Cidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3706 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso realiza um estudo sobre a aplicação dos princípios restaurativos na prevenção e pacificação dos conflitos, principalmente em situações envolvendo crianças e adolescentes. O intuito é demonstrar que os valores difundidos pela Justiça Restaurativa são compatíveis com a Doutrina da Proteção Integral, que constitui atualmente o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A partir de uma análise sobre a efetivação do Estado Democrático de Direito demonstra-se a importância do reconhecimento de todos os indivíduos como sujeitos detentores de direitos e obrigações, o que impede que sejam tratados como meros objetos de coação ou coerção, mesmo quando estiverem em situações de conflito com a lei. Busca-se também demonstrar, que apesar do ECA aplicar medidas socioeducativas para os menores autores de atos infracionais, as práticas restaurativas permitem uma responsabilização mais adequada, assegurando a dignidade humana e os direitos fundamentais de todas as partes envolvidas no conflito. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método de abordagem dedutivo, tendo como metodologia a pesquisa doutrinária em diversos livros e revistas em relação ao tema. |
id |
UNIJ_313775ca35e33acb3d79bb0dfb1b0f8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3706 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar2016-08-2920162016-08-29T18:17:09Z2016-08-29T18:17:09ZO presente trabalho de conclusão de curso realiza um estudo sobre a aplicação dos princípios restaurativos na prevenção e pacificação dos conflitos, principalmente em situações envolvendo crianças e adolescentes. O intuito é demonstrar que os valores difundidos pela Justiça Restaurativa são compatíveis com a Doutrina da Proteção Integral, que constitui atualmente o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A partir de uma análise sobre a efetivação do Estado Democrático de Direito demonstra-se a importância do reconhecimento de todos os indivíduos como sujeitos detentores de direitos e obrigações, o que impede que sejam tratados como meros objetos de coação ou coerção, mesmo quando estiverem em situações de conflito com a lei. Busca-se também demonstrar, que apesar do ECA aplicar medidas socioeducativas para os menores autores de atos infracionais, as práticas restaurativas permitem uma responsabilização mais adequada, assegurando a dignidade humana e os direitos fundamentais de todas as partes envolvidas no conflito. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método de abordagem dedutivo, tendo como metodologia a pesquisa doutrinária em diversos livros e revistas em relação ao tema.61 f.Ciências Sociais AplicadasDireitoCidadaniaDignidade humanaViolênciaCriançasAdolescentesJustiça restaurativahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3706DMD_hdl_123456789/3706Casagrande, Carine Casaliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20Finalizado%20Carine%20C.%20Casagrande.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3706/1/TCC%20Finalizado%20Carine%20C.%20Casagrande.pdfapplication/pdf507047http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3706/1/TCC%20Finalizado%20Carine%20C.%20Casagrande.pdf259e73d114b9988e69fa79dcea04f77dMD5123456789_3706_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar |
title |
Cidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar |
spellingShingle |
Cidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar Casagrande, Carine Casali Ciências Sociais Aplicadas Direito Cidadania Dignidade humana Violência Crianças Adolescentes Justiça restaurativa |
title_short |
Cidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar |
title_full |
Cidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar |
title_fullStr |
Cidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar |
title_full_unstemmed |
Cidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar |
title_sort |
Cidadania, dignidade humana e justiça restaurativa: a aplicação dos princípios restaurativos no enfrentamento da violência escolar |
author |
Casagrande, Carine Casali |
author_facet |
Casagrande, Carine Casali |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casagrande, Carine Casali |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Direito Cidadania Dignidade humana Violência Crianças Adolescentes Justiça restaurativa |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Direito Cidadania Dignidade humana Violência Crianças Adolescentes Justiça restaurativa |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho de conclusão de curso realiza um estudo sobre a aplicação dos princípios restaurativos na prevenção e pacificação dos conflitos, principalmente em situações envolvendo crianças e adolescentes. O intuito é demonstrar que os valores difundidos pela Justiça Restaurativa são compatíveis com a Doutrina da Proteção Integral, que constitui atualmente o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A partir de uma análise sobre a efetivação do Estado Democrático de Direito demonstra-se a importância do reconhecimento de todos os indivíduos como sujeitos detentores de direitos e obrigações, o que impede que sejam tratados como meros objetos de coação ou coerção, mesmo quando estiverem em situações de conflito com a lei. Busca-se também demonstrar, que apesar do ECA aplicar medidas socioeducativas para os menores autores de atos infracionais, as práticas restaurativas permitem uma responsabilização mais adequada, assegurando a dignidade humana e os direitos fundamentais de todas as partes envolvidas no conflito. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método de abordagem dedutivo, tendo como metodologia a pesquisa doutrinária em diversos livros e revistas em relação ao tema. 61 f. |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso realiza um estudo sobre a aplicação dos princípios restaurativos na prevenção e pacificação dos conflitos, principalmente em situações envolvendo crianças e adolescentes. O intuito é demonstrar que os valores difundidos pela Justiça Restaurativa são compatíveis com a Doutrina da Proteção Integral, que constitui atualmente o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A partir de uma análise sobre a efetivação do Estado Democrático de Direito demonstra-se a importância do reconhecimento de todos os indivíduos como sujeitos detentores de direitos e obrigações, o que impede que sejam tratados como meros objetos de coação ou coerção, mesmo quando estiverem em situações de conflito com a lei. Busca-se também demonstrar, que apesar do ECA aplicar medidas socioeducativas para os menores autores de atos infracionais, as práticas restaurativas permitem uma responsabilização mais adequada, assegurando a dignidade humana e os direitos fundamentais de todas as partes envolvidas no conflito. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método de abordagem dedutivo, tendo como metodologia a pesquisa doutrinária em diversos livros e revistas em relação ao tema. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-08-29T18:17:09Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-29T18:17:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3706 DMD_hdl_123456789/3706 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3706 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415436594905088 |