencia a experiência do brincar e do Se-movimentar no espaço-tempo da escola. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa de caráter etnográfico, e na interpretação das ações sociais das crianças nos contextos da sala de aula e do pátio/pracinha. Durante o período de realização do estudo, entre março a dezembro de 2014, muitos foram os aprendizados, tanto no tocante as estratégias de investigação, quanto da compreensão sobre a ação social das crianças. Os dados produzidos nesse estudo demonstram que existe uma grande ação social das crianças no que tange as experiências do brincar e do Se-movimentar, sendo que, através de suas atuações, elas produzem modificações nos contextos que as cercam (escola, família, grupo de pares). Percebeu-se também, que os adultos educadores envolvidos nesse processo, demonstram uma consciência da importância que o brincar e o Se-movimentar têm para as crianças e em decorrência disso notou-se uma valorização desse tipo de experiência no contexto escolar. As crianças alvo desse estudo demonstram uma forte capacidade de promover mudanças em seu meio e têm recebido a devida atenção por parte da escola, garantindo-lhes a vivência dos direitos de conviver, aprender e principalmente de brincar.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2018-05-08T18:42:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T18:42:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5006
DMD_hdl_123456789/5006
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5006
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416637261611008