Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5006 |
Resumo: | A compreensão e a ação social da criança sobre os contextos que a cercam têm mudado de forma significativa com o passar dos tempos. O estudo realizado nessa dissertação visou compreender como um grupo de crianças de uma turma de pré-escola de uma escola pública de educação infantil do Município de Ijuí vivencia a experiência do brincar e do Se-movimentar no espaço-tempo da escola. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa de caráter etnográfico, e na interpretação das ações sociais das crianças nos contextos da sala de aula e do pátio/pracinha. Durante o período de realização do estudo, entre março a dezembro de 2014, muitos foram os aprendizados, tanto no tocante as estratégias de investigação, quanto da compreensão sobre a ação social das crianças. Os dados produzidos nesse estudo demonstram que existe uma grande ação social das crianças no que tange as experiências do brincar e do Se-movimentar, sendo que, através de suas atuações, elas produzem modificações nos contextos que as cercam (escola, família, grupo de pares). Percebeu-se também, que os adultos educadores envolvidos nesse processo, demonstram uma consciência da importância que o brincar e o Se-movimentar têm para as crianças e em decorrência disso notou-se uma valorização desse tipo de experiência no contexto escolar. As crianças alvo desse estudo demonstram uma forte capacidade de promover mudanças em seu meio e têm recebido a devida atenção por parte da escola, garantindo-lhes a vivência dos direitos de conviver, aprender e principalmente de brincar. |
id |
UNIJ_12bcaff2c55bb9f6e1851ccbcfb613f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5006 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInfâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí2018-05-0820152018-05-08T18:42:31Z2018-05-08T18:42:31ZA compreensão e a ação social da criança sobre os contextos que a cercam têm mudado de forma significativa com o passar dos tempos. O estudo realizado nessa dissertação visou compreender como um grupo de crianças de uma turma de pré-escola de uma escola pública de educação infantil do Município de Ijuí vivencia a experiência do brincar e do Se-movimentar no espaço-tempo da escola. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa de caráter etnográfico, e na interpretação das ações sociais das crianças nos contextos da sala de aula e do pátio/pracinha. Durante o período de realização do estudo, entre março a dezembro de 2014, muitos foram os aprendizados, tanto no tocante as estratégias de investigação, quanto da compreensão sobre a ação social das crianças. Os dados produzidos nesse estudo demonstram que existe uma grande ação social das crianças no que tange as experiências do brincar e do Se-movimentar, sendo que, através de suas atuações, elas produzem modificações nos contextos que as cercam (escola, família, grupo de pares). Percebeu-se também, que os adultos educadores envolvidos nesse processo, demonstram uma consciência da importância que o brincar e o Se-movimentar têm para as crianças e em decorrência disso notou-se uma valorização desse tipo de experiência no contexto escolar. As crianças alvo desse estudo demonstram uma forte capacidade de promover mudanças em seu meio e têm recebido a devida atenção por parte da escola, garantindo-lhes a vivência dos direitos de conviver, aprender e principalmente de brincar.121 f.Ciências humanas.Educação.Infâncias.Experiência.Se-movimentar.Brincar.Protagonismo.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5006DMD_hdl_123456789/5006Santos, Sergio Robertoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessS%c3%a9rgio%20Roberto%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5006/1/S%c3%a9rgio%20Roberto%20Santos.pdfapplication/pdf3717570http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5006/1/S%c3%a9rgio%20Roberto%20Santos.pdffe61966b68e29bf6f2de94a91a151fe5MD5123456789_5006_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí |
title |
Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí |
spellingShingle |
Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí Santos, Sergio Roberto Ciências humanas. Educação. Infâncias. Experiência. Se-movimentar. Brincar. Protagonismo. |
title_short |
Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí |
title_full |
Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí |
title_fullStr |
Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí |
title_full_unstemmed |
Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí |
title_sort |
Infâncias e as experiências do brincar no espaço-tempo de uma escola de educação infantil do município de Ijuí |
author |
Santos, Sergio Roberto |
author_facet |
Santos, Sergio Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sergio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Educação. Infâncias. Experiência. Se-movimentar. Brincar. Protagonismo. |
topic |
Ciências humanas. Educação. Infâncias. Experiência. Se-movimentar. Brincar. Protagonismo. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A compreensão e a ação social da criança sobre os contextos que a cercam têm mudado de forma significativa com o passar dos tempos. O estudo realizado nessa dissertação visou compreender como um grupo de crianças de uma turma de pré-escola de uma escola pública de educação infantil do Município de Ijuí vivencia a experiência do brincar e do Se-movimentar no espaço-tempo da escola. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa de caráter etnográfico, e na interpretação das ações sociais das crianças nos contextos da sala de aula e do pátio/pracinha. Durante o período de realização do estudo, entre março a dezembro de 2014, muitos foram os aprendizados, tanto no tocante as estratégias de investigação, quanto da compreensão sobre a ação social das crianças. Os dados produzidos nesse estudo demonstram que existe uma grande ação social das crianças no que tange as experiências do brincar e do Se-movimentar, sendo que, através de suas atuações, elas produzem modificações nos contextos que as cercam (escola, família, grupo de pares). Percebeu-se também, que os adultos educadores envolvidos nesse processo, demonstram uma consciência da importância que o brincar e o Se-movimentar têm para as crianças e em decorrência disso notou-se uma valorização desse tipo de experiência no contexto escolar. As crianças alvo desse estudo demonstram uma forte capacidade de promover mudanças em seu meio e têm recebido a devida atenção por parte da escola, garantindo-lhes a vivência dos direitos de conviver, aprender e principalmente de brincar. 121 f. |
description |
A compreensão e a ação social da criança sobre os contextos que a cercam têm mudado de forma significativa com o passar dos tempos. O estudo realizado nessa dissertação visou compreender como um grupo de crianças de uma turma de pré-escola de uma escola pública de educação infantil do Município de Ijuí vivencia a experiência do brincar e do Se-movimentar no espaço-tempo da escola. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa de caráter etnográfico, e na interpretação das ações sociais das crianças nos contextos da sala de aula e do pátio/pracinha. Durante o período de realização do estudo, entre março a dezembro de 2014, muitos foram os aprendizados, tanto no tocante as estratégias de investigação, quanto da compreensão sobre a ação social das crianças. Os dados produzidos nesse estudo demonstram que existe uma grande ação social das crianças no que tange as experiências do brincar e do Se-movimentar, sendo que, através de suas atuações, elas produzem modificações nos contextos que as cercam (escola, família, grupo de pares). Percebeu-se também, que os adultos educadores envolvidos nesse processo, demonstram uma consciência da importância que o brincar e o Se-movimentar têm para as crianças e em decorrência disso notou-se uma valorização desse tipo de experiência no contexto escolar. As crianças alvo desse estudo demonstram uma forte capacidade de promover mudanças em seu meio e têm recebido a devida atenção por parte da escola, garantindo-lhes a vivência dos direitos de conviver, aprender e principalmente de brincar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2018-05-08T18:42:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-08T18:42:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5006 DMD_hdl_123456789/5006 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5006 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416637261611008 |