Cidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Carine Casali
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3706
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso realiza um estudo sobre a aplicação dos princípios restaurativos na prevenção e pacificação dos conflitos, principalmente em situações envolvendo crianças e adolescentes. O intuito é demonstrar que os valores difundidos pela Justiça Restaurativa são compatíveis com a Doutrina da Proteção Integral, que constitui atualmente o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A partir de uma análise sobre a efetivação do Estado Democrático de Direito demonstra-se a importância do reconhecimento de todos os indivíduos como sujeitos detentores de direitos e obrigações, o que impede que sejam tratados como meros objetos de coação ou coerção, mesmo quando estiverem em situações de conflito com a lei. Busca-se também demonstrar, que apesar do ECA aplicar medidas socioeducativas para os menores autores de atos infracionais, as práticas restaurativas permitem uma responsabilização mais adequada, assegurando a dignidade humana e os direitos fundamentais de todas as partes envolvidas no conflito. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método de abordagem dedutivo, tendo como metodologia a pesquisa doutrinária em diversos livros e revistas em relação ao tema.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar2016-08-2920162016-08-29T18:17:09Z2016-08-29T18:17:09ZO presente trabalho de conclusão de curso realiza um estudo sobre a aplicação dos princípios restaurativos na prevenção e pacificação dos conflitos, principalmente em situações envolvendo crianças e adolescentes. O intuito é demonstrar que os valores difundidos pela Justiça Restaurativa são compatíveis com a Doutrina da Proteção Integral, que constitui atualmente o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A partir de uma análise sobre a efetivação do Estado Democrático de Direito demonstra-se a importância do reconhecimento de todos os indivíduos como sujeitos detentores de direitos e obrigações, o que impede que sejam tratados como meros objetos de coação ou coerção, mesmo quando estiverem em situações de conflito com a lei. Busca-se também demonstrar, que apesar do ECA aplicar medidas socioeducativas para os menores autores de atos infracionais, as práticas restaurativas permitem uma responsabilização mais adequada, assegurando a dignidade humana e os direitos fundamentais de todas as partes envolvidas no conflito. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método de abordagem dedutivo, tendo como metodologia a pesquisa doutrinária em diversos livros e revistas em relação ao tema.61 f.Ciências Sociais AplicadasDireitoCidadaniaDignidade humanaViolênciaCriançasAdolescentesJustiça restaurativahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3706DMD_hdl_123456789/3706Casagrande, Carine Casaliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20Finalizado%20Carine%20C.%20Casagrande.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3706/1/TCC%20Finalizado%20Carine%20C.%20Casagrande.pdfapplication/pdf507047http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3706/1/TCC%20Finalizado%20Carine%20C.%20Casagrande.pdf259e73d114b9988e69fa79dcea04f77dMD5123456789_3706_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com -
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