Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6531 |
Resumo: | Muitas são as discussões a respeito do papel da escola na educação e do papel do professor no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, porém, é preciso ver a escola e o professor para além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. É necessário olhar além do que os olhos podem ver, pois muito mais do que ensinar conteúdos, é preciso ensinar os alunos a pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças para dar subsídios aos alunos para enfrentarem as adversidades da vida, sem esquecer da empatia e da ética. Os pensadores Henri Wallon e Paulo Freire têm estudos acerca deste tema e mostram como a afetividade está ligada à aprendizagem. Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Letras é uma pesquisa com metodologia bibliográfica das teorias de Wallon e Freire, que buscará analisar as teorias sobre afetividade desses dois autores. Suas teses buscam embasar a afirmação de que a afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos. O objetivo maior é o de pensar como se constrói laços de afetividade e como esses laços interferem no processo de ensino-aprendizagem, norteando assim a relação entre professor/aluno, discutindo a postura do professor. |
id |
UNIJ_18007eef3b53f7bf11706daed4db58a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6531 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAfetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon2020-02-2120192020-02-22T00:32:24Z2020-02-22T00:32:24ZMuitas são as discussões a respeito do papel da escola na educação e do papel do professor no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, porém, é preciso ver a escola e o professor para além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. É necessário olhar além do que os olhos podem ver, pois muito mais do que ensinar conteúdos, é preciso ensinar os alunos a pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças para dar subsídios aos alunos para enfrentarem as adversidades da vida, sem esquecer da empatia e da ética. Os pensadores Henri Wallon e Paulo Freire têm estudos acerca deste tema e mostram como a afetividade está ligada à aprendizagem. Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Letras é uma pesquisa com metodologia bibliográfica das teorias de Wallon e Freire, que buscará analisar as teorias sobre afetividade desses dois autores. Suas teses buscam embasar a afirmação de que a afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos. O objetivo maior é o de pensar como se constrói laços de afetividade e como esses laços interferem no processo de ensino-aprendizagem, norteando assim a relação entre professor/aluno, discutindo a postura do professor.19 f.Ciências humanas.Letras.Afetividade.Aluno.Aprendizagem.Relação.Educação.Professor.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6531DMD_hdl_123456789/6531Santos, Josiane dosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJosiane%20dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6531/1/Josiane%20dos%20Santos.pdfapplication/pdf201062http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6531/1/Josiane%20dos%20Santos.pdfc038ca97301896bf6505ef4817201446MD5123456789_6531_12020-02-22T06:50:32Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon |
title |
Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon |
spellingShingle |
Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon Santos, Josiane dos Ciências humanas. Letras. Afetividade. Aluno. Aprendizagem. Relação. Educação. Professor. |
title_short |
Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon |
title_full |
Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon |
title_fullStr |
Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon |
title_full_unstemmed |
Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon |
title_sort |
Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon |
author |
Santos, Josiane dos |
author_facet |
Santos, Josiane dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Josiane dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Letras. Afetividade. Aluno. Aprendizagem. Relação. Educação. Professor. |
topic |
Ciências humanas. Letras. Afetividade. Aluno. Aprendizagem. Relação. Educação. Professor. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Muitas são as discussões a respeito do papel da escola na educação e do papel do professor no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, porém, é preciso ver a escola e o professor para além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. É necessário olhar além do que os olhos podem ver, pois muito mais do que ensinar conteúdos, é preciso ensinar os alunos a pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças para dar subsídios aos alunos para enfrentarem as adversidades da vida, sem esquecer da empatia e da ética. Os pensadores Henri Wallon e Paulo Freire têm estudos acerca deste tema e mostram como a afetividade está ligada à aprendizagem. Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Letras é uma pesquisa com metodologia bibliográfica das teorias de Wallon e Freire, que buscará analisar as teorias sobre afetividade desses dois autores. Suas teses buscam embasar a afirmação de que a afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos. O objetivo maior é o de pensar como se constrói laços de afetividade e como esses laços interferem no processo de ensino-aprendizagem, norteando assim a relação entre professor/aluno, discutindo a postura do professor. 19 f. |
description |
Muitas são as discussões a respeito do papel da escola na educação e do papel do professor no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, porém, é preciso ver a escola e o professor para além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. É necessário olhar além do que os olhos podem ver, pois muito mais do que ensinar conteúdos, é preciso ensinar os alunos a pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças para dar subsídios aos alunos para enfrentarem as adversidades da vida, sem esquecer da empatia e da ética. Os pensadores Henri Wallon e Paulo Freire têm estudos acerca deste tema e mostram como a afetividade está ligada à aprendizagem. Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Letras é uma pesquisa com metodologia bibliográfica das teorias de Wallon e Freire, que buscará analisar as teorias sobre afetividade desses dois autores. Suas teses buscam embasar a afirmação de que a afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos. O objetivo maior é o de pensar como se constrói laços de afetividade e como esses laços interferem no processo de ensino-aprendizagem, norteando assim a relação entre professor/aluno, discutindo a postura do professor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2020-02-22T00:32:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-22T00:32:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6531 DMD_hdl_123456789/6531 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6531 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659367305593749504 |